Sugestão do Mês (Abril) – Mad Men
| 01 Abr, 2015

Publicidade

É já no dia 5 deste mês que recomeça o demorado adeus a Mad Men. A série, que iniciou em 2007, sofreu uma quebra entre a sua quarta e quinta temporada: o criador da série, Matthew Weiner, exigiu um aumento de salário e geraram-se algumas confusões, que resultaram no atraso da quinta temporada. A série ganhou vários prémios, entre eles quatro Emmys e três Golden Globes.

Sinopse: Mad Men passa-se nos anos 60, inicialmente na agência de publicidade Sterling Cooper, passando por várias modificações até assentar como uma nova firma de nome Sterling Cooper Draper Pryce (depois Sterling Cooper & Partners). A série mostra as vidas atribuladas dos publicitários que nos anos 50 trabalhavam na Madison Avenue, em Nova Iorque. A história passa tanto pelo trabalho nas agências, como pela vida privada de cada um dos personagens, apesar de ser mais focada em Don Draper. A série explora ainda os movimentos sociais que passaram pelos Estados Unidos durante a década de 60.

Personagens:

mad men

Don Draper (Jon Hamm) é a personagem principal de toda a série. De nome original Dick Whitman, decidiu trocar de vida quando o seu companheiro de guerra Don Draper faleceu à sua frente, assim como todo os outros companheiros. Assim, Dick adotou a identidade do companheiro e seguiu a sua vida. Trabalha como diretor criativo na SCDP, e é um mulherengo nato. O seu personagem é levemente baseado em Draper Daniels, um publicitário dos anos 50.

Peggy Olson (Elisabeth Moss) é a ‘menina inocente’ que começa a série como secretária de Don. À medida que a série avança, vemos a personagem crescer tanto fisica como intelectualmente, amadurecendo e tornando-se competição de Don na firma concorrente, apenas para voltar a trabalhar para ele quando as duas firmas se juntam.

Joan Harris (originalmente Holloway) (Christina Hendricks) é, no inicio da série, a gerente do escritório de publicidade, que regula e ensina as outras pessoas à sua volta, sendo também ocasionalmente rival de Peggy, porém, no fundo, sabem que podem contar uma com a outra. Joan mantém um affair com Roger Sterling, que resulta na sua gravidez (mesmo estando casada com outra pessoa, Joan não consegue resistir a Roger). Foi protagonista de um dos momentos mais polémicos da série, quando teve sexo com um cliente como forma de a  aceitarem como sócia da firma.

Pete Campbell (Vincent Kartheiser) é o eterno rival de Don. Fazendo o possivel e impossivel para o ultrapassar, Pete transforma-se num dos personagens mais odiados pelo público. Teve um pequeno romance com Peggy, por quem está apaixonado, no inicio da série, porém não sabe que esta engravidou e teve um filho seu, até à 2ª temporada.

Roger Sterling (John Slattery) é, desde o inicio, parte principal da firma onde Don trabalha, sendo também o seu melhor amigo (apesar de não fazer ideia dos segredos de Don). É também um mulherengo, sendo que mantém uma relação com Joan, mesmo depois de se divorciar da sua segunda esposa (ex secretária de Don). Após ter-se aventurado com LSD, Roger decide levar a sua vida mais a sério, tanto a profissional como a sua vida privada.

Megan Draper (Jessica Paré) é introduzida como rececionista, e logo depois secretária de Don. Os dois apaixonam-se, enquanto Don se divorcia de Betty e, na 5ª temporada, os dois casam-se, com toda a ‘bagagem’ que isso implica – ter que lidar com a rebeldia de Sally contra Megan é no inicio um problema. Megan tem o sonho de ser atriz, e luta para o concretizar, quando se despede de Don depois de uma discussão e voa para Los Angeles. Quando finalmente Don cede a mudar-se para a nova cidade, Megan acaba o casamento por telefone.

Betty Francis (originalmente Draper) (January Jones) é a ex-mulher de Don e mãe dos seus 3 filhos. Betty era modelo quando jovem, porém abandonou a sua carreira para se tornar dona de casa e cuidar dos seus filhos e marido, e torna-se no arquétipo da dona de casa insatisfeita dos anos 60. Betty divorcia-se de Don e casa-se mais tarde com Henry Francis, apesar de os seus sentimentos por Don não desaparecerem totalmente.

DraperFamily sugestão mês mad men

Sally Beth Draper (Kiernan Shipka), Robert “Bobby” Draper (Mason Vale Cotton) e Gene Draper (Evan Londo) são os filhos de Don e Betty. Dos três, apenas Sally tem mais destaque na série a partir da temporada 4. Devido à sua rebeldia, Sally é enviada para um colégio interno, onde se dá em segredo com Glen, um rapaz um pouco mais velho que era seu vizinho.

A série tem sido uma referência no que toca a retratar os anos 60, e por decorrer ao longo de 10 anos podemos ver a evolução das personagens em relação ao ambiente social vivido na América naqueles tempos. Resta então esperar para saber o que vai acontecer a Don, que está suspenso do trabalho e a divorciar-se de Megan.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos