The 100 – 2×11 – Coup de Grâce
| 09 Fev, 2015

Publicidade

2x11 – Coup de Grâce

2×11 – Coup de Grâce

Contém SPOILERS!

É irónico tentar perceber o efeito que The 100 tem nos seus espetadores! Não existe meio-termo… entre as pessoas que conheço há uma dualidade gritante: enquanto uns adoram e estão completamente viciados, outros dizem-me que estão a odiar a série e que devia ser cancelada. Como é mais que óbvio, estou entre os viciados!

O episódio juntou-se à missão dos anteriores: fundamentar a ação que, certamente, será de arromba nas próximas semanas. Para os mais distraídos, relembro que The 100 não tem 23 episódios como as restantes séries, mas sim apenas 16. O que significa que estamos a cinco episódios do fim da temporada. Em jeito de balanço, julgo que esta temporada está mais produtiva e completa: a complexificação conseguida com a entrada dos adultos, dos grounders e dos homens da montanha veio salvar o marasmo que se sentiu na temporada inicial. E, já agora, parece-me que ainda vão aparecer mais povos por aí!

Começando por Mount Weather… finalmente Jasper, contrariando o que Maya lhe havia pedido, decide “pegar o boi pelos chifres” e vai enfrentar Dante, o presidente. Para seu espanto, Dante neutraliza-o e ainda o encaminha até à sala onde Monty e Harper estão em cativeiro. Por agora o grupo está novamente reunido e com a promessa de saírem em liberdade. A doutora Tsing vai presa e Cage, o filho de Dante, vai pelo mesmo caminho. No entanto, dá-se um golpe militar, e Cage manda prender o pai, tornando-se o novo presidente… pois é, todos os habitantes querem a liberdade de caminhar à superfície e os fins justificam os meios.

Maya acaba por ter mais protagonismo que o habitual. Após libertar Bellamy, ajuda-o a matar um dos seus e encaminha-o até à divisão onde estão os 47 membros do povo do céu. No momento em que vão entrar, instala-se o reino de terror de Cage e os jovens ficam encarcerados sob a falsa suspeita de contaminação. Mas nem tudo está perdido, Bellamy consegue contatar Clarke e esta dá-lhe instruções de como agir.

A caminho do Camp Jaha, Clarke não é morta por um triz! Por sorte, conseguem capturar um dos homens de Mount Weather para tentar obter informações úteis. Como ele nada conta, Clarke, contrariando a mãe e assumindo claramente o controlo, liberta-o e envia um recado a Dante: skypeople e grounders têm um exército enorme e estão prestes a atacar. Resta-me apenas mencionar que Octavia está a seguir na perfeição os passos de Indra e que Abby passou as suas cenas a gritar que ele é que é a Chanceler.

Questões em análise:

  • Conseguirá Bellamy libertar o exército “adormecido” em Mount Weather? Caso o consiga, o bunker vai implodir sem grande esforço.
  • Cage vai seguir com o plano de Tsing em dizimar os jovens que têm em cativeiro para reaver a liberdade à superfície?
  • Que fará Abby após a filha a ter desafiado e assumido a liderança?
  • Como ficarão os inocentes de Mount Weather caso haja uma invasão?
  • Pela primeira vez, Indra seguiu Clarke e, claramente gosta dela. Estamos a um passo da fusão dos dois povos?
  • Octavia ia mesmo matar o guarda de Mount Weather?
  • Por onde anda Jaha? E, mais importante, Lincoln?

Nota: 8,5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos