Sugestão do mês (dezembro) – Glória
| 01 Dez, 2021

Publicidade

A nossa sugestão deste mês é a primeira série original portuguesa da Netflix: Glória. A série é um thriller histórico de espionagem sobre a RARET, o maior posto emissor da Rádio Europa Livre. Transportando-nos para o Portugal dos anos 60, a série passa-se em Glória, no Ribatejo, e descreve como essa pequena vila se tornou um improvável palco da Guerra Fria, onde forças americanas e soviéticas se enfrentavam em perigosas manobras de sabotagem para ganhar o controlo da Europa. A estreia dos dez episódios ocorreu a 5 de novembro no serviço de streaming, estando previsto chegar posteriormente à RTP, embora ainda não haja data definida.

Personagens:

João Vidal (Miguel Nunes) – É um engenheiro de uma família rica com ligações ao Estado Novo que é recrutado pelo KGB, depois de se ter convertido politicamente durante a Guerra Colonial. Munido de uma força para mudar o mundo que apenas deixa transparecer através do olhar, João é a figura central desta história, com mais cartas na manga do que as que deixa antever e uma inocência que roça a ingenuidade que o levam por caminhos estreitos no que toca à política e ao amor.

James Wilson e Anne O’Brien Wilson (Matt Rippy e Stephanie Vogt) – James e Anne são um casal americano que está em Portugal a mando da CIA para controlar a atuação da RARET. Representam um claro contraste entre o papel da mulher no casamento em Portugal e nos Estados Unidos. Enquanto nos restantes casais o homem tem uma óbvia posição dominante, entre James e Anne até é ela a maior estratega e quem toma as decisões finais.

Mia (Victoria Guerra) – Agente do KGB, Mia é uma figura misteriosa que paira sobre o passado de Glória. Sem nunca se saber muito sobre a sua vida e os seus propósitos, esta personagem marca pontualmente a narrativa apenas para criar mais questões na mente dos espectadores.

Carolina (Carolina Amaral) – A jovem inocente da vila, que nunca conheceu outro mundo além das ruas e estradas de Glória do Ribatejo. Carolina não espera nada da vida, mas a chegada do engenheiro João Vidal vai trocar-lhe as voltas e levá-la numa aventura que nunca imaginou.

Gonçalo (Afonso Pimentel) – Gonçalo é amigo de João dos tempos da faculdade. Tendo andado juntos no Instituto Superior Técnico, têm imediatamente uma relação (aparentemente) íntima de amizade quando o protagonista chega à RARET. Desejoso por agradar, Gonçalo tem esperança de um dia vir a ter uma posição de poder e pertencer à “elite”.

Ursula (Joana Ribeiro) – Vinda da Polónia e casada com um português, Ursula trabalha como tradutora na RARET. Tem uma atitude muito diferente da mulher portuguesa, o que a leva a envolver-se com João.

Alexandre Petrovsky (Adriano Luz) – Um pianista talentoso que frequenta festas de luxo para entreter os convidados. É nesse ambiente que conhece João e acaba por recrutá-lo para a sua causa.

Ramiro e Sofia (João Pedro Vaz e Maria João Pinho) – Ramiro é um dos engenheiros superiores da RARET. Com um trabalho de prestígio e ao morar numa localidade pequena, Ramiro esforça-se em manter as aparências de um casamento feliz com Sofia. Já ela, vive um casamento que nenhuma esposa deseja ter, enquanto Ramiro representa muitos homens da época que veem o papel da mulher quase como um objeto, cuja função é cuidar do marido e esperar em casa que chegue do trabalho.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos