Sugestão do Mês (Agosto) – Downton Abbey
| 31 Jul, 2014

Publicidade

Downton Abbey vai alcançar este ano a 5.ª temporada, já foi vencedora de Emmys e Globos de Ouro para Melhor Mini-Série, é aclamada pela crítica, mas está longe de atingir a popularidade que algumas séries alcançaram. No entanto aqui pela equipa do Séries da Tv temos grandes fãs da série e este mês vamos dar a conhecer mais sobre ela.

Sinopse: A história ocorre na abadia de Downton e decorre no início do século XX, no período que antecede a Primeira Guerra Mundial. Centra-se numa família da aristocracia britânica e seus criados, mas não é apenas uma série sobre o dia-a-dia de uma casa, mas também sobre eventos e lutas marcantes do século. O naufrágio do Titanic, o envolvimento da Inglaterra na Guerra, a pandemia da Gripe Espanhola que se estima que tenha morto mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, sem esquecer também algumas questões de emancipação feminina são alguns exemplos. Tudo isto enquanto conhecemos melhor a relação entre a família, entre eles e criados e sobre toda a sociedade inglesa da altura. Para quem gosta de séries de época, esta será certamente uma boa aposta.

Agora vamos apresentar alguns dos personagens mais relevantes, para que os possam conhecer melhor:

Violet Crawley (Maggie Smith): A Condessa Viúva de Grantham é a mãe de Robert. Ela vive na vila, mas é presença assídua em Downton. É muito próxima do filho e adora as netas. Apesar da sua atitude um tanto snobe, tem um coração bondoso tanto em relação à família como aos empregados. Inicialmente não vê com muito bons olhos a chegada de Matthew e Isobel à família, mas acaba por aceitar os dois.

Robert Crawley (Hugh Bonneville): Robert tem o título de Lorde de Grantham e é o patriarca dos Crawley, uma família quase só de mulheres. Teve um casamento arranjado com Cora para salvar a Abadia de Downton, mas rapidamente os dois se apaixonaram e fomentaram um casamento feliz. É um homem conservador, mas com um bom interior, que ama as filhas e a mulher e presa o bem estar dos criados.

Cora Crawley (Elizabeth McGovern): Cora é a única personagem americana da série e é filha de um multimilionário de Ohio. Tendo crescido nos Estados Unidos, tem uma personalidade mais aberta e menos conservadora em relação às mudanças. Talvez se possa dizer que é um pouco ingénua, porque tem dificuldade em ver o mal nos outros e é uma mãe sempre atenta e preocupada com a felicidade das filhas.

Mary Crawley (Michelle Dockery): Lady Mary é a filha mais velha de Robert e Cora. No início da série tem 21 anos. Se ao início Mary tem uma atitude fria ao longo dos episódios, isso deve-se muito à sua relação com o primo Matthew Crawley. Ela e o jovem advogado não se dão bem nos primeiros episódios devido à diferença de classes. Tal como o pai, também Mary é muito dedicada a Downton, chegando mesmo a estar noiva de Patrick, um primo e suposto herdeiro da mansão, que acabou por morrer no desastre do Titanic.

Edith Crawley (Laura Carmichael): Edith é a filha do meio dos condes de Grantham. Esse facto faz com que seja por vezes a mais ignorada das irmãs e por a sua personalidade não sobressair tanto como a de Mary ou de Sybil. Todavia, apesar de ter uma boa relação com a irmã mais nova, o mesmo não se pode dizer em relação a Mary. As duas andam constantemente às turras, muito pelo facto de Edith ter amado Patrick, ao contrário da irmã.

Sybil Crawley (Jessica Brown Findlay): Sybil é a mais nova das irmãs. Das três, ela é a que mais está envolvida na política. Ela mantém-se bem longe dos desentendimentos de Mary e Edith e dedica mais o seu tempo a olhar para o futuro e a fugir das restrições às mulheres da altura (nomeadamente é a favor do voto das mulheres)  e a que vai mais longe para ser feliz e atingir os seus ideais.

Matthew Crawley (Dan Stevens): .Matthew viu a sua vida virada do avesso ao receber uma carta do seu primo em terceiro grau, o Lorde de Grantham. Ele era um advogado de Manchester que levava uma vida pacata e longe do luxo que era Downton e vai demorar algum tempo para se habituar à sua nova vida. A família não o recebe efusivamente, mas a personalidade simples e encantadora de Matthew vai conquistando, aos poucos, todos os habitantes de Downton, mesmo aqueles que se recusavam veementemente a aceitá-lo.

Charles Carson (Jim Carter): Mr. Carson é o mordomo da família, o chefe dos criados, um homem muito zeloso do seu trabalho e preocupado em passar isso aos que estão abaixo dele. Parece muito severo e durante a maior parte do tempo pode sê-lo, mas tem sempre uma postura muito correcta e é um homem de princípios morais. Tem uma afeição muito grande pela família Crawley e em especial por Mary e Sybil.

Elsie Hughes (Phyllis Logan): Mrs. Hughes é a governanta da casa e a responsável pelas criadas do sexo feminino. À semelhança de Carson, também ela leva o trabalho muito a sério, também ela parece dura, mas a verdade é que tem um excelente coração e sempre apoiou os criados em tudo o que precisaram. Isto foi especialmente visível nesta quarta temporada, com Anna.

John Bates (Brendan Coyle): A chegada de Bates a Downton causou tanto impacto nos criados como a de Matthew nos Crawley. Ele é amigo de Robert e chegou à mansão para ocupar o lugar de valet do dono da casa. Não é visto com muito bons olhos pelos outros empregados, que temem que Bates não consiga fazer o trabalho por ser coxo.

Thomas Barrow (Rob James-Collier): É um dos criados de Downton, um homem ambicioso e sempre interessado em saber os podres dos outros, para os usar a seu favor quando assim lhe aprouver. Não é muito querido por alguns dos criados devido à sua personalidade, mas é um bom criado. É gay, algo que era um completo tabu na época e serviu a Inglaterra na I Guerra Mundial, mas feriu-se propositadamente para ser enviado de volta para casa. Pode não ter grandes lealdades além dele próprio, mas possui um grande respeito e admiração por Sybil.

Para quem já acompanha a série, resta esperar pela 5.ª temporada. Para quem está a pensar começar a ver, apressem-se, vale a pena!

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos