The Mandalorian – 01×07 – Chapter 7: The Reckoning
| 23 Dez, 2019

Publicidade

[Contém spoilers]

Ena pá, isto é que foi! Ainda não fui ver The Rise of Skywalker e já ando a chorar pelas críticas que tem tido (um colega meu chegou genuinamente zangado ao trabalho). Felizmente, The Mandalorian chegou às nossas vidas para unir os fãs de Star Wars que tiveram de engolir muita história mazinha nos últimos anos. A nova série veio, digamos, que unir os fãs da saga. Sim, não é perfeita e tem as suas falhas, mas bolas, é televisão de qualidade. Visualmente é excelente e o Mando e o bebé Yoda são o pai/filho mais famosos do momento!

Finalmente os incidentes em Nevarro vieram atormentar, dando-lhe a oportunidade de se livrar do cliente e poder voltar às boas graças da Guild, se cumprisse com o plano proposto por Greef Karga. Um plano arriscado e com muitas possibilidades de ser uma cilada, mas Mando sabia que os tempos como fugitivo tinham os dias contados. No entanto, todos sabemos que o nosso mandalorian é um homem prevenido e bem espertalhão. Recruta imediatamente Kuiil e Cara Dune (que chocaram imediatamente por terem lutado em lados opostos na guerra contra o Império) para o ajudarem.

Fico cada vez mais intrigada/preocupada/fascinada com o bebé Yoda. Com aquele ar de bebezão adorável, uma pessoa esquece-se que ele na verdade tem 50 anos e que é inteligente e perspicaz para caramba. Mando e Cara pensavam que ele estava a fazer disparates de criança quando começou a pilotar a nave mas eu cá acho que ele pressentiu que o que vinha aí não era bom nem ia acabar bem e quis tirá-los de lá. Porém, a parte em que ele tenta sufocar Cara deixou-me chocada. Claro que já se percebeu que Mando e o bebé se adoram e nestes momentos entende-se. Ele pensava que Cara estava a magoar Mando e usou a Força para tentar protegê-lo. A Criança é uma arma muito poderosa e quero que Mandoo proteja com tudo o que tem para que ele não volte a cair no que resta do Império. Que uma pessoa não pense que, lá porque ele não aparece na nova trilogia do cinema que ele está a salvo. Não esquecer que O Despertar da Força começa 25 anos após o episódio piloto de The Mandalorian. Se o bebé Yoda ainda é… bom, um bebé com 50 anos não há de estar muito mais desenvolvido com 75 (tendo em consideração a velocidade de crescimento da espécie) nem na sua máxima força como estava o próprio Yoda.

Ora bem, mas é o bebé Yoda que faz com que Karga volte atrás na decisão de trair Mando, após curar a sua ferida infestada de veneno (engraçado que tenham feito algo parecido em A Ascenção de Skywalker). De qualquer das maneiras, o plano corre mal e Kuiil não consegue salvar a Criança.

Adorei o episódio. Adorei. Recheadinho de acção, vimos a Cara Dune a ser uma badass (Deus sabe que fazem falta personagens femininas na série), vimos Giancarlo Esposito de fato preto e capa (nunca é bom sinal quando há alguém com este outfit no universo de Star Wars) a mostrar que ele é o chefe da coisa e ainda tivemos direito a um final arrepiante que me deixou de coração nas mãos ao vermos aqueles idiotas dos Stormtroopers a raptarem o bebé Yoda! Sim, era esperado. Claro que o Mando vai mover mundos e fundos para salvar o seu filhote. Mas uma pessoa fica preocupadérrima!

Será que é na season finale descobrimos mais sobre o passado da Criança? Como nasceu, como foi parar ao sítio de onde Mando o resgatou, se há mais como ele, se é realmente um ele ou uma ela (a fazer figas para que seja uma ela!) e como se chama! Yodina?

Mortinha pelo último episódio. Chega já na ressaca do Natal, dia 27. Quando acabarem os Sozinho em Casa e O Senhor dos Anéis, atirem-se ao Mando e companhia!

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos