Game of Thrones – 05×04 – Sons of the Harpy
| 13 Mai, 2015

Publicidade

05x04 - Sons of the Harpy

05×04 – Sons of the Harpy

Contém SPOILERS. 

King’s Landing

Cersei não desiste mesmo do poder. E agora encontrou uma maneira de arruinar os Tyrell, usando a religião, a seita dos Sparrows. Afinal, Loras é pecador e gosta muito do bordel do Mindinho. Muito boa ideia a da Rainha Mãe de ter mandado Mace para Braavos mas acho que ela dispensou o Tyrell mais fácil de manipular. E como é que ela pensa ao certo em negociar com o Banco de Ferro? A Coroa deve dinheiro há anos a fio e estão a pedir dez por cento… e eles não podem pagar nem metade. Os Lannister perderam muito dinheiro na guerra. Tywin já tinha dito a Jaime o que se passava mas agora é um problema muito mais real. Os leões estão dependentes dos Tyrell, que é só a segunda Casa mais rica em Westeros. Qual é o plano de Cersei? Vingar-se de Margaery. Esse ódio pela nora está a cegá-la. Ela depende financeiramente dos Tyrell e está a antagonizá-los ao prender o herdeiro de Highgarden. Mas nada temam. Olenna vem aí. Ah, e Cersei não pode esquecer-se que Loras não é o único supostamente perverso. Cersei, Cersei. Quem tem telhados de vidro…

A prisão de Loras também resultou no arrufo dos recém-casados Margaery e Tommen. Tommen é uma criança e não tem temperamento para governar porque é fraco e porque nunca foi treinado para tal. É incapaz de fazer frente à mãe nem de se impor como rei. Prova disso foi o seu falhanço ridículo para libertar o cunhado. Ninguém duvida do bom coração do Tommen mas falta-lhe fibra e por este andar ainda vai ter o mesmo destino do irmão…

Muralha

Selyse: A bastard by some tavern slut.
Stannis: Perhaps, but that wasn’t Ned Stark’s way.  

Na Muralha, Stannis prepara-se para partir e desta vez não vai deixar Melisandre para trás. Podia deixar era a sua encantadora esposa. Até Cersei Lannister é melhor mãe do que Selyse Baratheon. E não sei bem como digerir isto. O Senhor da Luz que Melissandre gosta tanto é que podia iluminá-la para fora dali. Gostei muito do momento entre Shireen e Stannis. Nesta cena trouxeram à baila outro tema que começa a ser recorrente esta temporada. Greyscale. Stannis chamou os melhores curandeiros e maestres para salvar a filha. Gilly mencionou há uns episódios atrás que a doença matou as suas irmãs. Quem será infetado pela doença? É a única conclusão que posso tirar.

Melisandre: You know nothing, Jon Snow. 

Melisandre está claramente interessada em Jon e usa os seus belos atributos para persuadir o Senhor Comandante a partir com eles para Winterfell. Outro momento em que me apeteceu esbofetear Jon por ser tão Ned Stark que até irrita. A cena entre entre ele e Melisandre também nos mostrou que Ygritte ainda está bem presente na memória de Jon e nem a sensualidade da feiticeira consegue ressuscitar essa lado de Jon. É uma pena.

Dorne 

Bronn: The Dornish are crazy. All they want to do is fight and fuck, fuck and fight.  

E aqui estão elas. As Serpentes de Areia, filhas de Oberyn Martell. São oito no total, mas aqui apenas apareceram Nymeria, Obara e Tyene. Elas querem vingar a morte do pai e juntam-se à madrasta, Ellaria para começar uma guerra com os Lannister. Para começar, já sabem que Jaime está no território. E não vão ficar paradas.

Estava ansiosa para as conhecer, assim como ver mais de Dorne. Todavia, achei a cena demasiado forçada. As atrizes estão bem escolhidas mas falta-lhes… talento, talvez? Não sei, foi uma primeira impressão. Veremos o que sairá daqui, com Ellaria no comando das enteadas, sedentas de vingança. Nunca subestimem mulheres amarguradas.

Bronn não é Brienne mas é um companheiro bastante satisfatório para Jaime. Não há dúvida que é a melhor pessoa para lhe proteger o coiro. Na viagem para o sul soubemos dos sentimentos de Jaime relativamente ao irmão. Claro que ele se sente culpado e odeia o irmão. É uma pena uma relação de irmãos tão unida como a deles acabe desta maneira mas nenhum dos lados está errado. Além disso, será que Tyrion e Jaime mais alguma vez se vão ver?

Winterfell

Petyr informa Sansa que Cersei exige a sua presença em King’s Landing. Isto deixa claro Sansa entregue aos monstros (lobos não assentava aqui muito bem). Tudo isto deixa-me muito apreensiva. Sansa sozinha em Winterfell com Ramsay à solta? Estão a gozar? A pobre rapariga sofreu temporadas a fio nas mãos de Joffrey na Fortaleza Vermelha e agora que finalmente a levam para casa vai ficar à mercê de alguém ainda pior? É Mindinho assim tão parvo que não ouviu história sobre Ramsay? Como é possível ele confiar tanto na hipótese de Stannis conseguir conquistar Winterfell? OK, admito que é provável que consiga, mas vai confiar o seu trunfo a uma hipótese? E quem é que lhe diz que Stannis não vai querer usar Sansa de outra maneira?

Theon anda a esconder-se de Sansa mas claro que é uma questão de tempo até ela descobrir o ex-amigo. Pode ser que aí perceba a espécie de pessoa que Ramsay é.

Volantis

O jogo voltou a mudar para Tyrion Lannister. Ele deve ser a pessoa mais viajada de todos, mais até do que Arya. Das mãos de Varys passou para as de Jorah Mormont. Deveras irónico, visto ele o levar para o mesmo sítio onde Tyrion se dirigia. Daenerys Targaryen. A cena foi breve, mas engraçada. Tyrion e o seu monólogo foram muito ao seu estilo.

Chegarão eles a Meereen? Já são muitos anos a ver esta série e tenho sempre as minhas dúvidas. Além disso, juntar Tyrion e Daenerys seria demasiado bom para Game of Thrones. É esperar para ver que aventuras esperam ao novo duo!

Meereen

As coisas vão mesmo de mal a pior para Daenerys. Ela quis tanto equilibrar as coisas na Cidade Livre que vai ver o seu reinado ruir se as coisas continuarem como estão. Os Filhos da Hárpia não desistem e começam um massacre… no qual aparentemente matam Grey Worm e Ser Barristan Selmy. Até agora as mudanças dos livros não me têm incomodado assim muito mas agora sim. Ser Barristan morto? Ele é tão importante nos livros! E com Ser Jorah fora de cena quem mais é que Daenerys tem de Westeros para a ajudar a não fazer mais asneiras? Hizdahr? Daario? A parte de Meereen não me agradou nem um bocadinho mas tenho que reconhecer que Hizdahr a tentar convencer Dany a permitir as lutas enquanto que os Filhos assassinavam os Unsullied… foi qualquer coisa de brutal.

Conclusão

Exatamente o que é que Weiss e Benioff estão a planear ao trazer à baila histórias sobre Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen? Estarão eles a tentar dizer-nos que sim, Jon Snow é filho deles? Há muito que estou convencida que Lyanna partiu com Rhaegar de livre e espontânea vontade. E não me é assim tão difícil acreditar que Ned tenha guardado o segredo da paternidade de Jon a pedido da irmã. Até da mulher. É tão simples acreditar nisto tudo que parece mentira. Nos livros ainda nada nos foi confirmado mas… É esperar para ver. Não quero acreditar que isto tenha sido por acaso. Agora a questão é saber o rumo que vão dar a isto.

Nota: 8/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos