Curiosidades: ALF
| 17 Mar, 2021

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar a conhecer-te algumas sobre ALF, famosa comédia dos anos 80:

1. Paul Fusco, criador e produtor da série, era quem fazia a voz de ALF. O personagem era ‘controlado’ por marionetistas, um deles operado também por Fusco, mas tudo dependia se ALF era mostrado de corpo inteiro ou apenas da barriga para cima. Nalgumas situações, era apenas usado o boneco da forma como o conhecemos; noutras, era preciso recorrer a uma pessoa, que vestia um fato de ALF.

2. Para evitar que os segredos da série fossem revelados e por causa das suas exigências técnicas, as filmagens decorriam num estúdio fechado, sem audiência ao vivo. Os risos que ouvimos durante os episódios tratam-se de uma gravação que pretende dar a sensação da presença de público. Na altura, ALF era uma das comédias mais caras de produzir precisamente por causa das questões técnicas e os horários de filmagens eram extensos. Para atenuar os custos de produção, a NBC lançou merchandising da série, nomeadamente peluches de ALF e cereais.

3. Todos os episódios da série têm o nome de uma música.

4. ALF fez grande sucesso na Alemanha, o que não foi muito positivo para uma cidade com o mesmo nome, localizada junto ao rio Mosel. O sinal com o nome da cidade era frequentemente roubado e a solução encontrada para combater esses furtos foi colocar à venda cópias do sinal, que tinham o selo do município e a assinatura do Presidente da Câmara na parte de trás.

5. Nos episódios iniciais da série, podíamos ver ALF a consumir álcool. No entanto, esse comportamento acabou quando a NBC tomou a decisão de tornar a comédia mais familiar. Os argumentistas tentariam contrariar esta tendência e ver até onde podiam ir com certas piadas, mas o canal mostrou-se firme ao aperceber-se de que estavam a atrair, cada vez mais, jovens espectadores.

6. Quando Anne Schedeen, que dá vida a Kate Tanner, a mãe, ficou grávida, a sua gravidez foi incorporada na série e surgiu um novo personagem, o pequeno Eric.

7. Antes do cancelamento da série, Schedeen e Max Wright, que interpretou o pai, Willie, confessaram que a tensão nos bastidores era muita. O elenco ressentia-se das exigências técnicas que se refletiam em longos períodos de filmagens e mostrava-se cansado de desempenhar papéis secundários em relação a um ‘boneco’ que tinha sempre as melhores falas. No entanto, apesar do desagrado em relação ao seu papel na série, Wright sentia uma grande satisfação em relação às cartas dos fãs, que partilhavam o quanto ALF significava para eles e os divertia. 

8. O último episódio da série tem um cliffhanger porque a ideia dos produtores era convencer a NBC a renovar ALF. Assim, pensaram que lhes seria dada uma nova oportunidade, mas tal acabou por não se verificar. A conclusão da história da série só chegaria mais tarde, em 1996, com o telefilme Project ALF. No entanto, o elenco da série não marcou presença e o argumento deixou muito a desejar, tanto quanto se diz, por isso há muitos fãs que rejeitam o filme como parte do universo.

9. Filme à parte, a série em si gozou de um grande sucesso que foi capitalizado para outros formatos. ALF teve então dois spin-offs de animação. O primeiro, ALF: The Animated Series, era uma prequela da série original e centrava-se na vida de ALF no seu planeta de origem, Melmac, antes deste ter explodido. O próprio spin-off deu origem a outro, também de animação, intitulado ALF Tales, e pegava em contos de fadas, alterando-os de forma cómica. Muitos dos personagens já conhecidos de ALF: The Animated Series marcaram presença nesta nova aposta.

10. Foram ainda lançados livros de banda desenhada de ALF e a responsável foi a Marvel Comics, através da Star Comics, virada para um público mais infantil. Foram lançados 50 números entre 1988 e 1992, mais algumas edições especiais. A banda desenhada dava continuação à história da série, mas também pegava em perspetivas diferentes de determinados episódios e parodiou personagens da Marvel Comics, bem como outros fenómenos da cultura pop.

11. Já mais recentemente, em 2004, foi lançado o ALF’s Hit Talk Show, que, como o nome indica, se trata de um talk show que tinha como anfitrião ALF. O programa só teve sete episódios, mas destacam-se nomes como Bryan Cranston e Joe Mantegna entre os convidados.

12. Por fim, houve algumas tentativas para voltar a dar vida a ALF, uma através de um filme em 2012, e outra através de um reboot, em 2018, que supostamente traria o famoso personagem de volta à Terra, com uma nova família. No entanto, nenhum dos projetos chegou a acontecer.

Conhecias alguma destas curiosidades de ALF?

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos