Blindspot – 01×18 – One Begets Technique
| 22 Abr, 2016

Publicidade

O episódio desta semana de Blindspot, One Begets Technique, vê o retorno de Ennis Esmer no papel de Rich Dotcom. Depois do episódio da semana passada se ter centrado em Patterson, este segue um rumo totalmente diferente. No entanto, a qualidade manteve-se.

Antes de mais, há que dar os parabéns aos guionistas de Blindspot. Não só este episódio foi bem estruturado e pensado (a ideia veio de um assalto que ocorreu em 1990 no Gardner Museum, onde foram roubados quadros de enorme valor), como conseguiram aliar ação, comédia, drama, tensão e uma reviravolta no final.

Rich Dotcom está de volta! O bad boy de Blindspot está numa situação complicada na prisão de máxima segurança em que se encontra. É apanhado a fazer batota num jogo de póquer com outros criminosos e, escusado será dizer, recebeu o troco. A fim de salvar a pele, está disposto a entregar Sho Akhtar (Ajay Naidu), o principal banqueiro de grupos terroristas do mundo, a troco de ser transferido para uma prisão de segurança média. Outra exigência foi apenas negociar com Jane e Weller (uma vez que já teve passado com ambos), e é aqui que a pobre Alli começa a perder terreno para Jane.

Jane e Weller vão visitar Rich à prisão, o que o deixa extremamente feliz, mostrando todo o seu humor. Ele conta então o que tem em mente. Akhtar é extremamente evasivo, nunca foi visto em público, não há imagem dele em nenhuma base de dados e só se mostrará caso o prémio seja muito bom. Esse prémio serão as pinturas que Randall Turner (Neil Jackson), um ladrão profissional, tem em sua posse. Estas pinturas, todas roubadas, têm atualmente um valor de 1.5 biliões de dólares.

E isto é suficiente para Rich ficar fora da prisão, por enquanto. No entanto, Randall tem toda uma fortaleza a proteger a sua obra roubada. Segundo Rich, é o sistema de segurança mais sofisticado que já viu.

A missão real e o prólogo que conduzem a ela parecem a Missão Impossível. Proteções elaboradas, sensores em cada porta; pinturas presas com fios que, ao mínimo descuido, disparam uma caçadeira a quem pretender roubá-las e, para terminar, uma sala que se incendeia em escassos segundos. E Rich é o verdadeiro Ethan Hunt. O cérebro e os músculos (quase sempre) fazem todo este sistema sofisticado de segurança ruir.

Após Patterson desligar a eletricidade, a porta de acesso à sala onde as pinturas se encontram abre finalmente. Infelizmente, Turner é alertado e volta à casa para enfrentar a equipa do FBI. O ex-fuzileiro naval, armado com uma espada de samurai, luta tanto com Ally como Jane, até Weller usa uma das pinturas armadilhado para matar o ladrão, ao mesmo tempo que danifica um dos quadros.

Com uma pintura danificada, Rich propõe chamarem um falsificador que conhece para arranjar a peça. O falsificador é tão aborrecido que faz Patterson ficar furiosa o suficiente ao ponto de tentar atacá-lo. Já com a peça de arte restaurada, Jane oferece-se para acompanhar Rich a uma festa que Akhtar está a organizar em NY e para poderem proceder à negociação.

Após dança, tiros, diálogo e mais tiros, Rich acaba por saltar de um arranha-céus e, quando todos pensavam que cometeu um suicídio, eis a surpresa… Rich aciona o paraquedas que tinha no seu fato de gala e foge. Tudo não passou de um plano extremamente bem elaborado para sair da prisão. Rich pagou para que lhe batessem na prisão, mentiu sobre Akhtar, usou um equipamento para criar réplicas falsas das pinturas e fugiu com as verdadeiras. Mas uma coisa é certa, a sua interpretação mais uma vez foi fantástica e é impossível não gostar de Rich.

Quanto a destaques e desenvolvimento do elenco principal, esta semana Blindspot não nos presenteou com muito.

O passado de Mayfair voltou em grande força esta semana com o aparecimento de Sofia, o que nos obriga a fazer a pergunta, por que razão Sofia fingiu a própria morte? E que impacto é que isso terá em Mayfair, que finalmente estava a avançar com a sua vida pessoal?

Jane está novamente a aproximar-se de Weller, obedecendo assim a um pedido de Oscar. Jane, aquando da visita ao pai de Weller no hospital, revelou-lhe que começa a ter lembranças do seu passado, deles dois juntos em criança. Para sorte de Jane, Weller e Ally acabam o romance.

Em suma, apesar de ser estranho que Blindspot, perto do final, opte por um episódio deste tipo, que nada avança com a narrativa global, não deixou a desejar, pelo contrário. Excelente guião, boa execução, sólido, refrescante e diferente, aliado à capacidade de humor de Ennis Esmer.

Fernando Augusto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos