É já no dia 5 deste mês que recomeça o demorado adeus a Mad Men. A série, que iniciou em 2007, sofreu uma quebra entre a sua quarta e quinta temporada: o criador da série, Matthew Weiner, exigiu um aumento de salário e geraram-se algumas confusões, que resultaram no atraso da quinta temporada. A série ganhou vários prémios, entre eles quatro Emmys e três Golden Globes.

Trazemo-vos o trailer da série, e um resumo dos personagens.

Sinopse: Mad Men passa-se nos anos 60, inicialmente na agência de publicidade Sterling Cooper, passando por várias modificações até assentar como uma nova firma de nome Sterling Cooper Draper Pryce ( depois Sterling Cooper & Partners). A série mostra as vidas atribuladas dos publicitários que nos anos 50 trabalhavam na Madison Avenue, em Nova Iorque. A história passa tanto pelo trabalho nas agências, como pela vida privada de cada um dos personagens, apesar de ser mais focada em Don Draper. A série explora ainda os movimentos sociais que passaram pelos Estados Unidos durante a década de 60.

Personagens:

don

Don Draper (Jon Hamm) é a personagem principal de toda a série. De nome original Dick Whitman, decidiu trocar de vida quando o seu companheiro de guerra Don Draper faleceu à sua frente, assim como todo os outros companheiros. Assim, Dick adotou a identidade do companheiro e seguiu a sua vida. Trabalha como diretor criativo na SCDP, e é um mulherengo nato. O seu personagem é levemente baseado em Draper Daniels, um publicitário dos anos 50.

peggy

Peggy Olson (Elisabeth Moss) é a ‘menina inocente’ que começa a série como secretária de Don. À medida que a série avança, vemos a personagem crescer tanto fisica como intelectualmente, amadurecendo e tornando-se competição de Don na firma concorrente, apenas para voltar a trabalhar para ele quando as duas firmas se juntam.

joan

Joan Harris (originalmente Holloway) (Christina Hendricks) é, no inicio da série, a gerente do escritório de publicidade, que regula e ensina as outras pessoas à sua volta, sendo também ocasionalmente rival de Peggy, porém, no fundo, sabem que podem contar uma com a outra. Joan mantém um affair com Roger Sterling, que resulta na sua gravidez (mesmo estando casada com outra pessoa, Joan não consegue resistir a Roger). Foi protagonista de um dos momentos mais polémicos da série, quando teve sexo com um cliente como forma de a  aceitarem como sócia da firma.

pete

Pete Campbell (Vincent Kartheiser) é o eterno rival de Don. Fazendo o possivel e impossivel para o ultrapassar, Pete transforma-se num dos personagens mais odiados pelo público. Teve um pequeno romance com Peggy, por quem está apaixonado, no inicio da série, porém não sabe que esta engravidou e teve um filho seu, até à 2ª temporada.

oger

Roger Sterling (John Slattery) é, desde o inicio, parte principal da firma onde Don trabalha, sendo também o seu melhor amigo (apesar de não fazer ideia dos segredos de Don). É também um mulherengo, sendo que mantém uma relação com Joan, mesmo depois de se divorciar da sua segunda esposa (ex secretária de Don). Após ter-se aventurado com LSD, Roger decide levar a sua vida mais a sério, tanto a profissional como a sua vida privada.

megan

Megan Draper (Jessica Paré) é introduzida como rececionista, e logo depois secretária de Don. Os dois apaixonam-se, enquanto Don se divorcia de Betty e, na 5ª temporada, os dois casam-se, com toda a ‘bagagem’ que isso implica – ter que lidar com a rebeldia de Sally contra Megan é no inicio um problema. Megan tem o sonho de ser atriz, e luta para o concretizar, quando se despede de Don depois de uma discussão e voa para Los Angeles. Quando finalmente Don cede a mudar-se para a nova cidade, Megan acaba o casamento por telefone.

bettydraper

Betty Francis (originalmente Draper) (January Jones) é a ex-mulher de Don e mãe dos seus 3 filhos. Betty era modelo quando jovem, porém abandonou a sua carreira para se tornar dona de casa e cuidar dos seus filhos e marido, e torna-se no arquétipo da dona de casa insatisfeita dos anos 60. Betty divorcia-se de Don e casa-se mais tarde com Henry Francis, apesar de os seus sentimentos por Don não desaparecerem totalmente.

DraperFamily

Sally Beth Draper (Kiernan Shipka), Robert “Bobby” Draper (Mason Vale Cotton) e Gene Draper (Evan Londo) são os filhos de Don e Betty. Dos três, apenas Sally tem mais destaque na série a partir da temporada 4. Devido à sua rebeldia, Sally é enviada para um colégio interno, onde se dá em segredo com Glen, um rapaz um pouco mais velho que era seu vizinho.

A série tem sido uma referência no que toca a retratar os anos 60, e por decorrer ao longo de 10 anos podemos ver a evolução das personagens em relação ao ambiente social vivido na América naqueles tempos. Resta então esperar para saber o que vai acontecer a Don, que está suspenso do trabalho e a divorciar-se de Megan.