Still Star-Crossed – 01×01 – In Fair Verona, Where We Lay Our Scene (Pilot)
| 04 Jun, 2017

Publicidade

Still Star-Crossed  é a nova aposta da ABC que nos traz mais uma vez à dor e à tragédia de uma série com o dedo e patrocínio de Shonda Rhimes. E em que mais é que lhe faltava envolver-se, senão muma história dramática entre Montagues e Capulets (por nós conhecidos como Montéquio e Capuleto), que não são Romeu nem Julieta, que por sua vez só aparecem no início da série?

Esta série traz-nos o pós-Romeu e Julieta de Shakespeare, que apenas aparecem vivos nos primeiros vinte minutos da série para introduzirem as suas famílias, que vivem em Verona: Lord Montague, pai de Romeo, e guardião de mais dois herdeiros, incluindo Benvolio Montague, que acaba por ter um papel importante na série; Lord Capulet, Lady Capulet, pais de Juliet e guardiões das primas de Juliet – Rosalinde e Lyvia; Prince Escalus, o homem encarregue de manter a paz em Verona; Friar Lawrence, padroeiro do casamento inicial de Romeu e Julieta, e muitos mais personagens intrínsecos à história.

Qualquer um de nós tem o mínimo de conhecimento da história shakespeareana: Romeu e Julieta são de famílias inimigas, apaixonam-se e morrem para ficarem juntos. Bom, mais ou menos isso.

Parece que um Capuleto desnecessário qualquer mata um dos primos de Romeu, que após se ter casado com Julieta, com Rosalinde e Benvolio como testemunhas (que desde cedo têm uma faísca tensa…), tinha decidido não atuar contra os Capuleto, mas que após esta atitude simplesmente mata este senhor tonto. E começa, assim, uma revolução entre Capuletos e Montéquios, de novo.

Entretanto, Julieta descobre que o seu pai está a tentar casá-la com o Lord qualquer de uma cidade vizinha de Verona, Mantua, e decide pedir a ajuda de Friar para fingir a sua morte. Friar dá-lhe uma poção que permite fingir a morte desde que tomada em dose regrada. Romeu chega para fazer o luto da sua mulher e encontra o Conde Paris, que descobre, antes de Romeu o esfaquear, que Romeu e Julieta estavam casados. Azar dos azares, quando Romeu vai vê-la, decide matar-se com essa mesma poção porque o amor é demasiado grande para viver sem ela e Julieta acorda para ver o seu homem morto e decide fazer o mesmo.

E assim começa Still Star-Crossed. O desacato entre duas famílias ecoa nas ruas; cada um deles preocupado consigo e pouco com os outros. Verona está caótica e Escalus tenta manter a calma, sabendo que Verona corre o risco de ser tomada por cidades vizinhas caso não se organize.

Rosalinde, prima de Julieta e muito chegada à mesma, está confrontada com a decisão de sair de Verona quando é chamada ao palácio. Não temos a certeza se esta será a personagem principal da série, uma vez que os eternos apaixonados saem de cena, mas assim parece. Quando Rosalinde está para sair é chamada ao palácio de Escalus, quando se apercebe que lá estão cada representante das famílias em atrito. Escalus quer casá-la com Benvolio Montague, Rosalinde recusa-se e foge da sala do príncipe.

Neste momento, Escalus recorda-se de quando, tal como Romeu fez a Julieta, ficava à beira da varanda de Rosalinde, fazia declarações de amor e promessas de ‘para sempre’. E segue atrás de Rosalinde.

Antes de Escalus chegar a Rosalinde, vemos o Conde Paris, que afinal sobreviveu ao ataque de Romeu, com a Lady Capulet numa salinha resguardada quando Lyvia os encontra e se oferece para ajudar a recuperar Conde Paris. Será que ele vai abrir a boca sobre o facto de Romeu e Julieta terem casado?

A série termina com um beijo apaixonado entre Rosalinde e Escalus, presenciado pelo escondido Benvolio Montague que estava para casar com Rosalinde.

Still Star-Crossed: quando Romeu e Julieta se mataram, o que aconteceu a quem ficou para apanhar os cacos?

É uma série com grande promessa. A construção está fantástica e a equipa de realização e produção tem a capacidade de evitar que seja só mais uma cópia barata de outras tantas obras feitas em torno da obra shakespeareana. Resta saber se a história dos Capulet e Montague tem tanto para desenvolver quando Shonda gosta de dar às suas séries, mas pelo menos a intriga está criada, o drama de amor está lançado, o interesse no desenvolvimento desta série está criado.

E sim, eu vou cometer a loucura de ver uma série com o patrocínio de Shonda Rhimes.

Joana Henriques Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos