Criada, produzida, escrita, realizada e protagonizada por Ricky Gervais, After Life é uma comédia britânica com bons momentos dramáticos à mistura. A história segue um homem que perdeu a mulher, depois de uma longa batalha contra o cancro, e entra numa fase suicida, mas sem antes arruinar a vida de toda a gente que se atravessa no seu caminho. A 1.ª temporada estreou em 2019, seguindo-se a segunda com estreia para este ano e estando uma terceira assegurada, prevista para 2021.

Personagens:

Tony (Ricky Gervais) – Com um humor sarcástico característico do próprio ator que o interpreta, Tony acha que o mundo acabou depois da morte do amor da sua vida e embarca num percurso depressivo com pensamentos suicidas. Contudo, não quer morrer sem antes infernizar a vida de toda a gente, dizendo e fazendo o que bem lhe apetece.

Lisa (Kerry Godliman) – Lisa é o amor da vida de Tony e, apesar de já não estar fisicamente presente na sua vida, continua a fazer parte do seu quotidiano. Diagnosticada com cancro da mama, Lisa deixou diversos vídeos a Tony com mensagens e memórias da vida a dois que tanto alegram como entristecem profundamente o protagonista. Através de flashbacks, sempre com algum humor à mistura, ficamos a conhecer esta mulher, a sua importância para Tony e a falta que lhe faz.

Brandy (Anti) – A inteligente e meiga cadela de Tony, criada por ele e por Lisa desde bebé. No início da série, Brandy é o principal incentivo para que Tony não se suicide. Ela é a companhia incondicional que preenche o vazio que Lisa deixou na vida de Tony e mesmo sem falar, consegue expressar na perfeição as suas vontades.

Anne (Penelope Wilton) – Anne é a primeira pessoa com quem Tony se conecta, sem ser desagradável, depois da morte de Lisa. Isto porque Anne também é viúva e o marido dela é vizinho de Lisa no cemitério. A atitude positiva de Anne para com a vida faz com que Tony pondere a sua opção suicida e ajuda-o a encarar a situação de outra forma.

Ray e Emma (David Bradley e Ashley Jensen) – Ray é o pai de Tony. Residente num lar de idosos, Ray sofre de demência e pergunta constantemente por Lisa, contribuindo para que a dor de Tony leve ainda mais tempo a apaziguar-se. Emma é uma auxiliar no lar que vai travar uma curiosa amizade com Tony, percebendo, pelo meio, que este é um homem com muito por resolver.

Lenny, Matt, Kath e Sandy (Tony Way, Tom Basden, Diane Morgan e Mandeep Dhillon) – Lenny, Kath e Sandy são colegas de trabalho de Tony no jornal local. De todos, destaca-se Sandy, uma novata na redação que Tony acolhe debaixo da sua asa mesmo sem dar por isso. Matt é o editor do jornal e cunhado de Tony, que se preocupa imensamente com ele.

Pat e Roxy (Joe Wilkinson e Roisin Conaty) – Pat é o novo carteiro da zona de residência de Tony que, como todas as personagens desta série, é cheio de peculiaridades. Os momentos insólitos e caricatos vão arrancar gargalhadas aos espectadores. Roxy é uma sex worker assumida e sem vergonha de o dizer. Ao cruzar caminho com Tony, torna-se sua amiga e ajuda-o nalguns momentos mais difíceis do processo de luto.

O psiquiatra (Paul Kaye) – Esta personagem deveria ajudar e aconselhar aquelas que passam pelo seu consultório. Contudo, a sua atitude é a de um macho alfa, ele próprio com muitos problemas por resolver e descodificar, que não auxilia em nada os seus pacientes.