Black Lightning – 01×01 – The Resurrection
| 17 Jan, 2018

Publicidade

Contém Spoilers!!

No mundo dos comics, Black Lightning teve um grande impacto por ter sido o primeiro super-herói negro e agora tem a sua estreia no mundo das séries. Uma coisa é certa desde o início, não se trata de uma série idêntica às do Arrowverse. 

Jefferson Pierce é diretor da melhor escola de Freeland, pai de duas raparigas bem sucedidas e super-herói reformado depois de isso ter acabado com o seu casamento. Cedo descobrimos um pouco dos seus poderes, quando é mandado parar pela polícia apenas por ser negro e estarem à procura de um assaltante que era da mesma raça; Jefferson fica irritado e absorve a eletricidade à sua volta. No entanto só muito mais tarde é que utiliza os seus poderes na totalidade, depois de a sua filha mais nova ter ido sair ao clube mais perigoso de Freeland.

Neste clube conhece um rapaz, Will, que acaba por envolvê-la sem querer numa dívida antiga sua que iria começar a ser paga com a prostituição de Anissa, a filha de Jefferson. Este aparece pouco depois utilizando os seus poderes para deixar tudo às escuras e conseguir salvar a filha sem a deixar perceber quem era. Acaba ferido e no processo conhecemos o ajudante que todos os heróis precisam de ter, o seu próprio “Alfred”, Peter Gambi, um alfaiate que o ajuda quando este está ferido e que cria os fatos para Black Lightning.

Will regressa à escola no dia seguinte para tentar falar com Anissa, acabando por escalar o conflito, levando ao rapto desta e da sua irmã. Desesperado, Jefferson regressa à sua antiga pele de Black Lightning para resgatar as filhas, utilizando um fato novo e mais moderno. Conseguimos ver um pouco da sua mestria a utilizar a eletricidade a seu favor, enquanto derrota facilmente Will e resgata as filhas incólumes. O seu regresso não ficará por aqui, uma vez que Tobias Whale, o homem por detrás da criminalidade em Freeland, ainda está à solta e à sua procura. No entanto, pelo final do episódio é possível que Jefferson tenha uma super ajuda nesta sua luta!

A história é bastante interessante e em vez de ser mais uma série da CW e da DC a seguir aquele esquema habitual do Arrowverse e possivelmente a potenciar que nos fartássemos ainda mais destas séries, somos presenteados com uma série mais ao estilo da Marvel, uma história de 13 episódios em que toda vai ser sobre uma única narrativa em vez de ter um caso diferente todas as semanas. Pela óbvia semelhança do ambiente sócio-cultural, a comparação mais semelhante é com Luke Cage e tenho a dizer que achei este episódio muito mais interessante e com muito mais potencial do que o piloto de Luke Cage.

A série trata ainda de temas atuais e relevantes como a discriminação, seja contra que grupo minoritário for, e a resposta à própria discriminação. Cedo dá para perceber qual a filosofia das mentes por detrás dos guiões, responder a violência com violência nunca traz bons resultados. Espero que continuem a tratar subtilmente de temáticas deste género nos próximos episódios. Afinal de contas, o impacto e dever social de uma série também são para ter em conta.

Se gostam do universo dos super-heróis, recomendo que experimentem ver este piloto e que possamos acompanhar com sucesso a descoberta do passado de Jefferson e do futuro que o espera.

Raul Araújo

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos