Edha – 01×01 – The Mark of Revenge (Piloto)
| 21 Mar, 2018

Publicidade

Edha estreia-se como a primeira série argentina na Netflix, a qual parece estar cada vez mais a entrar no caminho da produção local! A 1.ª temporada desta nova aposta conta com 10 episódios.

Começamos por conhecer Edha, estilista e narradora voz-off da série, o que desde o início me incomodou um pouco. Não sou a maior fã de voz-off, principalmente quando servem para contar a história, em vez de me mostrarem. Além disso, é dita num tom bastante monótono.

Mesmo assim, descobrimos que a mãe de Edha, Inés, foi também estilista e foi uma das suas grandes inspirações. Conhecemos também a filha de Edha, prestes a desfilar com as roupas da mãe pela primeira vez. Percebemos rapidamente que estas duas pessoas são bastante importantes para Edha, que com o resto das pessoas aparenta ser fria e ríspida.

Após sermos apresentados a todo o glamour de um desfile conceituado, a série leva-nos para uma sweatshop, um armazém escuro, onde vemos claramente trabalhadores explorados. Com mesas minúsculas, com apenas uma máquina de costura em cima e uma ventoinha que mal funciona, trabalhadores com ar miserável suam enquanto continuam mecanicamente a costurar. Pretende mostrar claramente o outro lado, o lado negro, da moda.

A série teve demasiados momentos novela para mim: uma rapariga que trai o namorado com o seu irmão, uma amiga da mãe de Edha que se suicida em público e de propósito para que Edha esteja presente, o pai que não pode ver a filha, etc. O episódio acaba com uma explosão da fábrica clandestina, sobre a qual descobrimos que Edha não fazia a mínima ideia que as suas roupas eram feitas daquela maneira. Achei esta última parte bastante interessante, porque retrata bem a distância entre os grandes criadores de moda, o topo da pirâmide, digamos, e quem faz o trabalho manual e em que condições isto acontece.

Como já devem ter percebido, o episódio não foi para mim. Foi medíocre, com atuações também medíocres e um argumento demasiado dramático. Achei que ia ter potencial nos primeiros 10 minutos e a meio do episódio já tinha perdido o interesse completo. Aplaudo, no entanto, a Netflix por estas apostas mais arriscadas, mas que se desviam das tradicionais séries americanas. Mais, por favor!

Ana Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos