Sugestão do Mês (abril) – 1899

Publicidade

Este mês de abril trazemos-te como sugestão 1899, a série dos criadores de Dark, que nos dá a volta à cabeça e nos apaixona. Os oito episódios estrearam na Netflix, em novembro de 2022, e consideramo-los imperdíveis, apesar de a série ter sido cancelada.

Uma alucinante viagem multicultural que nos deixa perdidos

O que estas personagens vindas de todo o mundo não esperavam era perderem-se a um nível tão profundo, não apenas espacial, mas também mental. 1899 traz até nós a história de um grupo de viajantes que embarca rumo a Nova Iorque e atravessa o Oceano Atlântico na esperança de aí começar uma nova vida. Rapidamente, estranhos acontecimentos começam a abalar esta viagem, dificultando a chegada ao destino, o que é motivo de pânico geral. Tanto o comandante, Eyk Larsen (Andreas Pietschmann), como a tripulação e os passageiros tentam então desvendar o mistério por trás destes obstáculos. Cada um de nós, como espectador que inevitavelmente mergulhou a fundo neste universo, acaba por criar as suas próprias teorias. Será que vão conseguir desvendar o mistério e chegar ao destino a salvo?

Como já deves ter percebido, esta série faz-nos chegar diversidade a vários níveis. Além do já mencionado contraste cultural, com pessoas de vários países da Europa e Ásia, este também se verifica ao nível da classe social. Há uma divisão bastante drástica que só vem reforçar as suas diferenças: os passageiros mais pobres viajam no porão e trabalham no barco para que este possa continuar a locomover-se, já os ricos têm direito a todos os luxos, desde o tipo de comida ao conforto do quarto, e viajam na parte superior da embarcação. Maura Franklin (Emily Beecham) tem a sorte de estar neste último grupo, assumindo o papel de protagonista, juntamente com Eyk Larsen.

“Se Deus existe e criou isto tudo, eu juro que ele só pode ser louco!”

1899 está recheada de mistério, mas também de personagens muito diferentes entre si que deixam o telespectador a querer saber mais sobre elas. Maura Franklin é uma mulher independente, com uma mentalidade progressista para a época em que se encontra e é em torno dela que a história se desenvolve. No leque de personalidades que se fazem destacar está: o português José Pimentão com o seu Ramiro; o Ángel de Miguel Bernardeau; a Ling Yi interpretada por Isabella Wei; os irmãos Krester (Lucas Lynggaard Tønnesen) e Tove (Clara Rosager), como exemplos da classe mais baixa; e o misterioso Daniel Solance, de Aneurin Barnard, todas elas com histórias e personalidades muito interessantes, que não vamos aqui enumerar, para poderes ser tão surpreendido como nós fomos. Todas elas embarcaram no navio com um objetivo: fugir ao passado. Mas que passado é este? Será que vamos descobrir?

O mundo contido num único espaço: o “Volume”

Visto que as personagens vêm de partes do mundo diferentes, indo desde Portugal, passando pela Alemanha e chegando ao continente asiático, e a rodagem ter tido lugar durante a pandemia, foi necessário criar uma tecnologia que permitisse substituir as deslocações por cenários interiores que conseguissem captar a autenticidade dos cenários reais e foi aí que surgiu o “Volume”, uma tecnologia de vanguarda que permite a projeção de imagens reais pré-gravadas em grandes ecrãs côncavos, dando a ilusão de se estar perante uma verdadeira paisagem. Podes descobrir mais sobre esta tecnologia nas nossas entrevistas aos criadores e a parte do elenco. Esta tecnologia permitiu um maior realismo que seria impossível de atingir com meros “ecrãs verdes”.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos