Classificação

9
Interpretação
9
Argumento
9
Realização
7
Banda Sonora

[Não contém spoilers]

Friends é considerada A comédia pela maioria dos miúdos que, como eu, nasceram no início da década de 90. Sim, estamos a ficar velhos! Eu, que era uma criança em idade de infantário quando a série estreou, sou agora mais velha do que a maioria dos protagonistas de Friends o era na altura. No entanto, há que dizer que esta é uma série que envelheceu bem. Já tinha tido a oportunidade de o constatar várias vezes ao longo destes anos, mas rever este episódio piloto de Friends foi uma ótima viagem até 1994 e fica a ressalva de que a série aconteceu no dia do meu aniversário. É uma coincidência que me agrada!

Este primeiro episódio é muito bom a apresentar-nos os personagens e a mostrar-nos alguns dos seus traços mais importantes de personalidade: Chandler é o engraçadinho de serviço, Joey é um verdadeiro mulherengo (e a sério, vamos falar daquele corte de cabelo dele?), Phoebe é o elemento peculiar do grupo, Rachel é a menina mimada que não percebe nada do que é a vida real, e por aí fora. Muito honestamente, todos eles têm piada. Sim, porque isto é uma série de comédia e é suposto ter piada, por isso tem. Um memorando que, claramente, as comédias de agora não receberam, salvo uma ou outra exceções. O elenco é bom, sólido, as piadas não soam minimamente forçadas e nem o riso da plateia que se faz ouvir incomoda ou perturba a experiência. É legítimo rirem-se, portanto, resta-nos, deste lado, fazer o mesmo. No entanto, Friends não aposta apenas na componente cómica, faz também os possíveis para nos trazer uma história que nos sentimos compelidos a continuar a acompanhar.

Até a música de abertura, a também icónica I’ll Be There for You, dos The Rembrandts, é perfeita. De certeza que, quando o episódio piloto de Friends estreou, ninguém estava à espera do sucesso que a série viria a ser. No entanto, é mais do que justo dizer que o potencial estava todo lá. Para mim, nunca nenhuma outra comédia chegou aos calcanhares desta e sei que não estou sozinha nisto.

Para a malta saudosista que acompanhou esta série, vale a pena rever! Para o pessoal mais novo (e mais velho também) que nunca viu, fica o desafio, porque Friends está disponível no catálogo da HBO Portugal. Dez temporadas dão uma excelente maratona de confinamento!

Diana Sampaio