Vikings – 03×04 – Scarred
| 15 Mar, 2015

Publicidade

03x04 - Scarred

03×04 – Scarred

Contém SPOILERS!

O que posso dizer acerca deste episódio? Muita coisa obviamente, e acredito que para os que ainda tinham dúvidas da qualidade que esta série nos pode oferecer, tais duvidas devem ter desaparecido completamente. Pessoalmente considero este um dos melhores episódios que a série já nos apresentou.

Em primeiro lugar a luta pelo trono de Mercia parece ter sido definitivamente finalizada. Todos sabíamos das intenções que Ecbert possuía para aquelas terras, mas não deveria esperar aquela jogada da agora Rainha Kwenthrith. Ela regressa a Wessex com o seu irmão, convencendo-o de que Ecbert seria misericordioso com ele e o deixaria reinar Mercia a seu lado. A verdade é que ela tinha outro plano e tirou o seu irmão da jogada com o típico crime feminino, o envenenamento.

Se colocar-mos Ragnar e Ecbert lado-a-lado constatamos que ambos são muito parecidos, exceto numa coisa, o verdadeiro objetivo das suas ações. Enquanto Ecbert é uma pessoa que se preocupa exclusivamente com ele próprio, já Ragnar faz tudo em favor do seu povo, para lhes poder oferecer a melhore vida possível. Mas uma vez que as semelhanças são maiores que as diferenças, a aliança que ambos formam é muito perigosa para os seus opositores. Mas Floki parece ser o único que não se conforma com esta nova aliança.

Permitam-me que faça aqui uma referência às interpretações a que temos assistido ao longo de todos estes episódios, algo que já deveria ter feito há muito. Embora esta seja uma série com um elenco muito equilibrado, Travis Fimmel e Gustaf Skarsgård conseguem destacar-se dos restantes com as suas prestações absolutamente excecionais.

Para os lados de Kattegat a presença de Harbard continua a deixar marcas. O sofrimento constante a que Ivar é sujeito deixa Aslaug completamente angustiada e neste momento Harbard parece ser o único que consegue dar alguma paz ao menino, levando Aslaug a sentir-se de alguma forma atraída por ele.

Mas tal como podemos constatar na semana passada, tudo o que ele faz por Ivar parece ter um custo e isso levou-nos imediatamente a pensar que Ubbe e Hvitserk seriam esse mesmo custo. Mas o instinto de Siggy, e mais uma vez a intervenção de Harbard, fizeram com que tal não acontecesse. Só que o preço pelas ações de Harbard tem de ser pago e desta feita a sacrificada foi a própria Siggy, também ela afogada. Coincidência? Acho que não.

Mas afinal que é realmente Harbard? De onde provêm todas as capacidades que o mesmo possuiu? Espero sinceramente que tal possa vir a ser respondido mais lá para a frente e tenho pena que ele tenha decidido deixar Kattegat pouco tempo antes do regresso de Ragnar. Seria bastante interessante ver o confronto entre os dois.

Com o eminente regresso de Lagertha a Hedeby, o autoproclamado Earl Kalf vê o seu lugar ameaçado e para isso tem uma carta na manga que poderá mudar não só os estatutos naquela localidade, como em todo o norte. Os novos convidados de Kalf são Erlendur Horik, filho do falecido Rei Horik, e Torvi Borg, ex-mulher do falecido Jarl Borg.

Jarl Borg e Rei Horik foram os principais opositores de Ragnar na temporada passada e com as suas mortes a ascensão de Ragnar foi algo natural e sem qualquer oposição. Mas ao que parece a descendência de Horik não se limitava aos presentes em Kattegat aquando da sua morte e assim o legitimo herdeiro da coroa passa a ser então Erlendur, que com o recente casamento com Torvi reforça ainda mais a sua posição de herdeiro.

A introdução destas novas personagens foi completamente inesperada e estou muito ansioso para ver como irão reagir Ragnar e Lagertha a estas inquietantes novidades. Será que Ragnar vai ser destronado do seu estatuto de rei, tal como Lagertha de Earl?

Tal como já referi este foi um dos melhores episódios de toda a série e os seus acontecimentos fizeram valer tudo aquilo que vimos nos episódios anteriores. Tivemos revelações importantíssimas em todas as frentes e mais do que isso, condicionarão diretamente o decorrer do restante da temporada. Só tenho uma palavra para este episódio: FANTÁSTICO!

Nota: 9/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos