The 100 – 02×08 – Spacewalker (Mid-season finale)
| 21 Dez, 2014

Publicidade

The 100 – 2×08 – Spacewalker

The 100 – 2×08 – Spacewalker

Contém SPOILERS!

OMG! A CW anda a superar as expetativas daqueles que são fãs das suas séries e até dos que dizem que ninguém dos elencos principais da emissora morre… Este é o 2º mid-season finale do canal em que morrem personagens do elenco central e que nos deixaram completamente de rastos. É verdade que demorei mais que o habitual para escrever esta análise, pois necessitei de algum tempo para acalmar o turbilhão que percorre a minha mente! Depois da morte de Oliver na série vizinha, não contava com outro fim trágico!

Sinteticamente, posso mencionar que o enredo deste episódio se centrou em algo aparentemente simples e linear: proteger Finn da justiça dos grounders! Não fosse a pesada carga emotiva do mid-season finale de The 100, esta review terminaria por aqui. É bem verdade que o guião estava tão intenso que nem tempo houve para ir ver como estavam os nossos 47 prisioneiros em Mount Weather.

Que Raven tem uma dependência por Finn, já era do nosso conhecimento… mas ainda não conhecíamos os contornos desta relação. Além da relação que estes dois tinham na estação Ark, mais nada sabíamos, pelo menos até este episódio. Num conjunto de flashbacks focados na história deste casal, descobrimos que Finn, embora tenha entrado ultimamente numa espiral destrutiva, é um dos principais heróis da trama. Ele e Raven eram uma família lá no espaço, Finn protegeu-a e incentivou-a a lutar pelos seus sonhos! Mas o grande problema é que ela chumbou os exames físicos para se tornar mecânica. Com a eliminação do sonho de voar no exterior da estação, Raven vai abaixo, mas Finn consegue, em segredo, que isto aconteça! Já de regresso à estação Ark, as portas do espaço fecham-se definitivamente para Raven, mas surge um problema mecânico e a nave perde três meses do precioso oxigénio. Sem alternativa, Finn que é menor, voluntaria-se para substituir a namorada e vai preso… já que ela seria automaticamente executada. Eis o porquê de Raven querer salvar Finn a todo o custo, pois ela deve-lhe a sua vida.

Quando Clarke chega ao Camp Jaha com a fatídica notícia, são muitos os que querem entregar o spacewalker (nome dado a Finn aquando da perda do oxigénio devido ao passeio espacial secreto de Raven) à justiça dos grounders. Apercebendo-se que a situação está por um fio, os jovens fogem com Finn para a sua nave para o tentarem proteger! Mas este acaba por enganar os amigos e entrega-se aos guerreiros grounders que cercavam o local.

Quem também misteriosamente volta ao Camp Jaha é Kane… o ex-chancellor regressa com uma potencial solução para a segurança do grupo: julgarem Finn e “rezarem” para que os grounders aceitem a pena proposta pelo povo do céu. Quem está mal-humorado é Jaha que não gosta de estar preso e muito menos de ser contrariado. Por seu lado, Abby demonstrou novamente que não está para brincadeiras e que o caminho indicado pelos jovens é a melhor alternativa para o povo do céu.

Já nos momentos finais, os grounders queres fazer o julgamento de Finn (diria tortura), em frente ao Camp Jaha, para que todos observem que enganá-los não é uma opção. Para tentar remediar a situação, Clarke vai até Lexa e tenta trocar de lugar com Finn. Mas, como a chefe do grupo se mostra irredutível, Clarke vai junto de Finn para se despedir e confessa-lhe que também o ama… julguei que ela nunca iria retribuir o “i love you” dos minutos iniciais! Então, para que o seu amor não sofra as barbaridades dos grounders, Clarke beija-o enquanto o mata! Quando os grounders se apercebem que não terão o seu tão esperado julgamento iniciam uma rebelião, mas são imediatamente parados por Lexa, pois a sua vingança já está feita. Quem fica em choque é Raven quando vê o seu amigo, amado e salvador, morto!

O episódio terminou com esta grande cena… teremos de esperar até 21 de Janeiro para ver como terminar esta situação para Clarke, se será libertada ou se será castigada por ter infringido uma das mais sagradas leis dos grounders. Embora me pareça que estamos a um episódio da aliança com os grounders, ainda temos Indra que quer sangue, vingança e o cargo de Lexa!

Questões em análise:

  • Qual a reação de Raven quando Clarke voltar ao Camp Jaha? Perdoá-la-á por ter morto Finn?
  • Teremos a tão esperada aliança entre o povo do céu e os grounders? Ou Lexa será destituída e a implacável Indra subirá ao poder?
  • Jaha será libertado… voltará a ser chancellor? Ou o povo do céu não deixará Abby abdicar do posto? Pois é, ela conseguir dialogar e criar os meios para uma aliança poderosa!
  • Como estará Clarke após ter morto o seu amor? É o início oficial de Bellarke?
  • Teremos a marcha dos dois povos contra Mount Weather? E que andam Jasper e Monty a tramar no bunker de Dante?

Nota: 9.5/10

Rui André Pereira

Adeus Finn…

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos