House… Dr. House!
| 21 Fev, 2021

Publicidade

A próxima série de que vou falar dispensa apresentações, mas sou obrigado a fazê-lo porque há gente que ainda não era nascida quando House M.D. estreou e hoje já sabe ler.

Hugh Laurie é um senhor de 61 anos atualmente, mas já foi o homem mais sexy do mundo. Nos anos 80 e 90 fez Blackadder com Rowan Atkinson, uma série fantástica de humor sobre um anti-herói e as suas aventuras em diferentes épocas da história e A Bit of Fry and Laurie, uma comédia de sketches com o amigo de longa data Stephen Fry. Entrou em Sense and Sensibility, mas foi enquanto rodava o filme Flight of the Phoenix na Namíbia, que Hugh fez a demo numa casa de banho e o produtor ficou tão convencido com o seu sotaque americano que não se apercebeu que, na verdade, ele era britânico… e estava encontrado o ator que daria vida a Gregory House.

Dizer que House é das personagens mais complexas da televisão é dizer pouco… Um médico brilhante, com a especialidade em Nefrologia (doenças do sistema urinário) e doenças infecciosas, responsável pelo departamento de diagnóstico do hospital Princeton-Plainsboro. O seu mau-humor, total desrespeito pelos colegas e pacientes, o uso de uma bengala, sarcasmos de aço, vicio em Vicodin (um forte comprimido para as dores) e com métodos de medicina muito alternativos são a sua imagem de marca. Neste procedural médico os episódios focam-se na sua tentativa, e da equipa que ele tanto tortura, em desvendar os mais bizarros casos, usando os estranhos métodos (arrombar umas fechaduras já não é estranho…) para chegar ao diagnóstico. Entre casos clínicos ficamos a conhecer a dependência deste herói pelos farmacêuticos, os problemas com a ex-mulher, as confidências ao melhor amigo Wilson, as “brigas” com a chefe Cuddy, etc…

Inicialmente a acompanhá-lo no elenco temos três jovens médicos que ele vai usar, abusar, levar ao limite, e muitas vezes ultrapassá-lo. Cameron (Jennifer Morrison) é o coraçãozinho da equipa, uma santa imunologista que só quer o bem dos pacientes. Da sua história sabe-se que casou com um doente terminal de cancro, que viria a falecer uns meses depois. É das poucas pessoas capaz de “segurar” House nos momentos mais teimosos. O neurologista Eric Forman (Omar Epps) é um convencido doutor que por vezes é a maior dor de cabeça do chefe, e noutras o seu maior aliado. Com um passado ligado a pequenos crimes (que House faz questão de lembrar periodicamente), chega mesmo a chefiar a equipa durante uns episódios. Dr. Robert Chase, um Cardiologista australiano que faz quase tudo o que House manda, é aquele que menos o questiona, mas, em simultâneo, é aquele que menos merece o seu respeito.

Além da sua equipa há ainda Wilson (Robert Sean Leonard, originalmente fez casting para o papel de House), responsável por manter House minimamente racional. Pode-se dizer ser o único que House realmente ouve, a voz da consciência que ele teima em silenciar. Os melhores momentos de humor são protagonizados por ambos (num dos episódios, Wilson “rapta” a guitarra de House e vai mandando fotos e bilhetes a ameaçar a “vida” da pobre coitada… genial!). Se Wilson é responsável pela “trela” moral de House, Cuddy (Lisa Edelstein) controla a parte legal dos seus procedimentos. Amigos de longa data, Cuddy é responsável pela vinda de House para o hospital, e apesar dos limites que lhe impõe, sabe que os seus métodos resultam e por vezes fecha os olhos à logística pelo bem dos pacientes.

Hugh Laurie conseguiu com a sua fantástica (e galardoada) interpretação, fazer-nos gostar de uma personagem longe de ser perfeita. A série foi um verdadeiro fenómeno de popularidade e conquistou o mundo. Ao contrário das tradicionais e boazinhas personagens que vemos noutras séries, House é um homem com muitos defeitos, que testa constantemente a amizade dos que o rodeiam.

Como aspeto negativo só vejo o facto de todos os episódios serem muito parecidos, como seria de esperar de um procedural médico. O início é a pessoa a ficar doente, depois House expõe os dados do paciente, a coisa alonga-se e ele no fim tem um flash mental e resolve o problema… e a coisa não varia muito! Uma fórmula que o tempo tratou de extinguir, mas que dominava os grandes êxitos da época. A verdade é que são os episódios mais “originais” que ficam na memória e considerados favoritos pelos fãs (recordo o episódio em que House dá uma aula e expõe três casos, o episódio em que ele está preso no aeroporto e outro em que resolve um caso em pleno voo…).

Em suma, Dr. House é um fruto do seu tempo, com tudo o que isso tem de bom e de mau. O que ficará para a história é uma representação sem falhas de Laurie, algumas decisões narrativas questionáveis que esfriaram certas temporadas e um final que me satisfez em pleno. Se já devoraram todos os episódios de Criminal Minds e Bones e procuram uma série semelhante, não há como falhar com House.

Podes ver os 176 episódios de House M.D. na Amazon Prime Video.

Vítor Rodrigues

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos