Outlander – 02×09 – Je Suis Prest
| 06 Jun, 2016

Publicidade

Pode parecer um movimento de solidariedade e, de certa forma, também o é. “Je Suis Prest” que, traduzido do Francês significa “Estou Pronto”, é um slogan para a guerra. O episódio começa com Jamie e Claire a chegar ao acampamento do clã Fraser onde irão treinar os camponeses escoceses para a guerra que se avizinha com Inglaterra. Dougal, Angus e Rupert também estão de volta para se aliarem à causa dos nossos heróis e os reaparecidos Murtagh e Fergus também esperam pelo casal sensação. Enquanto o treino intensivo dos homens rouba a atenção de Jamie, Claire vai-se relembrando de momentos do futuro onde havia participado na 2.ª Guerra Mundial. Nisto, um jovem tenta assassinar Jamie e Claire precisa de dar uma ajuda para convencer este rebelde a confessar a que regimento do inimigo pertence.

“Je Suis Prest” é um capítulo de uma beleza inigualável de Outlander. Acaba por, mesmo sendo mais calmo do que o habitual, preparar-nos para os eventos que se seguem que serão, certamente, bem emocionantes. Há um humor leve e característico das atitudes rudes e “másculas” do povo escocês, desde um Murtagh autoritário ao regresso dos sempre divertidos Angus e Rupert. Os flashforwards de Claire também são interessantes, na medida em que surgem como um “mau agoiro” para o que virá a seguir, reavivando-lhe a memória do que é viver em tempos de guerra. A fotografia também faz sobressair as paisagens circundantes de um verde vivo que parece saído de uma tela de pintura e a banda-sonora ganha uma força incentivadora.

O casal está sempre em alta: uma dupla amorosa que é mais forte do que qualquer outra no pequeno ecrã. Ainda que sejamos levados para o acampamento e o ritmo seja lento até aos momentos-chave, “Je Suis Prest” é um triunfo visual. Uma ode ao patriotismo escocês com situações caricatas, mas não se deixando desprender do drama forte e que torna os seus protagonistas personagens tão ricas. E, estando nós a poucos episódios do final, toca a vestir os kilts porque os Fraser vão para a guerra!

Portanto, da mesma forma que eles se deslocam para o evento que será decisivo para os episódios futuros, “nous sommes prests” para vermos alguma ação mais violenta e, esperemos nós, um Jack Randall a liderar as tropas inimigas ainda que com problemas… humm…. como hei-de dizer… de masculinidade? Bem, seja como for, é sempre bom ver Tobias Menzies no papel da sua vida. Portanto, fãs de Outlander, saboreiem estes episódios de amor e cumplicidade porque a partir de agora as coisas vão ficar bem mais violentas e bem mais mexidas.

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos