Krypton – 01×06 – Civil Wars
| 29 Abr, 2018

Publicidade

[Contém spoilers]

Eternal Damnation

Krypton atinge finalmente esta semana uma nota que a torna digna de curiosidade para todos os fãs de comics e super-heróis. Apesar de algumas falhas permanecerem, a constante subida da qualidade é sem dúvida uma boa notícia.

Os grandes destaques desta semana foram tanto os twists como o grande desenvolvimento da maioria das personagens da série. A forma como a história foi apresentada quase que parecia que estávamos a lê-la das tiras de uma banda desenhada.

Apesar de ter havido espaço para entusiasmo com Jayna, Nyssa e Daron Vex, Adam Strange, Brainiac e até mesmo Oda, as medalhas para melhores evoluções de personagens vão para Seg-El, General Zod e Dev-Em.

Seg-El finalmente escolhe um lado e apoia-o com fortes e sentidos argumentos, transmitindo um carisma e uma aura como ainda não tínhamos visto. É fácil percebermos o porquê de Seg ter escolhido o lado de Zod e no lugar dele provavelmente teria feito o mesmo. O legado de um neto que ainda não existe contra as vidas de todos aqueles que conhecemos é uma matemática fácil de fazer. Sem falar que a falta de informação de Adam Strange não inspira nenhuma confiança, apesar de ter vindo agitar a narrativa e reformular tudo aquilo que pensávamos que ia acontecer. Irá Kandor sobreviver? Queremos nós que Brainiac falhe? E será então o General Zod a ameaça que Strange veio deter?

General Zod é-nos apresentado não como o vilão, mas mais como um herói kryptoninano, que é uma faceta que vemos muito menos vezes. Para além da inerente honra ligada à casa Zod, esta é uma personagem que não vê limites no que toca a proteger a herança e o destino do seu povo.

Dev-Em tem aparecido apenas momentaneamente em alguns episódios, mais como uma ligação a Lyta do que como uma personagem em si. No entanto, esta semana mostra alguma da sua garra e das morais que o movem. Apesar da narrativa do golpe político ter sido um pouco menos interessante do que a dos Zods e dos cythonnites, mesmo assim consegue captar a nossa atenção com a completa instabilidade que se sente na cidade e com a ligação a Brainiac.

Não aparentando seguir a linha de Man of Steel (já que o General Zod está vivo) percebe-se a adaptação de alguns elementos do filme que ajudam o público a simpatizar com “território” conhecido. Brainiac partilha algumas semelhanças com a narrativa seguida pelo escritor Geoff Johns, o que é um ótimo indicador. Uma criatura tão antiga e poderosa como Brainiac é muitas vezes difícil de retratar de forma interessante, mas neste episódio vemos uma vertente de um ser com uma curiosidade quase infantil, mas sedento de poder e obediência. A sua interação com Oda ao longo do episódio foi bastante cativante e a escolha de Blake Ritson (Da Vinci’s Demons) como ator foi excelente. E o que dizer de Doomsday? Aparecendo apenas durante uns segundos, esta personificação impressionou muito mais do que a tentativa no filme Batman v Superman: Dawn of Justice. Foi um toque muito bem pensado de o General Zod ter considerado esta criatura para deter Brainiac, mas ainda bem que, pelo menos por enquanto, não tivemos a libertação deste monstro, que acho que viria sobrecarregar a série com vilões icónicos do Superman e levar a uma competição pelos holofotes.

Para além da fluidez entre cenas ter espaço para melhoramento, algo a apontar no lado negativo são as cenas de ação que precisam de facto de ser melhoradas.

Com apenas um mês a faltar até ao season finale, “Transformation” promete elevar a excitação até ao culminar da luta por Kandor. Até lá, são “Us vs. Em”!

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

tales of the empire star wars poster disney

Recomendamos