Superdotada: Alto Potencial Intelectual – 01×01 – Ventos de Oeste
| 21 Jan, 2022

Publicidade

[Não contém spoilers]

O canal AXN Portugal estreou ontem Superdotada: Alto Potencial Intelectual (HPI: Haut Potentiel Intellectuel, no original), uma série franco-belga sobre uma empregada de limpeza com um elevadíssimo QI de 160 que acaba a ajudar a polícia na investigação de casos.

Depois de Castle, temos então mais uma cidadã improvável a fazer trabalho policial. É claro que temos aqui uma premissa pouco credível e confesso que estou bastante cansada de séries de investigação, mas não podia deixar de espreitar esta, que tem Audrey Fleurot, a minha atriz francesa preferida, no elenco.

No entanto, com Engrenages, Un Village Français e Le Bazar de la Charité, estava habituada a vê-la num registo mais sério e dramático e aqui ela tem a oportunidade de mostrar o seu lado mais cómico. Está aprovado! Se bem que a série tem um tom um pouco mais pateta do que aquilo que eu gosto. Tem piada, é certo, mas a personagem principal, Morgane Alvaro, tem um bocado de lata a mais e não parece ser dotada de grande filtro, seja em relação ao que faz ou ao que diz.

Contudo, não há como enganar! Audrey e a sua Morgane são a verdadeira atração desta série. Aquela primeira cena em que ela está a ouvir uma boa música, enquanto dança e limpa ao mesmo tempo, faz o trabalho parecer realmente divertido e cria uma energia muito boa que embala para o resto do episódio. A vida familiar da personagem é um tanto ou quanto caótica, visto que tem três filhos com idades e personalidades muito diferentes, e também proporciona momentos bastante giros de ver, mas a parte da investigação policial acabou por ser um tanto ou quanto chata. Então quando tínhamos apenas os polícias a investigar, ainda mais isso se notava. Numa série destas acho que é importante que os casos também sejam capazes de cativar e este não conseguiu suscitar-me curiosidade. No caso de as próximas investigações se tornarem mais cativantes, a série tem potencial, até porque nos foram mostradas algumas dinâmicas que têm tudo para ser boas, como a de Morgane com a sua chefe na polícia e a de Morgane e da família com o vizinho já velhote que ajuda a tomar conta dos miúdos.

O episódio é longo, com mais de 50 minutos, mas vê-se bem. A série é levezinha e divertida e está a fazer sucesso em França e na Bélgica, mas quando muitos de nós já começam a acusar o cansaço em relação a este tipo de séries, visto que o mercado televisivo está repleto de policiais, acaba por não ser marcante. Aqui a falha maior é mesmo em termos da investigação policial, em relação à qual se exigia mais. No entanto, é uma série boa para ver em família, desde que os miúdos da casa não sejam muito pequenos.

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos