Intelligence – 01×01 – Episode 1
| 18 Jul, 2020

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Peacock, o novo serviço de streaming lançado na quarta-feira (dia 15 de julho), estreou com apenas três séries, duas delas britânicas, The Capture e Intelligence. Ambas são histórias de advertência sobre os serviços de inteligência britânicos. Mas é sobre a segunda que vos quero falar hoje.

Intelligence é uma série de comédia com episódios fugazes de 20 e poucos minutos cada, e que contém no seu elenco nomes como Nick Mohammed, Janes Stanness, Sylvestra Le Touzel e… David Schwimmer. Sim, leste bem, o eterno Ross de Friends. Desde 2004 que não se via Schwimmer a protagonizar uma comédia e posso-vos dizer que mesmo com este tempo todo passado sem meter as mãos na massa ele continua com bastante para nos dar e fazer rir. Para mim foi uma aposta ganha incluí-lo entre os eleitos para esta comédia e não se pode culpar a Peacock por querer uma comédia que contenha David Schwimmer entre os seus nomes. Só ele já é motivo para muita gente assistir a esta série.

Mas falemos então da série e, mais propriamente, do seu primeiro episódio. Schwimmer interpreta aqui Jerry Bernstein, um agente da NSA que é designado para aterrar em Londres sobre circunstâncias suspeitas para servir como elo de ligação com a unidade de crimes cibernéticos britânica (GCHQ).

Jerry é impetuoso, rude e arrogante, exatamente como esperamos numa comédia de peixe fora de água sobre as relações anglo-americanas e isto faz com que o choque com a diretora séria e sem expressão Christine (Sylvestra Le Touzel) seja demasiado grande e engraçado de se ver. Com tudo isto a acontecer, algumas perguntas surgem. O novo trabalho de Jerry é uma promoção? Uma punição? Será que ele tem um motivo oculto? Talvez o saibamos mais tarde… Por fim, atuando como o personagem mais desajeitado e pateta, encontra-se Joseph Harrison, um analista júnior da empresa que percorre todas as situações e olha para Jerry como um ídolo seu.

Foi um primeiro episódio fácil de passar, mas nem sempre as piadas atingiram, pelo menos para mim, todo o seu potencial. No entanto, mesmo quando a história e o humor nem sempre atingiram as tais notas certas, são os personagens que permanecem firmes e carismáticos. Intelligence tem uma variedade muito boa de personagens e isso também ajuda a que se goste da série.

Intelligence não parece ser a comédia mais inteligente do ano, mas teve risadas suficientes para dar vontade de dar uma vista de olhos no resto da temporada. Para mim, mais uma vez os ingleses mostraram o seu à vontade em fazerem séries de comédia restringidas ao local de trabalho. E mais uma vez o resultado é, no mínimo, agradável.

No entanto, e contrariamente ao que eu estava à espera, um dos pontos negativos é o quão pouco Intelligence tem a dizer sobre segurança nacional ou crimes cibernéticos, mesmo sendo esta uma série sobre isso. Pelo menos foi o que me pareceu neste primeiro episódio. Havendo também por vezes piadas demasiado exageradas e forçadas e que por isso acabam por não ter o efeito desejado.

Embora o primeiro episódio de Intelligence pudesse, para mim, ter sido mais engraçado, Mohammed, Schwimmer e o resto do elenco fazem um trabalho tão forte em incorporar os seus personagens que acho que também vale a pena fazer o ‘esforço’ para ver que rumo esta série vai tomar. Certamente fizeram algo bem, pois uma segunda temporada já está confirmada!

Filipe Tavares

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos