Codex 632: evento de antestreia da nova série luso-brasileira
| 23 Set, 2023

Publicidade

Séries da TV marcou presença na antestreia da nova série da RTP, Codex 632, que aconteceu na passada quarta-feira, dia 20 de setembro, no Cinema São Jorge. Neste evento foi anunciada a estreia de Codex 632 para o dia 2 de outubro. A série é uma coprodução luso-brasileira entre a RTP e a Globoplay, com produção da SPi.

O visionamento do primeiro episódio de Codex 632 decorreu na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, num evento apresentado por Rita Marrafa de Carvalho. “Já vi que…vieram todos!”, começou a apresentadora por dizer, numa referência ao momento viral protagonizado por José Rodrigues dos Santos, autor do romance O Codex 632, a partir do qual a nova série da RTP foi adaptada.

codex 632 evento 2 rtp

Antes do visionamento, a apresentadora chamou ao palco algumas das pessoas envolvidas na produção e circulação da série para uma pequena entrevista. José Fragoso, diretor de programas da RTP, revelou que a adaptação começou a ser desenvolvida há mais de dez anos, em 2011, e que, depois de tantos anos de trabalho, mal pode esperar para que os espectadores vejam o produto final. Manuel Claro partilha o sentimento de Fragoso, a quem agradeceu a crença na ficção nacional. “É sempre bom para produtores independentes de televisão, no meio de tantas tempestades que vamos enfrentando com os financiamentos, encontrar na RTP o nosso porto seguro”, afirmou o Diretor de Negócios e Coproduções da SPi. José Rodrigues dos Santos foi o último a falar e não escondeu o orgulho de ter o seu romance adaptado pela RTP. “Tive convites de adaptação também das televisões privadas, mas felizmente foi a minha RTP que fez a adaptação”. O pivô do canal deixou ainda um agradecimento especial ao elenco, nomeadamente a Betty Faria – que já tinha recebido uma ovação durante a intervenção de José Fragoso – e a Leonor Belo, que interpreta uma adolescente com trissomia 21. “Vocês vão gostar muito da Leonor”, anunciou.

Depois do visionamento, José Rodrigues dos Santos, Pedro Lopes, Sérgio Graciano e parte do elenco da série subiram ao palco para um Q&A. Betty Faria, que caiu em palco, foi novamente aplaudida em força. “Gente, que tombo!”, disse a atriz brasileira de 82 anos. “Não é palavra para consolar, não, mas dizem que essas coisas dão uma sorte danada. Que a série seja um sucesso!”, disse bem-disposta sobre a queda.

Codex 632 é uma série de suspense e investigação que acompanha Tomás de Noronha (Paulo Pires), um professor de História e especialista em criptologia. Tomás “é contratado por uma fundação italo-americana para descodificar a investigação do seu mentor, que morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias pouco claras, o que leva a polícia a tratar o caso em segredo e a considerar a hipótese de homicídio. A atravessar uma crise no casamento, Tomás tem problemas financeiros e uma filha com trissomia 21 que precisa de muitos cuidados, o que o leva a aceitar o trabalho, sem saber que a investigação pode mudar a perceção que temos da nossa História, ameaçando poderes instituídos e interesses económicos instalados. E quanto mais perto estiver da verdade, mais perigo irá correr”. Para além de Paulo Pires, o elenco da série conta com Deborah Secco, Leonor Belo, Betty Faria, Alexandre Borges, Marcello Urgeghe, Ana Sofia Martins, Matamba Joaquim, Bia Wong, Miguel Nunes, Albi de Abreu, José Mata e João Bettencourt, tendo ainda a participação especial de Adriano Luz e João Pedro Vaz.

A adaptação contará com seis episódios escritos por Pedro Lopes, Inês Gomes, Alexandre Castro e Sandra Santos e realizados por Sérgio Graciano (Chegar a Casa). O primeiro episódio estreia já no dia 2 de outubro, às 21h, na RTP1.

Créditos das imagens: Pedro Pina (RTP) e SPi

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos