Game of Thrones – 04×01 – Two Swords
| 08 Abr, 2014

Publicidade

4x01 - Two Swords

4×01 – Two Swords

Contém SPOILERS.

Após meses e meses, Game of Thrones regressou finalmente. É a minha série preferida não só neste momento mas de sempre. Anseio sempre que chegue a Primavera e saboreio cada episódio como se fosse o último. E duvido muito que esteja sozinha. Esta série já se tornou num culto.

A terceira temporada foi emocionante. Desde as conquistas de Daenerys com a ajuda dos seus dragões aos acontecimentos em King’s Landing sem esquecer (nunca) o famoso e chocante Red Wedding. Para mim, GoT tem vindo a melhorar de temporada para temporada (OK, o orçamento que eles têm ajuda muito). Nunca sabemos o que vai acontecer a seguir (no caso das pessoas que não leram os livros, claro) e acho que nesta altura uma pessoa já deve estar à espera de tudo.

King’s Landing

Ao contrário dos outros locais, tudo parece estar bem na capital. Aquela cena inicial de Tywin (o qual eu ainda não decidi se odeio ou admiro. Ou ambos) a derreter a espada ancestral dos Stark, Ice,  ao som  de uma mistura de ‘Rains of Castamere’ e à música da Casa Stark foi arrepiante. E estupidamente bem feita.

Toda as atenções em King’s Landing se centram no casamento do Rei Joffrey e de Margaery Tyrell. Neste episódio, chega um dos convidados mais esperados. Contudo, os Martell trocam as voltas aos Lannister e enviam o Príncipe Oberyn. Quanto a mim, não consegui desviar os olhos dele. Estava com algumas dúvidas em relação à contratação de Pedro Pascal, mas agora penso que ele é perfeito para o papel.

Adorei a maneira como ele trocou as voltas a Tyrion e se enfiou no bordel do Littlefinger com Ellaria (outra actriz bem escolhida, já agora). Parece que os Martell são tão fãs dos Lannister como o resto do mundo. Devo confessar que ‘Rains of Castamere’ é uma música sinistra. Bendita a hora que ele apunhalou o Lannister. Meu Deus, aquele tipo foi mesmo rápido com o punhal!

Obviamente, Oberyn não está em King’s Landing devido ao casamento. Ele tem umas contas a ajustar com Gregor Clegane, que matou a sua irmã Elia (que era casada com Rhaegar Targaryen) e os filhos durante a Revolta. A cena entre Tyrion e Oberyn foi carregada de tensão. Tyrion levou a sério as palavras do príncipe, como demonstrou a sua expressão.

Oberyn Martell: Tell your father I’m here. And tell him the Lannisters aren’t the only ones who pay their debts.

Tyrion também não anda com uma vida fácil. Sansa está arrasada com a morte da mãe e do irmão e recusa-se a comer. Tyrion está claramente preocupado com ela mas ainda tem que lidar com Shae. Shae está dividida entre os ciúmes que tem de Sansa e a sua preocupação para com ela. Isto ainda vai dar pano para mangas. Ainda por cima agora Cersei sabe deles…

Tyrion Lannister: Your mother, on the other hand, I admired her. She wanted to have me executed but I admired her.

Odiei ver aquele sorrisinhos desdenhosos nas bocas de Joffrey e Tywin. Mais na de Joffrey, confesso. Mas, por muito que me custe admitir, o Rei não tem, por enquanto, nada a temer. Renly Baratheon morreu. Robb Stark – assim como o pai – era o que mais hipóteses tinha e deitou tudo a perder. Stannis Baratheon virou-se para a Muralha (ainda bem que alguém leva aquilo a sério!). Por fim, Daenerys Targeryen tem outros objectivos antes de atravessar o oceano para conquistar Westeros. Aquele é o momento de glória dos Lannister. O mundo está aos seus pés. (Repararam no pormenor da estátua? Fantástico!)

Jaime está de volta mas as coisas não estão fáceis. Primeiro o pai ordena que ele regresse a Casterly Rock para governar e, após a sua recusa, deserda-o. Também se apercebeu que o filho se tornou num monstro ainda pior depois de subir ao trono. Depois é rejeitado pela ‘mana’. Credo, após duas temporadas separados, custa-me mesmo vê-los juntos. Cersei não está a facilitar-lhe a vida, assim como Brienne. Ela continua a insistir que Sansa precisa de protecção – e eu concordo.

Norte & Muralha

Jon Snow é outro que continua a lidar com a morte do irmão. Não há nenhuma referência a Catelyn (e para quê?) mas eu senti a dor de Jon.

Agora que está recuperado dos ferimentos infrigidos por Ygritte, está na altura do jovem Snow enfrentar as consequências. Jon foi brutalmente sincero. Durante a sua estadia do outro lado da Muralha o seu coração ainda balançou. Porém, Jon é um homem honrado (o que me faz sempre lembrar Ned Stark) e voltou para a Patrulha.

Quanto às cenas dos Wildlings, só tenho a dizer que estou mesmo deserta que eles cheguem à Muralha. E também que aquela cena de canibalismo não me fascinou. Eu vejo The Walking Dead, já estou imune.

Riverlands

Na ressacada do massacre no Red Wedding, Arya vê-se sozinha, tendo apenas The Hound como companhia. E Sendor Clegane tem outros planos para ela: devolvê-la à sua tia Lysa Arryn. Eles deparam-se com vários soldados dos Lannister ao pé de uma estalagem e Arya reconhece Polliver, o homem que lhe roubou a espada que Jon lhe ofereceu, Needle.

A conversa entre The Hound e Polliver é tensa e mostra mais uma vez o poder dos Lannister. Contudo, eu não conseguia deixar de fitar Arya e para aquele olhar de vingança e de quem já não tem nada a perder.

The Hound: Fuck the King.

 No fim de contas, foi a filha mais nova de Ned e Catelyn Stark que teve a sua pequena dose de vingança. E eu aplaudi. Ela arrasou, recuperou a espada e ainda ganhou o seu cavalo. Veremos se ela chegará ao Vale de Arryn…

Slaver’s Bay

Já Daenerys Targaryen continua a sua viagem pelas Cidades Livres e desta vez o seu destino é conquistar Meereen e libertar os escravos, tal como fez em Yunkai e Astapor.

O seu exército aumentou consideravelmente. A pequena Dany assustada que foi vendida pelo irmão ao Khal já não existe. Dany percorreu um longo e doloroso caminho. Talvez tenha sido a personagem que mais evoluiu. E já me viram bem o tamanho daqueles dragões?! Holy moly!

Neste episódio é também a primeira vez que vimos os dragões virarem-se contra ela. Até agora, Drogon e companhia foram sempre amistosos com a sua mãe mas Ser Jorah tem razão. Os dragões são seres indomáveis. Daenerys ficou claramente assustada.

Não sei o que achar do novo Daario. Sempre achei que o outro actor era muito Ken mas ainda não vi o suficiente dele para tirar uma opinião concreta. Gostei, sim, da maneira como ele arranjou para chamar a atenção de Dany. Ao mesmo tempo que a seduzia (e ela, mesmo que disfarçadamente, não lhe ficou indiferente) avisou-a que ela precisava de conhecer a cultura da cidade para onde ia, precisava de conhecer as pessoas.

 

Os dados estão lançados e este episódio abre um sem número de acontecimentos. O casamento real vai ser, sem dúvida nenhuma, inesquecível. Estou desejosa de ver Oberyn fazer jus ao nome Red Viper. Dany vai ter muito com que se entreter entre conquistar a cidade e os seus queridos dragões. Já para não falar do ataque a Castle Black. Os Wildlings não estão para brincadeiras. Veremos, veremos.

A espera foi dolorosa e esta season premiere não desiludiu de todo. Os arcos funcionaram bem, os efeitos especiais estão fantásticos e as personagens novas arrasaram. Espero que continue assim! Cheira-me que vai ser uma temporada de muitas surpresas.

Nota: 8.7/10

Maria Sofia Santos

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos