Criada por Robia Rashid (How I Met Your Mother), Atypical é um drama com um toque de comédia que relata a passagem à idade adulta de um jovem que sofre de perturbações do espectro autista, mostrando a sua busca por amor e independência. A história também é acompanhada pela sua família, que tem de lidar com os desejos de Sam, bem como as mudanças nas suas próprias vidas. A 1.ª temporada estreou em 2017, tendo estreado a segunda no ano passado e a terceira está marcada para hoje, dia 1 de novembro, na Netflix.

Personagens:

Sam Gardner (Keir Gilchrist) – Sam é um jovem com perturbações do espectro autista, bastante emotivo e genuíno, com uma paixão enorme por pinguins e pela Antártida em geral. Sam aprende todos os dias a navegar pelo engraçado caminho de autoconhecimento e o seu desejo de independência. Aos 18 anos, Sam começa a mostrar uma certa curiosidade no campo amoroso e dá o seu melhor para combater as suas dificuldades sociais, sempre com o apoio da família, amigos e da sua terapeuta.

Elsa Gardner (Jennifer Jason Leigh)Elsa é a mãe de Sam e Casey e é cabeleireira. Elsa participa em grupos semanais de apoio ao autismo com outras mães e é ela que mais se aflige quando Sam decide tornar-se mais independente. Elsa sempre teve um vínculo mais próximo com Sam do que o seu marido, Doug, mas começa a sentir que já não é necessária quando a relação de Sam e Doug evolui.

Doug Gardner (Michael Rapaport) – Doug é o pai de Sam e Casey e é paramédico. Após o diagnóstico de Sam, Doug ficou angustiado e, acreditando que não estava apto para cuidar de uma criança com autismo, deixou a família por vários meses, acabando por voltar atrás nessa decisão. Atualmente, Doug consegue aproximar-se mais de Sam dando-lhe conselhos sobre raparigas.

Casey Gardner (Brigette Lundy-Paine) – Casey é a irmã mais nova de Sam, uma atleta brilhante e demonstra ser bastante protetora com o seu irmão. Casey não teve muita atenção enquanto crescia, apesar de ser a filha mais nova, pois Elsa e Doug costumam focar-se nas necessidades de Sam.

Julia Sasaki (Amy Okuda)Julia é a terapeuta de Sam. Ela é uma pessoa essencial na vida de Sam, ajudando-o a navegar pelos seus problemas sociais. No início da série, Julia encoraja-o a começar um relacionamento romântico visto ser isso que ele deseja. Mal sabe ela o que lhe espera…

Zahid (Nik Dodani)Zahid é um adolescente que trabalha com Sam na Techtropolis e que acaba por se tornar no seu melhor amigo. Zahid é quem fica mais contente por Sam querer explorar o mundo do romance pois considera-se bastante experiente nesse campo e não perde nenhuma oportunidade em dar conselhos ao amigo.