Morangos com Açúcar: Visita ao Set de Filmagens

Publicidade

Na passada segunda-feira, 15, a convite da Prime Video fomos visitar o novo Colégio da Barra (Escola Secundária Sebastião e Silva) para conversar um pouco com os atores e, adicionalmente, assistimos um pouco às filmagens da nova série de Morangos com Açúcar. A visita começou por volta das 15h15, sendo que fomos levados para um corredor da escola (que continua com aulas, apesar das gravações) encerrado para a preparação do elenco (troca de figurino e maquilhagem), onde pudemos falar com alguns atores. Margarida Corceiro (Quero é Viver) , Madalena Aragão (Para Sempre) e Vicente Gil (Glória) serão os protagonistas deste reboot (ao contrário do esperado, esta não será a 10.ª temporada).

Assim que entrámos, tivemos o privilégio de conhecer Mafalda Peres (selecionada a partir do casting público), que se mostrou entusiasmada por participar no projeto, principalmente por ser fã dos Morangos com Açúcar originais. Quando questionada sobre com qual moranguito já confirmado no elenco (Vitor Fonseca “Cifrão”, Tiago Castro, Rita Pereira, Pedro Teixeira e Diana Barradas) se sentia mais entusiasmada por trabalhar, afirmou que está entusiasmada por trabalhar com todos, mas principalmente com Rita Pereira, que será a sua mãe. Em relação à personagem de Mafalda, sabemos que se irá chamar Pipa e é a única filha de Soraia, bem como uma das amigas de Gabi (Margarida Corceiro). É descrita como uma rapariga pouco esperta, trapalhona e insegura e que imita em tudo Gabi. Após conversarmos com Mafalda, houve a oportunidade de falar com Beatriz Frazão, Rui Pedro Silva e António Van Zeller.

Após estas primeiras conversas, fomos levados para o exterior, onde foi possível conversar com Cíntia Semedo, Rita Guerner, Margarida Corceiro, Vicente Gil, entre outros.

Ao chegar ao exterior, fomos então apresentados a Cíntia Semedo, uma jovem de 20 anos que veio do Algarve para o casting público que se realizou na FIL e que deu a 2000 jovens, entre os 18 e os 22 anos, a oportunidade de tentarem um papel neste projeto. Esteve na fila desde as 6h30 e só recebeu o número de candidata às 13h. Em relação à forma como recebeu a notícia, Cíntia revelou que na altura estava numa aula de Antropologia (estava a tirar a licenciatura em Animação Sociocultural, que neste momento terá de ficar em pausa) e teve de sair para atender a chamada, estando calma na altura (contrariamente às amigas, que já tinham percebido do que se tratava). Em relação à sua personagem, Cíntia não nos revelou muito, para além de que é uma jovem cabo-verdiana e que o seu pai é empresário.

Após esta conversa com Cíntia, assistimos à gravação de um pequeno take, na cantina da escola, que não nos revelou nada da história. Uma vez que era apenas uma cena dos alunos a andarem no refeitório.

De seguida, voltámos ao exterior, onde se voltou a conversar com os atores que nos eram apresentados pela equipa de produção à medida que iam tendo intervalos e, no meio destas entrevistas, falámos com Gonçalo Braga, que deixou como conselho para quem tem interesse em ser ator, seguir a página de Instagram CastingPlanet, que organiza todas as oportunidades disponíveis em Portugal, e o site CoffeePaste, que oferece diversas oportunidades, desde workshops a castings. Até ao final da tarde, ainda tivemos a oportunidade de falar com Vicente Gil que, tal como os seus colegas, mostrou estar entusiasmado com este projeto (principalmente pelo impacto que os Morangos com Açúcar tiveram nos jovens portugueses, tendo-se tornado parte da cultura do país) e fala-nos um pouco da sua personagem.

Vicente dará vida a Miguel Navarro, filho de Simão Navarro, e adora surf, tendo como objetivo seguir carreira dentro deste desporto, sendo que este assunto é razão de desacordos com o pai. Em relação ao surf, Vicente afirma que nunca tinha experimentado e até tinha um certo receio de ter medo ou odiar, mas que o surpreendeu pela positiva e que agora acha que já percebe um pouco do entusiasmo dos surfistas em relação a este desporto.

As últimas duas pessoas com quem tivemos a oportunidade de falar são a já conhecida Margarida Corceiro e a novata Rita Guerner. Margarida iniciou a entrevista super animada e revelou-nos apenas aquilo que lhe foi permitido, afirmando que a sua personagem se chama Gabriela (Gabi) e que será a má da fita, a rapariga popular do Colégio da Barra, com uma personalidade ao estilo da infame popstar Mónica, da 3.ª temporada. Gabi é descrita por Margarida como uma rapariga que ambiciona ser influencer, mas que transparece uma confiante superior à que realmente possui. Margarida afirma ainda que esta personagem lhe dá muito trabalho, principalmente pela personalidade e modo de ser e estar totalmente diferente da sua. A atriz recordou ainda uns dias de filmagem em que a sua personagem diz coisas menos simpáticas à personagem de Madalena e após o fim do take começou a pedir desculpa a Madalena, detalhe este que a mesma admite já se ter tornado normal e estar constantemente a pedir desculpa a todos devido aos atos da sua personagem. Margarida, ao longo da entrevista, revela que sempre pensou na possibilidade e desejo de participar nos Morangos com Açúcar caso um dia regressassem.

Por último, falámos com a Rita Guerner de 18 anos. Tal como Cíntia e Mafalda, foi selecionada através do casting público. Rita tem formação em ballet e dança contemporânea e estava até ao momento a tirar produção e direção na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). Durante a entrevista, Rita afirmou que na altura em que recebeu a notícia estava muito nervosa e ansiosa, estando, à semelhança de Cíntia, numa aula quando recebeu a chamada. O entusiasmo de ter sido aceite foi tanto que afirma que, não sabe bem como, que perdeu o acesso à sua conta de Instagram. Após ter sido selecionada para participar neste projeto, Rita veio de Vila Nova de Gaia e foi acolhida por uma família, o que afirma ter sido uma sorte, uma vez que tem sido essencial para a sua integração, tal como os colegas que a têm ajudado. Em relação à personagem, Rita irá interpretar Emília, que é uma das amigas de Gabi. Apesar de não estar explícito na história da personagem, é assumido que vem do Norte e, como tal, Rita não necessita de eliminar por completo o seu sotaque.

Após esta última entrevista, tivemos o prazer de assistir à gravação de mais uma cena no refeitório, desta vez uma pequena em que era revelado um detalhe importante sobre a mãe da personagem de Vitoria Oliver.

Desta forma, foi concluída a visita ao set. Apesar de não nos ter sido possível obter detalhes sobre a história, conseguimos saber um pouco sobre as personagens e conhecer alguns membros do elenco que se mostraram entusiasmados e com certezas de que as pessoas irão ficar surpreendidas com a série e que a receção da mesma será positiva. Quanto ao enredo, teremos de esperar pelo último trimestre do ano para descobrir, sabendo apenas que, segundo o elenco, isto não é os Morangos com Açúcar de há 20 anos e que será completamente diferente.

Imagens cedidas pela Prime Video.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos