Sul – 01×01 – Episódio 1
| 24 Ago, 2020

Publicidade

Após a sua transmissão em setembro de 2019 no canal português RTP1 e na plataforma RTP Play, Sul chega agora ao serviço de streaming HBO Portugal, tornando-se a mais recente série portuguesa a ingressar o leque de conteúdos disponibilizados pelo serviço.

Realizada por Ivo M. Ferreira, Sul é uma coautoria de Edgar Medina e Guilherme Mendonça, tendo estes criado o argumento em conjunto com Rui Cardoso Martins. A série apresenta-se como um policial, retratando a crise económica e financeira vivida em Portugal na passada década e o modo como esta afetou a vivência do povo português.

Neste primeiro episódio de Sul, o calor de julho abate-se sobre Lisboa quando Humberto (Adriano Luz), um inspetor da Polícia Judiciária, é chamado a investigar o aparecimento do cadáver de uma mulher no cais da Rocha do Conde de Óbidos. Esta morte não é isolada, fazendo parte de um conjunto de óbitos que têm vindo a gerar medo e inquietação junto da população.

A par destes acontecimentos, Sul revive também episódios históricos que decorreram durante este período de austeridade, desde a apresentação da demissão de Vítor Gaspar à saída “irrevogável” de Paulo Portas – uma verdadeira bomba que abalou o Governo de Passos Coelho em 2013.

O elenco da série é composto ainda por nomes como Jani Zhao, que interpreta Alice, parceira de trabalho de Humberto e, em muitos aspetos, o seu oposto. Afonso Pimentel dá vida a Matilha, um criminoso ocasional que vive num bairro popular com Mafalda (Margarida Vila-Nova), a sua namorada. Já Ivo Canelas interpreta Santoro, pastor numa igreja evangélica, enquanto José Raposo encarna Veríssimo, um faz-tudo no mundo do crime.

Aquilo que, pessoalmente, me chamou mais à atenção em Sul foi a sua estética negra, muito reminiscente deste género televisivo e cinematográfico, que torna a série bastante apelativa de um ponto de vista visual e transporta de imediato a audiência para este seu contexto.

Apesar do seu argumento bastante adaptado ao contexto português, representativo da época em questão, vi-me estranhamente interessada no enredo de Sul (e aqui uso o termo “estranhamente”, uma vez que, conforme mencionei em reviews anteriores, não sou a mais ávida consumidora de televisão nacional). Não há nada como um bom mistério para aguçar o interesse dos espectadores e Sul faz um bom trabalho em prender desde logo a atenção da sua audiência.

Deixo-vos, assim, com esta review do primeiro episódio de Sul. No geral, e tendo por base apenas este episódio inicial, trata-se de uma produção bem executada que certamente recomendaria a qualquer fã deste género.

Sul conta com um total de dez episódios, disponíveis a partir de hoje na HBO Portugal.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos