Friends: O início de uma comédia icónica
| 19 Fev, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Friends é considerada A comédia pela maioria dos miúdos que, como eu, nasceram no início da década de 90. Sim, estamos a ficar velhos! Eu, que era uma criança em idade de infantário quando a série estreou, sou agora mais velha do que a maioria dos protagonistas de Friends o era na altura. No entanto, há que dizer que esta é uma série que envelheceu bem. Já tinha tido a oportunidade de o constatar várias vezes ao longo destes anos, mas rever este episódio piloto de Friends foi uma ótima viagem até 1994 e fica a ressalva de que a série aconteceu no dia do meu aniversário. É uma coincidência que me agrada!

Este primeiro episódio é muito bom a apresentar-nos os personagens e a mostrar-nos alguns dos seus traços mais importantes de personalidade: Chandler é o engraçadinho de serviço, Joey é um verdadeiro mulherengo (e a sério, vamos falar daquele corte de cabelo dele?), Phoebe é o elemento peculiar do grupo, Rachel é a menina mimada que não percebe nada do que é a vida real, e por aí fora. Muito honestamente, todos eles têm piada. Sim, porque isto é uma série de comédia e é suposto ter piada, por isso tem. Um memorando que, claramente, as comédias de agora não receberam, salvo uma ou outra exceções. O elenco é bom, sólido, as piadas não soam minimamente forçadas e nem o riso da plateia que se faz ouvir incomoda ou perturba a experiência. É legítimo rirem-se, portanto, resta-nos, deste lado, fazer o mesmo. No entanto, Friends não aposta apenas na componente cómica, faz também os possíveis para nos trazer uma história que nos sentimos compelidos a continuar a acompanhar.

Até a música de abertura, a também icónica I’ll Be There for You, dos The Rembrandts, é perfeita. De certeza que, quando o episódio piloto de Friends estreou, ninguém estava à espera do sucesso que a série viria a ser. No entanto, é mais do que justo dizer que o potencial estava todo lá. Para mim, nunca nenhuma outra comédia chegou aos calcanhares desta e sei que não estou sozinha nisto.

Para a malta saudosista que acompanhou esta série, vale a pena rever! Para o pessoal mais novo (e mais velho também) que nunca viu, fica o desafio, porque Friends está disponível no catálogo da HBO Portugal. Dez temporadas dão uma excelente maratona de confinamento!

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos