Codex 632 – 01×01 – A Morte do Mestre
| 04 Out, 2023
7.6

Publicidade

Baseada num livro de José Rodrigues dos Santos, chegou finalmente à RTP a adaptação de Codex 632 com este primeiro episódio. Sendo ávido leitor deste género de livros, li-o logo pela altura do seu lançamento, por volta de 2005/2006. Cheio de mistérios, intrigas internacionais e enigmas à la Dan Brown ou Daniel Silva, é inclusive, em muitos aspetos, superior dentro do seu género literário, devido à narrativa substancial e rigor histórico apresentados. Todos estes elementos juntos fazem dele um ótimo livro, logo era com natural expectativa que esperava a tão aguardada adaptação televisiva e a questão que se impunha era se lhe fazia jus.

Sim e não, ou seja, ainda é cedo para tirar ainda essa crucial ilação. No entanto, de modo geral, apresenta qualidade, embora ainda não se tenha total noção do caminho que vai seguir. Em termos de narrativa, este primeiro episódio de Codex 632 pode ser confuso para quem não tenha lido o livro. São apresentados bastantes intervenientes, linhas de ação, mortes suspeitas, pessoas duvidosas, mas só há ainda vislumbres do verdadeiro mistério que vai estar no foco da trama. Este aspeto pode até ser propositado e terem optado por dar mais foco ao desenvolvimento dos personagens, pois o que deixam no ar no ponto anterior não deixam na componente humana da história.  

Os personagens, pelo menos os principais, são bem introduzidos, é dado contexto sobre como estão neste momento das suas vidas, as batalhas que travam e em que encruzilhadas se encontram. Conseguimos perceber, em linhas gerais, que problemáticas vão ser abordadas e estas são bastante importantes e atuais. As mudanças sentidas do livro para a série, neste sentido, funcionam muito bem, pois dão-lhes uma roupagem mais contemporânea (não nos esqueçamos que o livro tem já quase 20 anos de existência) e, apesar de manterem a sua essência, dão um ar de frescura e da urgência, que nos nossos dias é essencial debatê-las e apresentá-las de forma correta e assertiva. Bons pormenores aqui.

Outro ponto forte assenta na realização. É muito bem explorada a beleza dos sítios por onde a ação passa. Apresentam, por exemplo, uns quadros de Lisboa que só favorecem a lindíssima cidade que é. O pouco CGI exibido podia ser melhor, é verdade, mas até ao momento este recurso não foi muito utilizado. Com uma série apenas com seis episódios (e um já exibido, mais em jeito de exposição), e sendo o livro relativamente grande, fica no ar se conseguirão fazer uma adaptação mais fiel ou a questão de que partes serão cortadas. Mas isso é uma análise para ser feita no fim, por agora, somando tudo, esta série apresenta muito bons argumentos para prender os espectadores ao pequeno ecrã. Vou continuar a seguir e conferir o rumo tomado. Para já, uma ótima pareceria da RTP e Globoplay. Se se mantiver o nível, podem vir mais assim.

O primeiro episódio de Codex 632 já se encontra disponível na RTP Play, com os restantes a passarem às segundas-feiras, pelas 21h, na RTP1. Nesse mesmo dia, antes da emissão televisiva, estarão disponíveis na RTP Play. Na plataforma de streaming Globoplay, a estreia irá acontecer dia 19 de outubro.

Créditos da imagem: SPi

7.6
7
Interpretação
7
Argumento
9
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters julho 2024

grey's anatomy star life

Recomendamos