Tiny Beautiful Things – 01×01 – Pilot
| 02 Mai, 2023
8.2

Publicidade

“When a gift is given, say thank you” é a bonita mensagem com que ficamos depois de assistir ao episódio piloto de Tiny Beautiful Things, disponível desde o dia 7 de abril na plataforma Disney+. 

Baseada no romance de Cheryl Strayed, publicado em 2012, esta série segue Clare (Kathryn Hahn), uma mulher de quase 50 anos, que procura lidar simultaneamente com traumas do passado e questões atuais que fazem com que a sua vida se pareça com um labirinto infinito repleto de perguntas, mas sem respostas corretas.

Hahn é conhecida por diversas personagens, mas acredito que esta é, muito possivelmente, a mais bem conseguida, a mais real. Percebemos, desde o primeiro minuto, que algo se passa na vida de Clare. Inicialmente o álcool parece ser o foco do problema, mas rapidamente nos apercebemos de que vai muito além disso. Entre viagens de Uber partilhadas com estranhos, noites passadas em casas de banho de lares de idosos e aparições inesperadas na casa do marido, a conclusão que retiramos é muito simples: a vida de Clare é um caos.

Depois de ser convidada a sair da casa onde vivia com Danny (Quentin Plair), o marido, e a filha Rae (Tanzyn Crawford), Clare afoga-se em artigos escritos por uma autora que se intitula Sugar e que dá conselhos de vida, enquanto, paralelamente, partilha histórias e momentos com os quais teve de lidar ao longo do seu próprio percurso. Clare, desesperada e sem saber o que fazer, responde a estes artigos à procura de um ombro amigo, de alguém que consiga relacionar-se com aquilo pelo qual passou. O que não espera é que Sugar seja alguém que já conhece, alguém próximo, que lhe faz uma proposta: e se Clare começasse também a escrever artigos anónimos que a ajudassem a lidar com os seus traumas? A reação automática de Clare é recusar, mas, à medida que o tempo vai passando, vai percebendo que talvez faça sentido agarrar esta oportunidade. “When a gift is given, say thank you”. 

São poucas as séries atualmente que se permitem ter poucos episódios com menos de uma hora, mas Tiny Beautiful Things é o exemplo perfeito de que, às vezes, menos é mais. Esta é uma história sobre a complexidade e “intemporalidade” da perda, sobre luto e a forma como, muitas vezes, este nos consome por dentro, sem darmos conta. Tal como o nome (em português) indica, As Pequenas Coisas da Vida são as mais importantes. Um abraço, um presente, um sorriso, uma conversa e uma oportunidade. E não podemos, nunca, tomá-las como garantidas.

Com um enredo cativante e personagens que puxam pela nossa empatia, Tiny Beautiful Things é uma série que promete partir-nos, aquecer-nos e abraçar-nos o coração. O fim do episódio piloto é emotivo, intenso e doloroso – as lágrimas caem sem esforço. Será que os próximos episódios estão ao mesmo nível?

8.2
9
Interpretação
8
Argumento
8
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos