The 100 – 01×03 – Earth Kills
| 06 Abr, 2014

Publicidade

1×03 – Earth Kills

1×03 – Earth Kills

Leram a nossa crónica “À Espera do Apocalipse?” Agora imaginem que o apocalipse que vos saía na rifa era resultante de uma guerra nuclear! Como viveriam vocês junto dos 100 enviados para a Terra? A simples ideia de regressar ao planeta, onde existe ainda muita radioatividade, animais selvagens, escassez de alimentos! Já para não falar dos grounders, os grandes inimigos dos nossos aventureiros…

Já agora, repararam no trocadilho entre os títulos dos episódios 2 e 3? Adorei a passagem de Earth Skills para Earth Kills! Uma letra faz toda a diferença!

Gostei do flashback que ocupou boa parte do episódio desta semana. Conseguimos entender e contextualizar a razão pela qual a nossa heroína Clarke odiar o seu ex-melhor-amigo Wells. Ficamos a saber que Jake, pai da Clarke, marido da dr.ª Abby e amigo próximo do Chancellor Jaha, descobriu que The Ark está próxima do seu fim! Isto porque o sistema de renovação de oxigénio está a falhar e que não tem reparação possível! Clarke ouve a conversa entre os pais, onde Jake diz à esposa que não pode guardar segredo e tem de dar esta fatídica notícia aos restantes habitantes da nave espacial. Reparamos que Abby não quer que tal aconteça e tenta convencer o seu marido a manter esse terrível segredo. Clarke conta esta informação ao seu melhor amigo, Wells, e, um pouco mais tarde, o seu pai é preso e condenado à morte. Clarke corta relações com Wells porque ele, ao não guardar o segredo, condenou Jake à morte. Mas, sabemos que não foi ele o causador desta situação… Foi a própria Abby! Abby és má! Já não gostamos de ti! Wells, já podes declarar o teu amor pela Clarke! Bem, se calhar não vale a pena já que morres no fim do episódio…

De volta à Terra onde os nossos 100 lutam pela sobrevivência… Clarke, a incansável boa samaritana, tenta salvar Jasper e repara que os grounders utilizaram uma alga para desinfetar a ferida da lança. Quando todos querem a morte do rapaz, Clarke é a única a defender que tal não pode acontecer, pois todos são necessários na reocupação do planeta.

É nesta altura que Clarke sai da nave e conhece Charlotte, uma frágil e indefesa adolescente que tem pesadelos sobre a execução dos pais. Clarke consola-a e diz-lhe que, agora que estão na Terra, tudo irá mudar!

Entretanto Jasper piora e a única maneira de o fazer recuperar é encontrar a alga utilizada pelos grounders na ferida do rapaz e fazer-lhe um chá. Wells é o único a saber onde se pode encontrar a cura e lá vai ele, juntamente com Clarke e Finn, tentar salvar o dia. Assim que recolhem a alga, ouvem um som emitido pelos grounders e surge uma nuvem amarela ácida! Os nossos heróis correm para se abrigarem no carro que Finn havia encontrado um pouco antes… Salvaram-se por um triz!

Entretanto, Bellamy, Atom e mais uns quantos partem para uma caçada. Quase caçam um javali, mas um pequeno ruído provocado pela inocente Charlotte, assusta o animal e interrompe a caçada! A névoa atinge também este grupo! Bellamy corre com Charlotte para uma gruta, ambos estão a salvo. Charlotte adormece, tem pesadelos, e a faceta dócil de Bellamy acalma a jovem e aconselha-a a matar os seus demónios. Charlotte, Bellamy disse-te para matares os demónios metaforicamente!

A nuvem amarela assassina passa, Bellamy e Charlotte encontram Atom a agonizar e a pedir que o matem. É aqui que surge a determinada Clarke que assume as rédeas da situação e termina com o sofrimento de Atom. Ganhou assim a confiança e a admiração de Bellamy.

De volta ao acampamento, Octavia chora a morte de Atom. Por sua vez, Clarke salva Jasper que acorda para sossego do seu amigo Monty (que ainda não conseguiu comunicar com a nave) e para consolar a chorosa Octavia (que se tem revelado uma personagem muito interessante e boazinha).

Tudo acalma, cai a noite e a indefesa Charlotte vai fazer companhia a Wells… É aqui que ela imita Clarke (quando esta matou Atom) e aniquila Wells, para exorcizar os seus demónios! Esta miúda bate muito mal da cabeça! Charlotte teve uma estreia explosiva na série, julgo que ainda vamos ouvir falar muito dela…

Resumindo: os nossos sobreviventes ficaram a conhecer mais um fenómeno mortífero da Terra… Morreram quatro jovens… Sabemos a razão pela qual Clarke e Wells se zangaram, e que Abby não é assim tão boazinha quanto aparenta… Gostei do episódio, que pouco trouxe de novo, mas foi excelente na contextualização da história e na consolidação de algumas personagens.

Perguntas que deixo para os próximos episódios: Afinal os grounders estão bem organizados, como sobreviveram eles no planeta? Falam inglês? Que mutações têm eles? Vai Charlotte continuar a fazer das suas? Agora sem Wells, vai Clarke render-se às investidas de Finn? E Abby, vai regressar à Terra?

 Nota: 8.5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos