Legacies – 03×16 – Fate’s A Bitch, Isn’t It?
| 30 Jun, 2021

Publicidade

[Contém spoilers

Legacies chega ao fim de uma atribulada temporada – de longe a pior até à data – com Fate’s A Bitch, Isn’t It?, episódio que não foi pensado como season finale, mas que se vê agora sob a obrigação de preencher esse papel no decorrer de decisões administrativas levadas a cabo pela The CW. Assim, e uma vez que os restantes episódios pensados para esta temporada verão a luz do dia no início da próxima, ao invés de serem descartados, escolho falar sobre este novo capítulo no contexto para o qual foi criado e não como season finale.

Neste novo episódio da série, Hope vê-se forçada a trabalhar com um inimigo do seu passado na sua incansável busca por Malivore. Enquanto isso, Kaleb e MG levam a cabo a sua primeira missão oficial enquanto super-heróis locais. Por fim, o plano de Lizzie para encontrar uma relação de substituição a Hope sofre uma reviravolta inesperada.

Parece que Legacies continua a demonstrar que esta sua temporada começava agora a encontrar o seu caminho, após uma multitude de episódios que, em termos simpáticos, ficaram bastante aquém das expectativas da sua audiência. Depois do sucesso de A New Hope, a série traz-nos um capítulo que em muito contrasta com o seu antecessor, apresentando, na vasta maioria do seu tempo de duração, um tom mais sério. Este combina melhor com o ponto narrativo em que nos situamos: no encalço de Malivore, com a vida de várias das nossas personagens em jogo.

Quando Fate’s A Bitch, Isn’t It? dá início à sua ação, Cleo e Landon estão no processo de recuperar um artigo de uma exposição sobre Leonardo da Vinci, o qual contém uma porção de lama proveniente de Malivore. A musa pretende utilizar o objeto para realizar um feitiço de localização, de modo a descobrir qual o paradeiro do novo portal criado pelo vilão. É um plano simples que, infelizmente, não produz o resultado esperado… Ou assim Cleo pensa.

Noutro local, Hope tem uma ideia semelhante. Após os eventos do episódio anterior, o qual nos trouxe o regresso de Clarke, a nossa protagonista acaba por despistar Lizzie e Josie no seu regresso a Mystic Falls, recusando a sua ajuda e deixando as gémeas ao abandono num posto de gasolina enquanto se encarrega de Clarke. Ao contrário da minha previsão em A New Hope, o personagem parece regressar não com o propósito de se vingar de Hope, mas sim com a esperança de ajudar a nossa protagonista a derrotar o grande vilão desta série – uma mudança de atitude que aceito de braços abertos. Assim, Hope usa a ligação do personagem a Malivore para tentar encontrar o portal, sendo surpreendida ao descobrir que Clarke é agora humano quando o corta e, em vez de lama, sangue sai da ferida. O personagem explica a Hope que é um homem mudado (aparentemente, de forma literal), enquanto a tríbrida leva a cabo um simples feitiço de localização que indica ao duo onde encontrar o malfeitor que procuram.

Esta procura por Malivore leva a nossa protagonista e o seu improvável aliado diretamente ao local onde Cleo e Landon estão situados, num motel a algumas cidades de distância dos bosques onde a personagem e Clarke se encontravam. De forma semelhante à musa, Hope acredita que o feitiço que realizou não surtiu efeito e, assim como Cleo, a nossa tríbrida não poderia estar mais errada. Se, tal como eu, não perceberam de imediato o porquê do primeiro encantamento não ter resultado, esta segunda tentativa deve ter sido a prova de que precisavam para juntar todas as peças do puzzle, chegando à conclusão de que, de facto, ambos os feitiços surtiram o efeito desejado e Malivore sempre esteve entre nós, escondido à vista de todos.

Desde o momento em que Landon foi possuído por Malivore em Hold On Tight que Legacies me deixou com uma pulga atrás da orelha, sem saber ao certo se o personagem tinha sido capaz de vencer o seu pai. Esta minha dúvida manteve-se depois do regresso de Landon em Long Time, No See, tendo-se provado justificada quando esta versão do ex-namorado de Hope foi revelada como sendo um golem criado por Cleo (podes recordar os eventos de I Was Made To Love You). Após esta descoberta, no entanto – e depois do regresso daquele que deveria ser o verdadeiro Landon Kirby no final deste mesmo episódio –, resignei-me à ideia de Legacies ter deixado de parte esta narrativa, uma vez que a série não é particularmente conhecida pela sua congruência. Ainda assim, a grande revelação deste episódio não surge de todo como uma surpresa, servindo apenas para aumentar a desilusão que senti anteriormente no que diz respeito à série não ter feito um trabalho suficientemente bom em tornar este seu personagem suspeito. A meu ver, haveria um maior sentimento de gratificação se tivessem sido colocadas mais pistas sobre a sua identidade ao longo desta 3.ª temporada, mas é demasiado tarde para chorar sobre leite derramado. A realidade é que Malivora usa Landon como seu recetáculo, sendo que desconhecemos a atual situação do personagem que, assim, se encontra desaparecido desde o 4.º episódio da temporada.

As ideias a retirar do plot principal deste episódio incluem, em primeiro lugar, o facto de Aria ser um ator versátil, infinitamente mais interessante enquanto vilão do que numa posição de herói, pelo menos no que concerne a Legacies. Adorei a sua prestação em Fate’s A Bitch, Isn’t It? e anseio pelo regresso da série e pelas possibilidades que trará ao ator, antes de voltarmos a lidar com Landon. Em segundo lugar, reforço a minha falta de interesse pela relação entre o personagem e Hope – que, por uma terceira vez, foi incapaz de perceber que o personagem à sua frente não é o mesmo que afirma conhecer melhor que ninguém. Ainda que Clarke tente convencer Hope a lutar contra o destino, imploro à série que deixe esta relação amorosa chegar a um fim, não só pelo facto de não conseguir mais ouvir a nossa protagonista referir Landon a cada duas ou três palavras do seu discurso, mas também por acreditar seriamente que a sua relação já deu o que tinha a dar. Por fim, tenho interesse em ver o que o futuro reserva a Cleo, que foi consumida por Malivore perto do final deste episódio. A personagem é facilmente um dos elementos mais cativantes desta nova temporada, pelo que fico feliz em saber que a sua história não termina aqui.

Antes de passar a umas breves reflexões sobre o resto deste episódio, tenho ainda de mencionar que o regresso de Clarke teve os seus vários momentos altos, em particular pelos (surpreendentemente bons) conselhos que o personagem deu à nossa protagonista. É graças às palavras de Ryan que a tríbrida aceita, por fim, que a batalha em que se encontra não é uma que tem de ser travada a solo, sendo recordada dos amigos que a rodeiam e que a querem ajudar a todo o custo. Apesar de não entender o porquê de Hope precisar de ouvir novamente estas palavras, em especial após os eventos do episódio anterior, fico feliz em ver que a nossa protagonista parece estar recetiva ao auxílio dos seus companheiros, ainda que a sua transição para uma tríbrida completamente ativada continue a parecer a única opção viável para travar Malivore.

Entretanto, Josie e Lizzie regressam à Salvatore School graças à ajuda de Ethan, que lhes oferece boleia após ter-se cruzado com as gémeas no posto de abastecimento onde Hope as deixou. Embora Josie esteja preocupada com a vida de Hope, acreditando na existência de uma alternativa à sua morte e subsequente ressurreição, Lizzie tem outras preocupações em mente. Desconhecendo que Landon é, na verdade, Malivore, a personagem acredita que Hope precisa de um rebound, uma relação que a faça esquecer o seu ex-namorado – e quem melhor que Ethan para preencher o cargo? Afinal de contas, o personagem encontrava-se em linha para ser um dos interesses amorosos de Hope na 2.ª temporada de Legacies, ao lado da sua irmã. Aquilo com que Lizzie não contava, no entanto, é que o personagem desenvolvesse uma paixoneta pela jovem Saltzman, a quem acaba por convidar num encontro no final do episódio. Se segues estas reviews há algum tempo, sabes que sou entusiasta de uma relação entre Lizzie e MG. No entanto, não me oponho a algo breve entre a gémea e Ethan, dois personagens de quem gosto imenso e que merecem algo de bom nas suas vidas.

Falando agora sobre MG, o ripper encontra-se numa missão com Kaleb para rastrear Cleo e Landon após as suas (obviamente ilegais) aventuras na exposição. Alaric encarrega o duo de vampiros de cobrir o rasto deixado pelos personagens, apagando a memória do acontecimento a todas as testemunhas com quem se encontrem até alcançarem os seus alvos. Este é o primeiro trabalho dos nossos vampiros enquanto super-heróis, mas o seu entusiasmo não é a única coisa que os leva a aceitar a missão. Na verdade, Kaleb deseja encontrar Cleo porque nunca chegou a partilhar os seus sentimentos pela musa, tendo perdido a sua oportunidade quando Cleo abandonou a Salvatore School. Assim, esta missão proporciona ao personagem uma nova oportunidade, embora o desejo de Kaleb não se chegue a concretizar. De facto, o personagem e MG fazem um pequeno desvio no seu caminho em direção à musa quando avistam um acidente de viação e param para socorrer o condutor do veículo. A breve pausa nos seus planos é o suficiente para deitar por terra tudo aquilo que Kaleb desejava dizer à personagem que é consumida por Malivore antes da sua chegada. É um momento triste para o vampiro, em especial tendo em conta que o futuro de Cleo é incerto. A viagem proporciona também um momento de clareza a MG, que parece pensar sobre os seus sentimentos por Lizzie quando Kaleb fala sobre o seu próprio interesse amoroso. Espero que ambos encontrem a paz de espírito que procuram e que cheguem, por fim, a um acordo sobre as identidades secretas que virão a adotar.

Como breve nota de rodapé, gostei ainda de ver a preocupação de Josie em relação a Ethan, claramente motivada pelo sentimento de culpa da personagem em relação aos eventos de You Remind Me Of Someone I Used To Know. Entre Josie e MG, são vários os elementos sobrenaturais desta série que causaram qualquer tipo de mágoa ao personagem, sendo que percebo a preocupação de Josie em ver a sua irmã magoar Ethan. Ainda assim, agrada-me que o humano de estimação de Legacies continue em cena e estou curiosa por ver de que forma a série irá balançar os vários personagens e suas complicadas relações.

Em suma, não acredito que Fate’s A Bitch, Isn’t It? tenha sido um mau episódio de Legacies e certamente não o pior para colocar um termo a esta 3.ª temporada. A verdade é que a série está num ponto em que começo a interessar-me novamente pelo seu enredo, deixando-me com vontade de assistir a mais ao invés de a querer abandonar por completo. Espero que seja capaz de manter este momentum criado com o mais recente lote de episódios numa temporada futura – e que esta não tenha a infelicidade de ser importunada por pausas a cada dois ou três episódios, como foi o caso desta vez.

O regresso de Legacies está marcado para meados de outubro, sendo o dia 14 deste mês a data indicada para o começo da sua 4.ª temporada. Até lá, podes rever todos os 48 capítulos desta série através da plataforma de streaming HBO Portugal.

Inês Salvado

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos