Matilha – 01×01 – Episódio 1
| 29 Jan, 2024
7.55

Publicidade

Já estreou na RTP1 a nova série policial Matilha, que também se encontra disponível na RTP Play e Prime Video. A série nasce como sequela de Sul (2019) e tem como protagonistas os personagens Matilha (Afonso Pimentel) e Mafalda (Margarida Vila-Nova).

Eu sou um pouco suspeita, já que tenho uma certa inclinação para séries do género dramático e policial, mas são poucos os policiais portugueses – ou pelo menos os bons. Por isso, sempre que surge um novo projeto com potencial técnico, com um excelente elenco, excelentes personagens e o que parece ser um ótimo enredo, é motivo de entusiasmo.

Como o próprio título indica, a narrativa gira em torno de Matilha, um marginal lisboeta que tenta construir uma vida honesta com Mafalda, a namorada, mas com dificuldade em manter o emprego. Ainda que com boas intenções, deixa-se levar, novamente, pela vida de crime, da qual será difícil escapar. Assim se inicia o enredo de uma história que tem muito por responder.

O primeiro episódio deixa desde logo muitas pontas soltas por resolver que alimentam o interesse do espectador e o fazem questionar as personagens e ter vontade de as conhecer melhor. Não demora muito para sentirmos empatia por estas personagens, com problemas reais.

Como qualquer série de crime, há um clima hostil que habita o universo da narrativa, o que provoca uma constante desconfiança e um certo desconforto sobre alguns dos personagens.

A série não tem nenhum fator que a distinga enormemente de outras, é a clássica narrativa policial e isso basta. Por vezes, jogar seguro e apostar numa narrativa sólida e num bom elenco é suficiente para o sucesso de uma série. Para os amantes de crime, Matilha não irá certamente desiludir.

É possível assistir a série às segundas-feiras, às 21h, na RTP1.

Créditos da imagem: Arquipélago Filmes
Matilha - 01×01 - Episódio 1
7.55
8
Interpretação
8
Argumento
7
Realização
6.5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos