Catálogo Netflix 2023: como subscrever de forma responsável?
| 01 Fev, 2023

Publicidade

2023 não nos traz apenas novidades no plano fiscal ou salarial. Também no panorama do entretenimento o novo ano traz-nos muitas e suculentas propostas em estreia nos catálogos dos mais variados serviços de streaming disponíveis no nosso país, como acontece no caso da nossa bem conhecida Netflix.

Para 2023, a Netflix traz-nos uma infindável lista de novos filmes e séries que vão deixar qualquer um colado ao ecrã da televisão, do computador ou do smartphone.

Janeiro começou com a estreia (dia 1) da minissérie Kaleidoscope, sobre um assalto a um cofre que convida os espectadores a criar a sua própria experiência de visualização, pois todos os episódios podem ser vistos por qualquer ordem. No entanto, essa ordem vai afetar a perspetiva da história, dos personagens, das perguntas e das respostas no centro do golpe. Mas o cardápio de novidades Netflix não se fica por aqui.

Ao longo do ano, este serviço de streaming coloca à disposição dos subscritores estreias como a de One Piece e a de Kings of America, que poderá reunir Amy Adams e Glenn Close no mesmo ecrã, e regressos aguardados, como o da 4.ª temporada de You, da 3.ª temporada de Bridgerton ou ainda o de Shadow and Bone.

Como subscrever o serviço Netflix de forma responsável?

Contudo, para poderes usufruir destas novidades, é necessário que subscrevas o serviço Netflix, uma operação que envolve dados pessoais e o cartão de crédito e que, por isso, merece da tua parte uma atenção muito especial à segurança e privacidade dos dados antes, durante e depois da subscrição.

Procurar um cartão de crédito com vantagens associadas antes da subscrição

Antes de subscrever a Netflix, é importante que, se ainda não tens cartão de crédito, procures um que te permita poupar no processo.

Este é o caso do cartão de crédito online com cashback do UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito, S.A. – UNICRE, que te vai permitir receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.

Além disso, com o cartão UNIBANCO tens a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros e dividir o pagamento das compras em 3x sem juros para valores iguais ou superiores a 300€.

Evita fazer a subscrição a partir de computadores partilhados ou através de uma rede pública

Evita computadores partilhados ou redes públicas para subscrever à Netflix.

Instala um antivírus original no teu computado, tablet ou smartphone e mantém-no sempre atualizado.

Para melhor proteger as tuas navegações online, utiliza uma firewall para assim filtrar o tráfego da internet.

Autenticação forte na subscrição

A nova diretiva europeia para compras online com cartão obriga a que os bancos ou prestadores de serviço de pagamento solicitem aos seus clientes uma autenticação forte quando fazem uma compra online, como o caso da subscrição dos serviços Netflix.

Na prática, a autenticação forte vai exigir-te que, no momento do pagamento online, elementos de segurança adicionais como, por exemplo, uma password, uma impressão digital – se usares o smartphone ou o tablet – ou um código enviado por SMS para confirmar o pagamento.

Note-se que, em Portugal, a solução mais utilizada para autenticação forte de operações online com cartão é, de acordo com o Banco de Portugal, a validação da operação na app do teu banco ou prestador de serviços de pagamento.

Utiliza cartões de pagamento com segurança acrescida.

Por cartões de pagamento com segurança acrescida, entendem-se os:

  • Cartões com procedimentos de autenticação adicionais, como é o caso do serviço 3D Secure, que, por norma, já está ativo nos cartões a circular em território nacional;
  • Cartões virtuais de utilização única ou para pagamentos recorrentes em quese introduz os dados do cartão virtual e não os que constam do cartão físico.

Não partilhes informação pessoal ou confidencial

A menos que seja completamente obrigatório e imprescindível, nunca partilhes informação pessoal ou confidencial.

Isto passa por desconfiar da solicitação de dados sensíveis, como por exemplo palavras-passe, dados de documentos de identificação pessoal ou dados do cartão de pagamento ainda que estas solicitações provenham de uma entidade que pareça confiável.

Depois da compra

Guarda o registo da transação

Guarda a informação relativa à transação que acabaste de efetuar e, quando possível, faz uma captura de ecrã da mesma.

Verifica o extrato

Verifica o teu extrato bancário regularmente para confirmar se os movimentos realizados com o cartão se processaram da forma correta.

Comunica as suspeitas de fraude

Caso desconfies que os teus dados de identificação foram comprometidos e/ou que se realizou algum movimento anómalo ou abusivo do teu cartão, comunica-o prontamente ao teu banco/prestador de serviços de pagamento e ao órgão de polícia mais próximo, PSP, GNR ou PJ, ou ao Ministério Público.

Caso seja necessário, pede o cancelamento do teu cartão.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos