Todo lo Otro – 01×01 – Episodio 1
| 13 Dez, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Todo lo Otro (também conhecida como Everything Else ou Dafne and the Rest) é uma das primeiras séries originais espanholas da HBO Max. Passada em Madrid, centra-se numa jovem trans que está a passar por uma fase complicada na vida.

Abril Zamora é a criadora, argumentista e realizadora da série e, tal como a personagem principal a quem dá vida, também ela é trans, o que significa que estamos perante uma contadora de histórias que conhece bem a realidade de Dafne. Não é segredo para ninguém o meu interesse por produtos de ficção com foco em personagens da comunidade LGBTQ+, mas se essa é uma característica que me atrai muitas vezes, em muitos dos casos não é o suficiente para me fazer gostar de uma série ou de um filme. No entanto, gostei de Todo lo Otro.

Para começar, o piloto tem cerca de 30 minutos e eu gosto de episódios curtos. A favor da série funciona também a dinâmica entre o grupinho de amigos de Dafne. São vários e não os vimos todos juntos, mas vimos vários deles a interagir de forma próxima com a personagem principal. Achei especialmente gira a amizade entre Dafne e o melhor amigo de longa data e o facto de terem estado sempre lá um para o outro, nomeadamente durante a transição dela. Nem sempre os amigos estão presentes nos momentos mais difíceis, mas não é, de todo, o caso. Gostei da própria protagonista, apesar de ter de concordar em parte com as pessoas que estão à volta dela e a acusam de ser muito dramática. No entanto, que vão com calma ao dizer-lhe isso, até porque Yerai também me parece dramático o suficiente, perdendo a moral para falar sobre isso.

A série acaba por ser relatable porque vemos serem abordadas questões como o fim das relações amorosas, o estar-se num emprego do qual não se gosta, mas que se tem que aguentar por falta de alternativas… No entanto, não posso deixar de dizer que o ponto mais diferenciador acaba por ser o termos uma personagem trans, interpretada por uma atriz trans, no centro da narrativa e, para mim, isso também é muito positivo.

Não tenho nenhuma “paixoneta” pela língua espanhola, como muitas pessoas que eu conheço, mas já há muito tempo que as séries faladas noutras línguas que não o inglês deixaram de me fazer qualquer confusão. Se gostas de séries leves que não fazem pensar muito, espreita!

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos