Vanda | A Viúva Negra – 01×01 – Episódio 1
| 27 Mar, 2022
6.31

Publicidade

No passado dia 24 de março, estreou na plataforma de streaming OPTO uma nova série portuguesa protagonizada por Gabriela Barros, Vanda | A Viúva Negra. A trama centra-se na história verídica de uma mulher que cometeu 12 assaltos.

É num cenário típico português de 2011 que conhecemos Vanda, uma mulher trabalhadora, humilde, fiel, determinada e confiante que faz tudo pelos filhos, mas que passa por diversas dificuldades na vida. Vive com o marido e dois filhos, um rapaz e uma rapariga, e tem um salão de cabeleireira. Desde o inicio que nos apercebemos que Vanda tem pouco dinheiro, mas à medida que o episódio avança, vemos este problema agravar-se ainda mais. A descoberta da traição por parte do marido deixa a nossa protagonista aluada e num estado de profunda dor. Estado este bastante bem representado, não só pela atriz, mas também através de efeitos sonoros e visuais. Mas não é esta a única descoberta que faz. Chega também à conclusão de que tem dívidas de grandes quantias, provocadas pelo marido, que não pagou os impostos. Mário (João Baptista) é tóxico, abusivo, manipulador, mentiroso, machista e infantil. Vanda sai de casa enquanto entra numa situação de desespero aos níveis financeiro e emocional que a leva a tomar medidas e ações pouco legais e pouco convencionais. Conhecemos ainda, de uma forma mais superficial, os dois filhos de Vanda, Gabriela (Mariana Cardoso) e Jorge (Santiago André), e as suas empregadas do cabeleireiro, sendo uma delas bastante sua amiga, Mónica (Isabél Zuaa).

Neste primeiro episódio de 50 minutos de Vanda vemos abordadas temáticas como relações tóxicas e abusivas, assédio sexual, o choque emocional e o crime. O piloto cumpre bastante bem a função de nos apresentar as personagens e de fazer chegar ao espectador todo o contexto que levou Vanda a entrar no mundo do crime. Inicia-se com uma cena de forte carga emocional, a que iremos regressar mais tarde, para depois nos levar ao passado para que o espectador perceba o que levou a nossa protagonista àquela situação. Ao nível técnico, são de destacar os efeitos visuais e sonoros transmissores do drama, desespero e medo em que Vanda vive. Ao nível musical, está presente música do tempo da ação.

Pretendo continuar a ver a série e recomendo este melodrama que, não sendo dos melhores exemplares, continua a ser uma boa forma de descobrir a boa ficção portuguesa que tem sido produzida nos últimos tempos e que tem ganhado cada vez mais fama. Para já, apenas se encontra disponível o episódio piloto, sendo que os restantes sete irão estrear semanalmente à sexta-feira.

Inês Rodrigues

*Os créditos da imagem pertencem à SPi.
6.31
6.8
Interpretação
6.1
Argumento
6.5
Realização
4.9
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos