Once Upon a Time – 05×03 – Siege Perilous
| 18 Out, 2015

Publicidade

Ao terceiro episódio, o mistério adensa-se. Ou deverei dizer os mistérios? Todos continuam sem saber o que fazer para tirar Merlin daquela árvore. O Rei Arthur parece que não é o herói da mitologia. Lancelot não morreu. E Emma continua na sua luta para instaurar o mal no mundo (é isso que ela quer fazer, certo?).

As audiências é que não estão grande coisa e culpo o desastre que foram as Rainhas das Trevas. Espero que não tenham causados estragos irreparáveis. O que era uma pena, porque este arco de Camelot está mesmo, mesmo bom. Lembra Once Upon a Time da velha guarda.

Em Camelot, David e Arthur partem em busca de um cogumelo em Brocéliande para tirar Merlin da árvore. É raro David ser o centro das atenções, mas quando o é não desilude. Nas suas palavras, o maior papel dele na história é ter beijado Snow White para a tirar do seu sono profundo. Ele é um herói, sim, mas que perde muito o protagonismo para o resto da família.

Adorei a interação e a química entre David e Arthur. Os dois identificam-se um com o outro pelos passados humildes e as esposas de personalidades fortes. E parece que estamos a começar a aprofundar a mitologia do rei Arthur. É sabido que a Távola Redonda acabou quando Lancelot (um dos mais fiéis companheiros e amigos do rei) se apaixonou e fugiu com Guinevere. Nesta parte da história, o drama do triângulo amoroso Arthur/Guinevere/Lancelot já tinha passado. Que pena. Agora, na lenda, Guinevere era apaixonada pelo cavaleiro e foi Arthur quem ficou a perder, por assim dizer. Agora, o que realmente aconteceu entre eles os três (nesta versão do conto, claro)?

Às vezes Horowitz e Kitsis gostam de brincar connosco e transformar heróis em vilões. Peter Pan, por exemplo. Para mim ele será sempre o melhor vilão que passou por esta série (ao lado de Rumplestiltskin). Será o rei Arthur o seguinte? Afinal, ele roubou o cogumelo a David. Qual é o plano? Não quer tirar Merlin da árvore? Terá sido o próprio a colocar o feiticeiro lá? Com a ajuda de Morgana, talvez?

Em Storybrooke, Arthur e David juntam-se de novo para procurar o ladrão que roubou vários objetos mágicos do baú de Arthur, incluindo um feijão mágico. Claro que isto veio comprovar que Arthur realmente não é quem todos pensam. Já sabia que Emma era a Senhora das Trevas e planeia construir uma Nova Camelot em Storybrooke. Contudo, alguma coisa aquele rei deve ter feito de bem, para ter servos tão fiéis dispostos a morrer por ele, por Camelot e por aquela causa. Vilões que acham que o que estão a fazer está certo são os mais perigosos mas esta maldade de Arthur… Não sei. Aceitei Peter Pan como vilão porque foi credível e bem executado. Mas Arthur? O rei lendário inglês? Estou a gostar muito dele mas estou a rezar para que estas aparências estejam a iludir-me. Que ele seja um homem complicado aceito, mas o vilão da temporada?! Não sei… mas muitas palmas para a performance de Liam Garrigan. O mesmo não se pode dizer de Jennifer Morrison. Mais uma vez.

Os planos da nova Senhora das Trevas continuam a ser desconhecidos para todos. O público sabe que ela quer instaurar as trevas e para isso necessita de retirar Excalibur da pedra. Como é que ela voltou para lá? E porque é que ela não enfeitiça Arthur para a tirar (já que o fez uma vez)? Seria tão simples! A não ser que Arthur não seja a mesma pessoa de outrora. Os anos podem ter mudado o rei de maneira a já não ter o direito de a possuir. Ou alguém pode estar a fazer passar-se por ele. Não seria a primeira vez que jogavam esta cartada na série.

De qualquer das maneiras, ela precisava de um herói: Rumplestilskin. Através de Hook, Emma arranjou o último objeto necessário para completar o feitiço de Belle: a espada. Ela ainda tentou fazer joguinho com ele, mas Hook não se vai deixar seduzir para o lado do mal. E ele talvez seja o maior herói da história no momento. Os papéis andam mesmo trocados, de facto.

Relativamente à vilã de Jennifer Morrison… Que desilusão. Parece mecânica, nada natural e muito forçada. Ela pode ser a vilã mais poderosa da história, mas não é a melhor nem de perto.

No drama do bebé, Regina mostrou que ainda consegue ser cruel. Será que percebi bem e ela quer mesmo tirar o bebé à irmã? E matá-la, talvez? Sim, a situação é tudo menos fácil, mas a Rainha Má está um bocadito hipócrita, não? Se olharmos para o passado das duas… Uma das maiores razões para Regina ter mudado foi Henry e se calhar é exatamente disso que Zelena necessita.

No final, Hook resolveu aliar-se a Robin para descobrirem o que está na cave de Emma (para ver se dão alguma utilidade ao ex-ladrão). Gold acorda finalmente (estou deserta para conhecer este Gold pós Senhor das Trevas) e David senta-se no lugar de Lancelot na Távola Redonda.

A surpresa, porém, ficou para o fim. Lancelot revela-se a Snow e informa-a que Arthur não é quem parece. Certo, concordo. Mas esta visita também não é propriamente normal! Além disso, porque é que regressou agora? E como é que sobreviveu?

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos