Guia para Seriólicos que Procuram uma Série
| 08 Set, 2018

Publicidade

Quem nunca se deparou com a tentativa de se lembrar do nome de uma série? Aquela série que se via na infância, aquela série que dava no AXN, aquela série que tinha a atriz Jessica Alba… Com a quantidade de séries que existem atualmente, é natural esquecermo-nos das mais antigas ou até mesmo das que são recentes, mas que tiveram curta duração. Apesar da infinita informação que temos disponível nos dias de hoje, através dos motores de busca da internet ou mesmo nas boxes da televisão das operadoras portuguesas, por vezes é difícil encontrar séries de tempos em que ainda não existia internet ou quando nos lembramos de poucos elementos identificativos.

Como recebemos pedidos de ajuda dos nossos seguidores, decidimos elaborar algumas dicas para encontrar uma série e, se mesmo assim, não a encontrares, ataca os comentários com os pormenores de que te lembras, que iremos ajudar-te!

1 – Quando te lembras do canal.

  • Se é uma série que viste recentemente num canal português, basta abrires a programação do dito canal, de preferência na página oficial da internet e pesquisar as séries que estão em exibição – ou ainda através do menu da tua box da televisão, caso tenhas uma. Se te lembrares do dia da semana e das horas, melhor ainda.

  • Se é uma série que viste há algum tempo atrás num canal, torna-se mais complicado, mas não é impossível. Primeiro, tentas pesquisar no teu motor de busca (por aqui usamos o Google) com o nome do canal, acompanhado pela palavra “séries” ou “séries antigas”. Não te esqueças que podes seleccionar a opção “Imagens” na pesquisa do Google. Caso não resulte, tenta lembrar-te de algum detalhe, como por exemplo a língua falada (vê o ponto 2), algum ator/atriz conhecido (vê o ponto 3) ou a época em que decorria a série, através das roupas, carros e tecnologia (vê o ponto 4).

Exemplo: Sabes que a série passou no AXN na quinta-feira passada, à noite. Não te lembras da hora ao certo, mas foi depois do jantar e de uma saída para ir passear o cão, por isso não podia ser muito cedo. Apanhaste a série mesmo só no final, dois ou três minutos antes de terminar, e não apanhaste propriamente nenhum elemento identificativo, mas o cliffhanger foi interessante e ficaste curioso. A tua televisão não é das recentes, não exibe a programação e não te podes orientar por aí. Para descobrir a série, abre o site oficial do canal, procuras a programação (Guia TV), clicas no dia em questão, procuras o que deu e lá está. Não há muitas hipóteses à noite… Clica em cada uma para te certificares qual delas é. Se a informação e as imagens não forem o suficiente para reconheceres aquilo que procuras, pesquisa as variadas hipóteses juntamente com o número do episódio e da temporada que pudeste encontrar no site também. Imagens, vídeos, tudo isso poderá ajudar-te a chegar a uma conclusão.

1

2 – Quando te lembras de uma parte do título ou do título em português.

  • Quando sabes uma parte do título da série, podes escrever esse nome no Google acompanhado por “tv show” – ou “série”, caso seja uma série portuguesa – e ver se o que aparece corresponde ao que procuras. O IMDb também é um bom site para descobrires séries, incluindo de língua não inglesa. Basta colocar o nome de que te lembras na pesquisa do site e ver as opções que aparecem.

  • Quando sabes o nome, mas noutra língua que não a original da série, podes tentar por começar a pensar em que língua falam na série, que por norma é uma boa pista: inglês americano, inglês britânico, francês, dinamarquês, etc. Este é um bom ponto de partida para procurar o nome. Podes tentar igualmente o IMDb ou, quando sabes o título da série em português, colocas no Google o nome da série acompanhado por “série francesa”, por exemplo.

Exemplo: Ainda sou do tempo em que via a Vida é Injusta na Sic Radical e, anos mais tarde, quando começou o boom das séries, quis revê-la, até que descobri que o título original não era Life is Unfair, por isso recorri ao IMDb e escrevi “a vida é injusta” no retângulo da busca, que logo me mostrou que o título original era Malcolm in the Middle.

2

3 – Quando te lembras de um dos atores.

  • Caso saibas o nome de um elemento do elenco, basta abrir a página desse mesmo ator/atriz no IMDb e ver todo o seu currículo, até encontrar a série pretendida. Se souberes o ano da série é uma mais-valia.

  • Caso conheças o ator/atriz, mas não saibas o nome, identificando-o apenas do filme x ou da série y, então, mais uma vez, no IMDb, pesquisas a página desse filme ou série, procuras a fotografia do teu ator/atriz na secção de “Full Cast and Crew” e, quando encontrares, podes ver o currículo dele/a. Tenta lembrar-te se a personagem da série que procuras era principal, secundária ou se entrou apenas num episódio.

Exemplo: Há vários anos, já há mais de dez, havia uma série que passava na FOX Life, se a memória não me falha. Pista insuficiente, já que o canal tem (teve) uma lista infindável. Contudo, recordo-me que Natasha Henstridge era um dos elementos principais do elenco e assim foi fácil verificar a série em questão. No IMDb, assim que se entra na página da atriz, aparecem logo imagens em que reconheço as várias personagens da série procurada. Clicando na imagem, há uma hiperligação que remete para She Spies. Está encontrada a série!

3

4 – Quando te lembras da história, género ou cena marcante.

  • Caso te lembres da história, ou sinopse, tenta escrever em inglês (de preferência), no Google (usa um dicionário online, caso precises), o máximo de elementos que conheces. Quantos mais pormenores te lembrares, mais hipóteses tens de descobrir a série.

  • Caso te lembres apenas de uma cena que te marcou ou o género da série, é importante se souberes outros elementos, tipo o ator ou o ano em que foi emitida, porque se apenas sabes que o género da série era ficção científica é possível descobrir, mas vais perder algum tempo a procurar! Tenta pesquisar no google “science fiction tv show” ou na lista das séries do TV.com, pela categoria respetiva.

Exemplo real de um pedido que tivemos: Um dos nossos seguidores queria encontrar uma série policial, com poucos episódios, que tinha uma mulher detetive a investigar um mistério numa ilha com um farol. Era francesa ou italiana. Escrevendo no google “french tv show crime island lighthouse female detective”, para além das imagens, aparece em primeiro um resultado da Wikipedia da minissérie Dolmen – que refere que a mesma foi emitida em Portugal – que o nosso seguidor identificou logo como sendo a série que procurava.

4

5 – Quando te lembras do ano.

  • Esta é um pouco traiçoeira, porque podes lembrar-te do ano em que viste a série na televisão e a série ser de um ano anterior. De qualquer maneira podes pesquisar no google “tv shows” acompanhado pelo ano pretendido e tentar identificar a série pelas imagens apresentadas.

Exemplo: Lembras-te que a série foi emitida no ano de 1999. Com uma pesquisa rápida no Google, vais passando as imagens que te aparecem e rapidamente descobres que estavas à procura de Judging Amy, por exemplo.

5

Para terminar, relembramos que podes contar sempre com o apoio do Séries da TV para encontrares séries, quer seja para te avivar a memória ou para descobrires novas apostas. É importante salientar que este artigo não significa que estas sejam as únicas vias para descobrir uma série. Cada pessoa tem o seu método de pesquisa e possivelmente até uma certa rotina quando quer procurar informações. Aqui, apenas pretendemos facilitar a vida dos seriólicos, mostrando um pouco do que nós próprios fazemos, habitualmente, quando nos colocam alguma questão.

Ana Velosa

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos