How I Met Your Mother: Episódios para chorar (Parte 2)
| 12 Jan, 2019

Publicidade

Estamos de volta para a segunda parte desta crónica, desta vez não é para nos rirmos! Para nós um facto que distingue How I Met Your Mother de muitas outras comédias é que quase nos fez chorar tanto como nos fez rir e nenhum de nós se considera de choro fácil. É uma série de comédia, mas com momentos muito carregados de emoção e, como fomos criando uma ligação à história de Ted e do seu grupo, houve vários desses momentos que nos emocionaram. Uns trouxeram apenas uma breve lágrima ao canto do olho ou faziam-nos sentir os olhos mais húmidos. Outros punham-nos a chorar como uma torneira que ficou aberta. É para vos falar de todos estes momentos que voltamos esta semana.

Acabamos com uma citação dita por Ted num episódio em que ele, Victoria e Klaus estão a ver uma comédia romântica: “This is a big comedy but you really care about this caracthers“. Isto diz tudo e a própria série sabia bem com o que podia contar.

Pilot – 01×01 – Este é o episódio em que tudo começa. Ted conhece Robin e a partir daí fez-se história. Desde um encontro perfeito, a um roubar de uma trompa azul – porque, como diz o Ted, “Todos levam flores” – a um “eu amo-te” cedo de mais. Ted mostra o rapaz sentimental que é e a sua busca inconstante pelo amor da vida dele. Além disso, conhecemos os personagens que nos marcariam para o resto da vida. Vemos Marshall a pedir Lily em casamento e Barney, bem, a ser o Barney. Uma coisa é certa, quem vê este episódio sai com duas garantias. Uma que a Robin é o amor da vida de Ted e outra que ela não é a mãe dos seus filhos. Este episódio é o começo de tudo e não deixa de ser emocionante ver o principio de uma longa, muito longa, história.

Drumroll, Please – 01×13 – Confesso que este é dos meus episódios favoritos. É o episódio em que Ted conhece Victoria e onde todos nós nos apaixonamos por ela. Ted não faz ideia de quem é a rapariga que conheceu no casamento dos amigos, mas sabe que a noite que passaram juntos foi mágica. Foi mágica porque não aconteceu nada. Exatamente por isso! Os dois ficaram pela parte em que os tambores tocam e as imagens se multiplicam na cabeça e será sempre essa a memória que terão um do outro. Ou não. Porque estamos a falar de Ted Mosby e se há coisa que Ted não faz é desistir. É emocionante e muito bonito ver a forma como o nosso arquiteto favorito vai atrás de Victoria.

Come On – 01×22 – Neste episódio, Ted quer conquistar Robin de uma vez por todas, mas ela está chateada com ele porque este não tinha terminado a relação com Victoria antes de estar com ela. Robin prepara-se para ir a um acampamento com o colega de trabalho que quer desesperadamente dormir com ela e Ted quer evitar a todo o custo que isso aconteça. Ora bem, para tal, Ted consegue até fazer chover! Sim, ele faz chover e corre para conquistar Robin. Ele volta a roubar a trompa azul e declara todo o seu amor à janela. Robin não resiste e os dois finalmente começam uma relação. Tudo parecia incrível até que Ted chega a casa e descobre que Lily deixou Marshall e foi estudar para Paris. É impossível não acabar com a lágrima no olho ao ver este episódio.

How Lily Stole Christmas – 02×11 – Este é um dos episódios de Natal da série. Pode parecer estranho estar nesta lista, mas escolhi-o porque mostra a relação de Lily e Ted e o amor não existe só no lado romântico. A amizade também pode ser feita de amor. Lily fica chateada por descobrir que Ted a insultou quando esta abandonou Marshall. Ted tenta explicar, mas Lilly fica muito magoada. Ainda assim, embutidos do espírito natalício, os dois acabam por fazer as pazes e provar que a amizade deles é capaz de resistir a tudo.

Something Borrowed – 02×21 – Neste episódio, Lily e Marshall casam finalmente. Só por isto, o episódio já deve ser muito emocionante, mas o que toca realmente quem o vê é a forma como tudo acontece. Basicamente, no dia do casamento tudo corre mal. Desde bolos estragados, ao fotógrafo que não apareceu, a um ex-namorado a citar o Axl Rose, até ao Marshall a rapar o cabelo (ou uma parte do cabelo, digamos!). São sem dúvidas situações caricatas que despertam um sorriso, mas a maneira como tudo acaba é muito bonita. O casal celebra os votos junto a uma árvore no jardim, com apenas os cinco amigos reunidos. Barney sela a união, pois tinha tirado um curso na internet. É bonito como o amor daquele casal é celebrado naquele pequeno jardim.

Miracles – 03×20 – Este episódio entra na lista porque tem como tema um dos assuntos mais marcantes em toda a história, a amizade de Barney e Ted, uma vez que ambos amam a mesma mulher. Ted, que está numa relação com Stella, descobriu que Barney se envolveu com Robin e não perdoa o amigo. Para Ted, Barney quebrou todas as regras da amizade e não o quer perdoar por nada. Ted tem um grave acidente e fica no hospital. Por gesto do universo, ou não, a verdade é que Barney tem um acidente ao ir visitar o amigo e fica gravemente ferido. Nesse momento de maior necessidade em que os dois estão fragilizados e no hospital, Ted percebe que estava errado e perdoa o amigo. Confesso que a amizade entre estes dois personagens sempre me tocou muito e este momento de reaproximação entra nos nossos corações.

HOW I MET YOUR MOTHER

Bad News & Last Words – 06×13/14 – Quem já viu estes episódios percebe o motivo claro de estarem juntos. E ao contrário de muitos dos outros que estão nesta lista, torna-se mais doloroso ao ver pela segunda vez, isto devido a um easter egg. O primeiro episódio, Bad News, tem uma contagem decrescente ao longo do episódio e quando já sabemos disso estamos ocupados a acompanhar todos os números até ao 0. O que é que acontece no 0? Marshall descobre que o seu pai morreu e é de destroçar o coração. Todos sabíamos o quão bem se dava Marshall com o seu pai (até jogavam peixinho pelo telefone). O segundo episódio é sobre as últimas palavras que Marshall trocou com o pai e, apesar de ter havido alguns momentos engraçados, quando finalmente ouvimos aquelas que foram as últimas palavras do pai para com ele as lágrimas começam a surgir. Não ajuda absolutamente nada quando Marshall, em frente a toda a gente que veio ao funeral, conta quais foram as últimas palavras, mas mente, ficando com essas apenas para si e para o resto do grupo.

Tick Tick Tick – 07×10 – Para perceber bem o impacto deste episódio é preciso percebermos a evolução gigante que houve em Barney desde que era um playboy até se apaixonar a sério por Robin, que ainda por cima fazia parte do mesmo grupo de amigos. Nesta altura ambos estão com outros parceiros, mas têm uma recaída e dormem juntos, sendo que combinam que vão acabar com os respetivos parceiros até ao final daquele dia no bar. Barney faz o que lhe compete e, quando está no bar com o resto da malta, entra Robin. Há uma fração de segundo (que dura um minuto) em que Robin fica a olhar para Barney e ouvimos um simples Tick Tick Tick e esta faz-lhe um aceno que não com a cabeça, quando de repente entra Kevin (o seu namorado) atrás. Ver Barney fazer este salto e ser rejeitado desta forma parte-me o coração.

HIMYM

Symphony of illumination – 07×12 –  Há poucos episódios que me façam chorar tanto como este e para compreender esta situação precisamos só de rever uma premissa. Não nos podemos esquecer que Ted está apaixonado e sempre esteve por Robin, mesmo quando esta namorava com Barney e mesmo tendo ficado amigos. Neste episódio, Robin descobre que não pode ter algo que nunca quis, filhos. Descobrimos isto do ponto de vista de um filho hipotético da Robin que no final descobrimos que nunca poderá existir. Mas não é isto que me toca, afinal de contas ela nunca quis mesmo ter filhos. É o facto de Ted, ao saber que Robin precisava de ajuda, mesmo sem saber o que se passava, mete mãos à obra e prepara uma receção de natal especial para ela, com efeitos luminosos coreografados com Thunderstruck, dos AC/DC. Foi um gesto tão puro e simples de amor, num episódio já carregado de emoção, que me faz sempre ir às lágrimas.

The Final Page, Part One And Two

The Final Page – Part 2 – 08×12 – Este é um dos poucos que me faz chorar mais do que o anterior. Depois de tudo o que Robin e Barney passaram, Barney organiza a sua jogada de engate mais complexa e complicada de sempre, tudo durante meses, para levar Robin a estar no telhado da WWN num dia à noite. Robin encontra o chão cheio de pétalas e a descrição da jogada, passo por passo, até à última linha. De lágrimas nos olhos, Robin vira a página apenas para ler “Hope she says yes” e encontra Barney ajoelhado a pedi-la em casamento. Há muita raiva por ter sido enganada e muito choque. Mas não há como fugir a um gesto de amor daqueles e Robin acaba por dizer que sim. Ou pelo menos é o que presumo por entre as lágrimas que me vão escorrendo pela cara.

MV5BMTQ2MzAwOTE4NF5BMl5BanBnXkFtZTgwMjg3MDMyMjE@._V1_

The Time Travelers – 08×20 – Este talvez seja um dos episódios mais filosóficos e introspetivos da série. Todo o episódio vai usando metáforas sofre as decisões que Ted tem tomado na vida. Ele e Barney vão conversando com versões deles mesmos no passado e no futuro com desculpa para saberem se hão-de ir ver ou não o Wrestlers vs. Robots. A dada altura, Ted leva uma chapada da realidade quando Barney lhe diz que ele está sozinho. Este é dos momentos mais tristes da série. Ted está sozinho e finalmente percebe isso. Ele próprio diz o que faria se voltasse àquele momento. Vai até ao apartamento da futura mulher e faz todo um discurso de como queria aqueles 45 dias extra com a mulher. É muito difícil de ver aquele momento, principalmente quem souber o que vai acontecer à sua mulher no futuro. Acho que é um dos melhores discursos da série e sem dúvida que derrete qualquer coração.

How Your Mother Met Me

How Your Mother Met Me – 09×16 – Sabem o que é amor à primeira vista? É só ver este episódio e perceber como bastou algumas pequenas participações e este episódio para nos apaixonarmos por Tracy, a futura mulher de Ted. Neste episódio temos a história de Tracy desde aquela noite em 2005, quando Ted conheceu Robin. Nessa mesma noite, Tracy perde o namorado e começa um caminho que andou muitas vezes perto de se cruzar com o de Ted, mas até então ainda não tinha acontecido. Nestes 20 minutos de episódio ficamos a conhecer Tracy e arrisco dizer que todos acabamos o episódio de lágrima no olho e a dizer a Ted para nunca mais a largar, pois eram perfeitos um para o outro. Mas claro, a vida e o universo têm outros planos. Ainda assim, este episódio gravou para sempre Tracy nos nossos corações e ela não saiu mais de lá. Que nos diga o tão polémico final da série!

Sunrise – 09×17 – Bem, chegada esta altura da temporada 9 já chorava mais do que me ria! Especialmente porque sabia o que vinha aí. A mulher que Ted amava vai casar-se com o seu melhor amigo e o que é que Ted decide fazer? Ligar a uma data de ex-namoradas e comprar um bilhete de avião, tudo para encontrar o medalhão que Robin queria para o seu casamento. E nem sequer decide ser ele a entregar o medalhão. Ted dá o medalhão a Barney para que este seja o herói. Claro que não resulta e Robin apercebe-se que era algo que Ted, um romântico sem solução, faria, mas Barney acaba por admitir isso antes de Robin o confrontar. Ted e Robin acabam por ver o nascer do sol juntos na praia, num gesto em que Ted sente mesmo finalmente que ela vai casar. E como isso estava a custar mais do que o suposto, quando o casamento terminasse, Ted iria mudar-se de Nova Iorque para não ter que suportar essa dor.

The End of the Aisle

The End Of The Isle – 09×22 – Neste episódio, tanto Robin como Barney têm os seus ataques de pânico, mas é bonito ver como são semelhantes e que quando ambos se encontram (com algumas pequenas ajudas) depois de tudo o que passaram, gostam verdadeiramente um do outro e o momento em que estão a dançar e a dizer a ambos o que sentem um pelo outro foi um momento bastante emotivo e bonito. Por fim, quando a cerimónia está a decorrer, Barney ainda tem um último ataque de pânico, mas que é resolvido pela última chapada. Até o facto de ser a última chapada que sobrava, algo que já nos acompanhava há anos, serve para trazer uma lágrima para se juntar às que iam caindo pela relação de Barney com Robin.

Last Forever Part One

Last Forever – 09×23/24 – Por esta altura já via os episódios com um pacote de lenços sempre por perto e chega o grande final, que não se torna mais fácil por já sabermos o que vai acontecer. O grande amor de Ted, aquela que nós o vimos perseguir durante 9 temporadas, mesmo sem saber quem era, adoece e acaba por falecer. A conversa de Ted com Tracy na cama do hospital é o suficiente para nos pôr a chorar. É um dos episódios mais criticados, apesar de que, para mim, faz todo o sentido. Independentemente disso, o facto de Tracy morrer, as últimas conversas que tem com Ted, põem-me a chorar quase compulsivamente. Não ajuda o final, quando, depois de ter a autorização dos filhos, Ted vai atrás da mulher que sempre roubou o seu coração, independentemente de quantas relações teve: Robin. E como não poderia deixar de ser, Ted aparece em casa dela com a trompa azul que tanto simboliza para eles e para nós.

How I Met Your Mother é uma série que chamou a atenção do público durante nove anos. Sim, teve altos e baixos, como é de esperar em qualquer série tão longa. Aquilo que interessa é que chorámos a rir com Ted, Marshall, Lily, Barney e Robin e chorámos sem ser por rir em How I Met Your Mother. Acabando como começámos, esta é uma série de comédia, mas a certa altura ligamo-nos tanto, mas tanto, a estas personagens, que passam por situações com as quais todos nos identificamos, que acaba por ser algo mais. Pessoalmente contamos com os dedos de uma mão quantas séries nos fizeram verter lágrimas e nunca acharíamos que seria uma de comédia que o faria acontecer. No entanto foi, e foi esta!

E para vocês, quais foram os momentos mais emocionantes de How I Met Your Mother que vos fizeram chorar?

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos