Séries RTP na Comic Con Portugal: da nossa televisão para o Mundo
| 26 Mar, 2024

Publicidade

O Séries da TV assistiu ao painel de séries da RTP na Comic Con Portugal, onde foram reveladas ao mundo algumas novidades e informações em primeira mão. De notar, que no início do evento já tinha decorrido um painel de A Travessia, outra das novas séries do canal. Acompanha aqui o que descobrimos.

Moderado por Mário Augusto, este painel contou com os atores Margarida Vila-Nova, Laura Dutra, Helena Caldeira, Afonso Pimentel, assim como o diretor do canal, José Fragoso. Para além de uma agradável e animada conversa, foram apresentados trailers das três séries destacadas: a nova série Irreversível, a recém emitida Matilha e Operação Maré Negra, cuja 3.ª e última temporada está atualmente em exibição na RTP1.

Matilha abriu a sessão com o visionamento do trailer e com Margarida Vila-Nova a comentar que há 10 anos não haveria um diretor de um canal que apostasse numa série de ficção como esta. A principal diferença é a procura do mercado que leva a oportunidades para autores neste meio. Afonso Pimental, co-protagonista em conjunto com Margarida, na série, abordou a liberdade criativa que tiveram, que puderam dar as suas opiniões e ter realmente um impacto na narrativa.

A série, que foi selecionada para o Festival de Berlim em fevereiro, aborda um marginal lisboeta que tenta levar uma boa vida quando o crime lhe bate à porta e descobre que não é fácil sair dessa vida. A temporada de Matilha está toda disponível na RTP Play e na Prime Video. O facto de ser um spin-off de Sul, ofereceu um desafio adicional à série, ao trazer de volta personagens à vida, cinco anos depois, mas de forma natural e credível.

Lê também: Crítica do primeiro episódio de Matilha

Outra série destacada foi Irreversível, protagonizada por Laura Dutra e também Margarida Vila-Nova. Ainda não há muito que possa ser revelado, mas Laura partilhou o género: é um crime e a cada episódio descobre-se mais. Ao longo dos episódios vamos tendo ideias distintas e no final liga-se tudo. Laura interpreta Sara e não pode revelar muito, exceto que é uma personagem diferente de tudo o que ela fez até agora. A série dramática contou muito com o apoio do realizador, Bruno Gascon, tendo dado aos atores muita informação, até mesmo durante os silêncios da personagem e não só nos diálogos.

Internacionalmente, Irreversível, produzida pela Caracol Studios, foi escolhida para integrar a seleção do MIPDRAMA 2024, onde serão apresentadas as “10 Novas Séries Dramáticas mais aguardadas do ano pela MIPTV”, um dos “mais prestigiados eventos mundiais da indústria audiovisual”.

Por fim, mas não menos relevante, foi visualizado o trailer da 3.ª e última temporada de Operação Maré Negra, em emissão na RTP1 e disponível na totalidade na Prime Video em vários países internacionalmente. Este projeto foi inovador devido ao papel da Prime Video numa parceria portuguesa, espanhola e brasileira, tendo conseguido chegar a um grande número de pessoas a nível mundial.

Operação Maré Negra começa a sua história em novembro de 2019, quando um submergível artesanal atravessa o Oceano Atlântico com três toneladas de cocaína. Lá dentro, três homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial.

Créditos da imagem: Inês Salvado (Séries da TV)

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos