Penny Dreadful – 02×04 – Evil Spirits In Heavenly Places
| 29 Mai, 2015

Publicidade

2x04 – Evil Spirits In Heavenly Places

2×04 – Evil Spirits In Heavenly Places

Contém SPOILERS!

E assim a trama da segunda temporada de Penny Dreadful se começa a desenvolver. Para já, mediante a análise dos episódios iniciais, parece que a nossa série regressou francamente melhor que no ano passado. Isto nota-se sobretudo pela presença física do inimigo da temporada, algo que na temporada passada não acontecia. Por outro lado, tem sido uma surpresa agradável conhecer personagens que, até agora, tinham sido menosprezadas pelo guião.

Começando com Caliban… perdão, John Clare! John começou o seu novo emprego e, ao que parece, está a gostar do que faz. A determinada altura, John demonstrou ser um homem carente, algo perfeitamente justificável dado o abandono de que foi vítima aquando do seu “nascimento”. Não sei até que ponto ele quererá ficar com Lily (que já não é Brona), já que a sua companheira de trabalho, Lavinia, tem uma sensibilidade que o cativa.

Uma das grandes surpresas do episódio acabou por ser a saída descontraída de Victor e Vanessa. Victor (perito em medicina, mas desajeitado com o sexo oposto) pede a Vanessa que o ajude a comprar roupa para a sua prima distante, Lily. Foi engraçado ver Vanessa a romper com os cânones do comportamento feminino da conservadora época vitoriana. Mas Penny Dreadful é mesmo assim, desafiante! Com o vestido comprado, é hora de Lily o experimentar. A química entre ela e Victor é fantástica! Victor está prestes a esquecer-se que ela será sua nora e, por seu lado, Lily, ainda de forma bastante inocente, parece estar a corresponder. Lily odeia o espartilho e os sapatos, mas está disposta a sacrificar os seus pés para agradar a Victor, que adora ver uma mulher de saltos altos.

Já Ethan, enquanto lê o jornal sobre o sobrevivente ao seu ataque da última lua cheia, acaba por cair (ou não) na armadilha de Hecate, uma das bruxas de Evelyn. Os dois acabam por passar uma tarde agradável! Mas, assim que conta a Vanessa sobre o seu encontro, esta desmistifica tudo o que se passou e assume automaticamente que se tratava de uma bruxa. Por sua vez, Vanessa, encorajada por Ethan, acaba por revelar o seu passado com Joan aos restantes membros da equipa.

Estranhei a ação de Lyle. Não seria para ele atrasar as investigações sobre a Verbis Diablo? Ao que parece, a equipa está a decifrar a história de Lucifer com bastante facilidade. É aqui que há outro desenvolvimento surpreendente, Sembene demonstra o quão protetor pode ser em relação a Sir Malcom e Vanessa. Por trás daquele rosto duro e inexpressivo, esconde-se uma alma nobre capaz de se sacrificar por aqueles que ama. Sim, Sembene ama Sir Malcom e Vanessa, tanto que os adotou como sua família. Por seu lado, Ethan, cada vez mais, parece ter encontrado uma família que o entende e suporta.

É durante a noite, quando Vanessa se recolheu ao quarto, que as bruxas se revelam dentro de casa! Enquanto uma rouba uma madeixa de cabelo de Vanessa, as outras distraem os homens da casa (sim, estou a contar com Lyle!). Porém, para nosso espanto, Hecate, mesmo na sua fisionomia de bruxa, revela-se a Ethan!

Quem também regressou, mas ainda num enredo secundário, foi Dorian. O jovem (talvez não tão jovem) está fascinado com Angelique e leva-a a passear. Entram num salão da alta sociedade, onde todos estão a jogar o desporto da moda: ping-pong. Após uma pesada derrota, Dorian agarra no jovem travesti e beija-o em frente a todos! É desta que Dorian abandona a sua vida de aventureiro e casa?

Questões em análise:

  • Uma das bruxas está revelada: Hecate! Irá o grupo conseguir localizá-la e neutralizá-la?  Já agora, qual a razão da invasão da casa de Sir Malcom para conseguirem cabelo de Vanessa? Boa coisa não será!
  • Ethan está cada vez mais próximo de Vanessa. Ambos se assumem como “monstros”. Onde levará esta intimidade?
  • Por falar em intimidade… como ficarão Victor e Lily? E John e Lavinia? Estes casais andam todos trocados!
  • Lyle está mesmo a enganar o grupo? Ou está a ajudá-los a traduzir a verbis diablo?
  • Qual o próximo passo das bruxas?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos