Penny Dreadful – 01×01/01×02 – Night Work/Séance
| 24 Mai, 2014

Publicidade

Mais uma série se junta ao nosso rol! Penny Dreadful tem-se revelado um sucesso internacional! A demora pela apresentação da primeira review é muito simples: todos nós queríamos ter esta série a nosso cargo, mas apenas um a poderia fazer! Foi uma batalha, mas entre nódoas negras, queimaduras e outros ferimentos pouco graves, lá consegui eu ficar responsável por mais uma crítica semanal…

A série apresenta um elenco de luxo e um enredo fenomenal que inclui as grandes personagens da ficção britânica do século XIX: Victor Frankenstein, Drácula, Dorian Gray, são algumas das personagens que veremos no ecrã! Confesso que para além destes motivos, já sentia falta de uma série de horror bem feita!

Primeira cena em uma palavra: perfeita! Uma jovem mãe, acorda de noite e vai à casa de banho… Um monstro rebenta a janela e leva-a! A filha acorda com o barulho, vai até lá e grita! Na manhã seguinte a polícia encontra um cenário macabro – partes de corpos espalhados pelo chão e toda a divisão pintada de sangue! Todos pensam que Jack o estripador voltou à ação…

A misteriosa Vanessa Ives, que talvez seja médium, está numa apresentação teatral do pistoleiro libertino Ethan Chandler… Mais tarde vai ter com ele e propõe-lhe um negócio. Paga-lhe bem pelo uso da sua excelente pontaria num assunto noturno que não explica! Ele fica curioso, mas aceita!

Já de noite, Ethan encontra-se com Vanessa e Sir Malcom (um conhecido explorador africano) que volta a referir que ele não pode hesitar em disparar! Lá entram eles e aparecem os primeiros vampiros… Enquanto Ethan e Malcom ficam a lutar com estes, a destemida Vanessa corre a outra divisão onde estão dezenas de corpos mortos e começa a procurar uma jovem, mas quem ela procura não está lá… Entretanto a dupla masculina chega, dá-se o confronto com um vampiro antigo! Conclusão: a filha raptada de Malcom não se encontra naquele covil… Existe outro vampiro na cidade!

O nosso trio pega no cadáver e leva-o para autópsia, para tentar arranjar pistas sobre Mina (filha de Sir Malcom)… E quem vai fazer a autópsia? Victor Frankenstein! Mal ele olha o monstro fica fascinado, pega no bisturi e começa a cortar e encontra um exosqueleto com escrita hieroglífica…

Malcom e Vanessa vão ter com Ferdinand Lyle, um egiptologista excêntrico que indica que se trata de excertos do Livro dos Mortos e que apenas traduzirá o resto depois do casal ir à sua festa…

 Ethan vai então receber o seu pagamento e tem uma conversa interessante com Vanessa, unir-se-á ele à equipa de resgate de Mina?

Entretanto Frankenstein aceita o convite de Malcom e vai ter com ele à Sociedade de Exploradores… Irá ele também entrar na equipa? Quando ele regressa a casa, vai para o seu laboratório onde está a realizar uma experiência… Com os trovões os fusíveis “fritam” e o seu monstro ganha vida! A cena emocionante entre Frankenstein e o seu monstro está fenomenal! Excelente desempenho…

Voltamos a ver Vanessa no seu quarto desesperada a rezar, o seu crucifixo virado ao contrário (muito satânico para o meu gosto) e imensas aranhas! Que se passa com ela?

Nota: 9/10

pd 1x02 1

1 x02 – Séance

Se gostaram de ver o primeiro episódio, não podem perder o segundo!

Mais uma vez começamos com uma cena típica de terror: uma jovem prostituta (o braço representado na imagem pertence-lhe) está numa zona isolada à espera de clientes… Chega o responsável por acender os candeeiros e ela fica assustada! O senhor passa e, mais à frente, ele é assassinado, mas não vemos nada devido ao nevoeiro! A expressão de horror da jovem vai aumentado, até que é também assassinada! Jack o estripador voltou mesmo a Londres?

Ethan acorda ressacado junto do Porto… Vai até um bar e pede uma garrafa de whisky… Enquanto bebe surge outra personagem, Brona Croft, uma prostituta que padece de tuberculose (uma doença altamente contagiosa e muito comum naquele período)… Brona vai fazer uma sessão fotográfica a casa de Dorian Gray (para quem não sabe, Dorian é imortal, quem envelhece em sua vez é um retrato seu). Assim que Dorian se apercebe que Brona está doente fica fascinado! Segundo ele, não há nada mais erótico do que ter relações sexuais com uma moribunda… Quando Brona tosse sangue infetado na cara dele, Dorian delira de prazer!

Boa parte de episódio girou em torno de Frankenstein e Proteus (nome dado ao recém ressuscitado)… Proteus desenvolve-se rapidamente, embora tenha um comportamento algo infantil. A relação entre o criador e a criação não necessita de diálogos, os olhares, as expressões faciais dizem tudo! Quando Victor tem de sair, Proteus sente-se inseguro e triste porque tem de ficar sozinho… Mas, mais tarde vai ter uma surpresa: o seu criador vai levá-lo a passear! Inicialmente ele tem medo, mas depois sente-se maravilhado ao ver tudo e começa a lembrar-se da sua primeira vida!

Vanessa e Malcolm vão à combinada festa do extravagante Lyle… É aqui que Vanessa conhece Dorian e há uma “faísca” entre ambos! É aqui que são chamados para uma prova de coragem: uma sessão espírita! Madame Kali inicia a sessão, mas quem fica possuída é Vanessa! Ela conta os horrores que a filha de Malcom viveu em África! O explorador fez mesmo aquilo tudo, ou o espírito estava a exagerar? Esta cena da possessão foi fantástica e assustadora! O desempenho da atriz foi fenomenal!

No dia seguinte, Malcom vai ter com Lyle para obter as tão desejadas traduções… mas Lyle diz-lhe que esqueça o assunto pois vê representados os deuses Amon-Rá e Amonet! Que os dois deuses, embora cônjuges, nunca deveriam ser representados juntos, pois unidos podem levar ao fim do mundo (ou algo parecido)…

Por fim, Frankenstein e Proteus regressam a casa… Enquanto Proteus questiona o seu mestre sobre o que ele realmente é, surge um par de mãos que o rasgam a meio… O primeiro filho (leia-se criatura) de Victor regressou a casa!

Resumindo, o enredo e o desempenho das personagens têm sido extraordinários… Estou em pulgas pelos próximos episódios! A minha personagem preferida morreu! Volta Proteus!

Perguntas que deixo para o terceiro episódio:

– Afinal há relação de parentesco entre Vanessa e Malcom?

– Qual o segredo de Vanessa? Aquela possessão, mais as orações desesperadas e as aranhas a saírem do crucifixo foram muito estranhas!

– Porque é que o “primeiro filho” de Victor partiu? Não me parece nada simpático!

– Ethan esteve apagado este episódio… Afinal vai juntar-se ou não a Malcom e Vanessa?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos