The Rings of Power – 01×08 – Alloyed
| 17 Out, 2022
9.15

Publicidade

The Rings of Power despede-se com Alloyed, uma season finale que responde a muitas das questões dos espectadores e dita o tom para a 2.ª temporada. Assim, ficamos a saber quem é Sauron e quem é o Estranho.

Confesso que mal acusaram o Estranho de ser Sauron, soube logo que não poderia ser. Uma revelação destas feita nos primeiros minutos da série, de forma super anticlimática, não fazia sentido. Assim, quando se revela que é, na verdade, um Istar, confirma as várias suspeitas que havia de ser um feiticeiro. Aliás, as desconfianças de que este é Gandalf e, assim, mais uma alteração do lore, continuam quando ele diz “When in doubt, Elanor Brandyfoot, always follow your nose”, algo que Gandalf também diz nos filmes. É impossível não sentir as vibes de Gandalf quando o Estranho decide ir até Rhûn para aprender mais sobre si e diz a Nori que vai numa viagem, pois uma aventura só o é quando é partilhada. Assim, Nori deixa para trás o conforto do lar e parte numa aventura com ele. Será que começa aqui a afeição de Gandalf para com os Hobbits? Acho que é óbvio que na próxima temporada veremos partes desta aventura e veremos o Estranho a conhecer-se e aos seus poderes. Mas será a última vez que vemos os Harfoots enquanto grupo e comunidade?

A segunda revelação inevitável é a verdadeira identidade de Halbrand. Não deve haver uma review que eu tenha escrito que não mencione eu temer este momento: o momento em que Halbrand revela que afinal não é bom. Enquanto pessoa romântica, é-me difícil achar que Sauron apenas estava a manipular Galadriel e que não sente nada por ela. Ele é o mestre da manipulação, mas, ainda assim, custa aceitar que cada olhar ou palavra foi dito com segundas intenções. Achei que a revelação foi feita de forma fantástica e todo o controlo mental que exerceu sobre Galadriel fez-me realmente pensar mais sobre as suas intenções e a sua relação com a protagonista.

Pelo que li, a parte em que Sauron ajuda a fazer os anéis até é parecida ao lore. Considero que foi inteligente não terem introduzido a personagem como Annatar, pois qualquer fã do mundo iria saber logo. Assim, foram deixando pequenas pistas e foi como ele disse: durante os anos já lhe chamaram muitos nomes. Para os mais atentos, no momento em que ele diz que é um gift perceber de forjar armas de poder, foi óbvio, pois Sauron é conhecido como Lord of Gifts.

Confesso que a série não brilha por construir um mistério imenso, pois já nas passadas reviews tinha teorizado sobre o Estranho ser Gandalf e Halbrand ser Sauron, mas a verdade é que construiu muito bem a revelação e a inevitabilidade da mesma e é aqui que se destaca.

No lado de Míriel, esta chega a Númenor para se deparar com a morte do seu pai. Além disso, nos últimos momentos de vida do rei, ele incentiva uma mulher a olhar para o futuro de Númenor, pois confunde-a com a filha. Assim, se esta realmente tocar no palantír sabemos o que verá. Agora, as consequências deste pequeno momento ficarão para ver.

Para finalizar, quero falar sobre o forjar dos anéis dos elfos, pois achei toda a sequência super mágica e bem executada. Ainda assim, não consigo perceber o porquê de alterar a história original, que na minha ótica fazia bastante sentido. Primeiro, os anéis corrompidos e depois os puros dos elfos. Assim, não percebo bem o que Sauron ganhou com toda esta experiência, nem porque/como se teleportou já para Mordor. Se a ideia era desorientar as pessoas que acham que conhecem a história, fizeram um bom trabalho. Não faço mesmo ideia de qual será o próximo passo de muitas das narrativas.

Por fim, terminarem o episódio com o poema de Tolkien cantado foi adequado e arrepiante. Assim, o final não desilude, pois não trai os fãs e entrega as respostas que foi prometendo ao longo da temporada.

O que achaste deste episódio? Entusiasmado pela próxima temporada? Aproveita e espreita o que os showrunners da série divulgaram na conferência de imprensa.

9.15
9
Interpretação
9
Argumento
9.5
Realização
9
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos