Once Upon a Time – 05×15 – The Brothers Jones
| 02 Abr, 2016

Publicidade

Após dois episódios bastante bons, Once Upon a Time oferece-nos um dedicado a Hook e ao seu irmão. Já tínhamos descoberto que eles tinham sido abandonados pelo pai e passaram muitos anos num navio até se juntarem à Marinha do Rei. Mas claro que havia uma história qualquer da transição de pirata para marinheiros honestos. Nesta série há sempre uma.

Killian idolatra o irmão, considera-o um dos homens mais honráveis que já conheceu e, como tal, acha-se a ovelha negra da família. Para sempre na sombra de Liam. Ver o irmão no Submundo ainda o faz sentir pior por ter cedido às trevas com tanta facilidade. Todavia, era necessário Hook dizer o quão bom Liam era em cada palavra que saía da sua boca? Ninguém é assim tão bom e isso era uma oportunidade para fazer tremer a sua relação com Emma.

Então a série, aqui no Submundo, volta às suas origens, dependendo mais uma vez do livro. Só que desta vez não estava guardado no baú na casa de Snow. Desta vez a demanda do episódio foi em busca do livro. Mas como nada em Once Upon a Time é simples, havia pessoas com ideias próprias. Liam fez um acordo com Hades para destruir as páginas sobre si. Já Henry ia buscar a caneta do Autor.

Afinal, Liam não era o santo que se pensava, nem perto disso. Ele sempre cuidou do irmão e das suas ações imbecis e imaturas. E, depois de um motim, no meio do mar em direção a uma tromba de água e com poucas hipóteses de sobrevivência. É então que aparece Hades com uma proposta magnífica: deixa o navio afundar e ele, não só os salva, como lhes dá a jóia que o ex-capitão procurava. Isso dar-lhes-ia uma entrada garantida na Marinha. Em troca, quer as almas do navio. Tudo muito bem. Mas porque é que Hades se incomodaria com um navio aleatório no meio do oceano? O que é que Liam, Killian e companhia tinham de especial? Pareceu-me um bocado descabido e forçado para Liam, agora no presente, ceder à chantagem de Hades.

Liam destrói as páginas do livro e, para piorar a situação, é confrontado pela tripulação que o ouviu falar com Hades. E o resto é o normal. Liam e Killian quase são atirados para o rio de chamas. Liam acaba por se perdoar a si próprio e segue em frente. Porque esta é uma das grandes lições da série, não é? Literalmente todas as personagens já fizeram coisas horríveis e lutaram e lutaram contra o sentimento de culpa, mesmo que o resto do mundo já os tenha perdoado. Liam acabou por se perdoar e assim teve oportunidade de zarpar com os antigos colegas e mais almas foram salvas naquele dia. Hades anda a levar uma senhora sova dos nossos heróis.

A sério que Hades teve uma relação com Zelena?! A sério? Estas relações estranhas entre personagens já estão a ficar cansativas e gastas! Ok, era uma maneira de trazer a Bruxa Má do Oeste de volta, mas relacioná-la com Hades? Que seca, mais do mesmo. Quase que já não surpreende!

Henry voltou a encontrar o Aprendiz, que lhe disse que o assunto inacabado que o prendia ali era ele. Henry fartou-se de ficar sempre de parte (o que faz sentido em termos práticos, visto ele ser uma criança!!) e pretendia usar a caneta para o bem. Por outras palavras, estava no bom caminho para ficar como o outro Autor. Felizmente que o Vô David lhe meteu juízo na cabeça e ele acabou por confessar que ia trazer Cruella de volta. A família confortou-o e agora Henry tem outro objetivo: reescrever a história de Hades. Até que enfim dão um propósito ao Henry! E um bem fixe, já agora. Só lhe falta namorada (mas visto que ele anda sempre a viajar entre mundos com a famelga não é fácil).

Porque é que a Cruella não aparece mais vezes? Ela é tão divertida! Seja no meio da floresta com Henry ou nos amassos com James/David. Ela sim, foi a verdadeira Rainha das Trevas! Quase que tenho vontade que Henry a traga de volta ao mundo dos vivos. Uma vilã dos pés à cabeça.

Eu digo imensas vezes que David é muitas vezes um acessório da série. Anda sempre com a filha e a mulher porque as ama, mas isso torna-o aborrecido. Eu sei que sou um disco riscado, mas há muito tempo que não falava do Príncipe Encantado! Todavia, a história com James pode mudar isso. O gémeo tem ciúmes da vida dele e é óbvio que tem um fraquinho pela Snow. Mais tarde ou mais cedo eles vão conhecer-se e, estou com a Cruella nisto, vai ser espetacular!

Onde andaram Rumple e Robin? Foram beber um copo a uma esplanada?! Robin podia não estar presente em nenhum episódio, mas ele faz parte do gang e não deram explicações para a sua ausência. Já Rumple deve andar a tramar das suas, suponho…

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos