Curiosidades: Universo Star Trek
| 17 Ago, 2023

Publicidade

Algum tempo após a última edição, voltamos a trazer-te curiosidades do mundo das séries, desta vez mais concretamente de um vasto universo, Star Trek.

1. Com início em 1968, quando a série original ainda estava em produção, o franchise Star Trek inspirou a publicação de centenas de romances originais, coleções de contos, bandas desenhadas, livros de bastidores, manuais técnicos, revistas e outros títulos apresentados como parte integrante do universo. Ainda hoje não passa um ano sem que sejam publicados vários livros e bandas desenhadas. Noutros artigos colecionáveis, existem ainda vários jogos do franchise, sejam eles de tabuleiro ou cartas.

2. Do franchise audiovisual fazem ainda parte mais de uma dezena de séries live-action e de animação: Star Trek (The Original Series), Star Trek: The Animated Series (1973), Star Trek: The Next Generation (1987), Star Trek: Deep Space Nine (1993), Star Trek: Voyager (1995), Star Trek: Enterprise (2001), Star Trek: Discovery (2017), Star Trek: Short Treks (2018), Star Trek: Picard (2020), Star Trek: Lower Decks (2020), Star Trek: Prodigy (2021) e Star Trek: Strange New Worlds (2022). Às séries televisivas juntam-se 13 filmes (que em Portugal podes ver na SkyShowtime), bem como inúmeros videojogos, tanto para consola, como para computador e telemóveis.

3. Star Trek teve uma certa influência na ciência e tecnologia do mundo real, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento da tecnologia moderna e da exploração espacial, incluindo telemóveis, computadores pessoais, tablets e vários dispositivos médicos, entre outros. Aproveitando o sucesso do universo, a NASA escolheu a atriz Nichelle Nichols, que deu vida à Tenente Uhura na série original e em vários outros projetos do franchise, para liderar uma campanha para atrair mulheres e minorias para o corpo de astronautas. A astronauta Mae Jemison, a primeira mulher afro-americana a viajar no espaço, juntou-se à equipa precisamente na sequência dessa campanha.

4. O franchise é também conhecido pela criação de línguas fictícias, particularmente a falada pelos extraterrestres Klingons. Criada e desenvolvida pelo linguista Marc Okrand, esta língua tem o seu próprio vocabulário, gramática e sintaxe. O Instituto da Língua Klingon, um grupo dedicado a continuar o trabalho iniciado por Okrand, mantém-se ativo.

5. A saudação vulcana, que tem o seu próprio emoji oficial, significa “vida longa e próspera” e foi criada pelo ator Leonard Nimoy e baseia-se num gesto feito por rabinos judeus.

6. Denise Crosby deu vida à Tenente Natasha Yar em Star Trek: Next Generation, mas a atriz tinha sido escolhida inicialmente para interpretar a Conselheira Deanna Troi. Esse papel acabou por ser entregue a Marina Sirtis, que, por sua vez, tinha feito audições para dar vida a Natasha (personagem cujo nome esteve para ser Macha Hernandez).

7. Inicialmente, Alexander Siddig fez testes para o papel do Capitão Benjamin Sisko (que viria a ser interpretado por Avery Brooks) em Star Trek: Deep Space Nine. No entanto, Rick Berman, criador e produtor executivo de várias séries do universo, considerou que Siddig era demasiado novo para o papel em questão e pensou que ele seria mais indicado como Bashir.

8. Jeri Ryan rejeitou por quatro vezes o papel de Seven of Nine em Star Trek: Voyager. Só a muita insistência por parte de Jeri Taylor, uma das criadoras da série, é que a acabou por fazer mudar de ideias.

9. O personagem de Anthony Rapp em Star Trek: Discovery, Paul Stamets, é inspirado num reputado micólogo (biólogo que estuda os fungos) com o mesmo nome.

10. Bruce Horak, o ator que dá vida a Hemmer em Star Trek: Strange New Worlds, é cego, tal como o seu personagem, Hemmer, que pertence a uma espécie caracterizada pela cegueira, os humanoides Aenar.

11. Em 1998, foi inaugurada uma atração chamada Star Trek: The Experience no hotel Las Vegas Hilton. Ainda antes disso, os fãs puderam sentir-se ‘dentro’ do universo graças a Star Trek: The Exibition, uma espécie de museu itinerante com objetos das séries e dos filmes, componentes do set e réplicas dos cenários. Também era possível conhecer-se ao pormenor os acontecimentos que mais marcaram o universo e experimentar um simulador. Lugares tão díspares como Jacarta, Kuala Lumpur, Xangai, Valência, Edimburgo e Los Angeles receberam a exposição ao longo dos anos.

NOTA: Algumas das curiosidades foram-nos sugeridas pela SkyShowtime.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos