The 100 – 05×11 – The Dark Year
| 28 Jul, 2018

Publicidade

Este artigo contém spoilers!

Clarke e Madi encontram Abby desmaiada por causa do problema com as drogas. Clarke quer salvar a mãe e, para tal, as duas improvisam uma espécie de desintoxicação do organismo de Abby. Clarke salva Abby, mas questiona-se da razão pela qual a mãe chegou àquele ponto. É aí que ouvimos e vemos a história do que se passou nos anos em que eles estiveram presos no bunker. Os tais anos negros.

Nesses seis anos presos no subsolo, muita coisa aconteceu e deixou sérias marcas nos protagonistas. Ninguém saiu de lá igual, mas ainda não sabíamos o que realmente aconteceu. Segundo Abby, eles perceberam que as doses de comida não iriam ser capazes de alimentar toda a gente. No máximo teriam um ano de alimento. Medidas drásticas precisavam de ser tomadas. Uma vez que Octavia já havia imposto as lutas na arena, eles tinham um poço com vários corpos dos que haviam morrido. Nisso, a decisão foi para que se comessem os corpos deixados pelos amigos, quase que dando uma razão para a morte deles. A ideia é sustentada por Indra, Octavia e Abby, mas Kane não concorda e no primeiro jantar em que pedaços de corpos são servidos ele rejeita comer, incentivando a que a maioria da população também não o faça. Abby diz a Octavia que tem de tornar Kane num exemplo. Se ele comer, os outros também comem. No jantar seguinte Kane recusa-se. Octavia aproxima-se de um homem que também se recusa a comer, uma vez que o irmão tinha morrido na arena e não ia comer os corpos dos amigos. Octavia ameaça-o com uma arma, mas nem assim o homem come, sendo executado pela rainha. Ela mata mais duas pessoas que não comem, deixando Kane em estado de choque e finalmente aberto a comer os corpos para que mais ninguém morresse.

Bellamy, Octavia e a população do bunker vão em direção ao vale para começar a guerra pelo pequeno espaço de terreno. Clarke diz a McCreary o plano deles, tirando assim o efeito surpresa. Madi fica desiludida com Clarke, afirmando que elas estão no lado errado da batalha. O grupo do bunker tem a ajuda de Echo, Raven e o seu grupo. No final do episódio, Kane e Diyoza entregam-se a McCreary, com Kane a dizer que o diabo, Octavia, vem a caminho do vale e que eles têm de o proteger.

Excelente episódio! Fui surpreendido pelas revelações do que aconteceu durante aqueles anos no bunker. Foi chocante perceber o ponto a que chegou o desespero e o modo como isso mudou aquelas pessoas. Começamos a conhecer um pouco mais dos fantasmas que eles carregam. Gosto desta conotação bíblica imposta a Octavia. Quase como Lúcifer, ela caiu tentando fazer o bem, mas tornou-se na imagem de todo o mal. A season finale está aí com um duplo episódio. Certamente que teremos uma batalha épica e, muito honestamente, neste momento nem sei qual dos dois lados deve ganhar.

Carlos Real

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos