As We See It – 01×01 – Pilot
| 22 Jan, 2022
8.18

Publicidade

Chegou ontem à Prime Video uma nova série de comédia e drama focada no tema do autismo. As We See It acompanha três colegas de casa: Harrison (Albert Rutecki), Jack (Rick Glassman) e Violet (Sue Ann Pien) numa luta diária pela independência, dificultada pelas limitações que o espetro de autismo acarreta.

Depois de ter visto Everything’s Gonna Be Okay (além de Atypical) e ter adorado observar Matilda, não podia ter ficado mais contente com a notícia desta nova estreia dentro da mesma temática. Outro ponto em comum é que os atores que dão vida às três personagens principais identificam-se como pessoas com espetro de autismo. Fiquei então bastante curiosa, esperando encontrar um realismo semelhante ao da série referida anteriormente.

Este episódio piloto de As We See It está bastante bem construído, é completo e cumpre eficazmente o objetivo de nos apresentar as personagens, colocando-as em situações que revelam as suas maneiras de ser. Os três protagonistas apresentam personalidades bastante distintas, apesar de enfrentarem dificuldades semelhantes no seu dia a dia. Jack trabalha como programador, é confiante no seu trabalho e tem noção do quão inteligente é. No entanto, ao exteriorizar esta confiança e ao ser brutalmente honesto, por vezes acaba por ser interpretado como arrogante. Também tem alguma dificuldade em aceitar críticas, o que provoca problemas ao nível profissional. Não gosta de falar de sentimentos. Harrison não trabalha e tem medo de sair de casa. Para ele o barulho da rua é um incomodo tão grande que o paralisa. Encontramos esta personagem numa fase de aprendizagem e de saída da zona de conforto, rumo a alcançar a independência no exterior. Violet trabalha num restaurante de fast-food, inicialmente na caixa, mas um acontecimento problemático faz com que seja despromovida para a cozinha, o que a deixou revoltada, já que este facto dificultará o seu objetivo de arranjar namorado. Tem a mente aberta e não tem problemas em demonstrar o seu desejo de iniciar a vida sexual: “Quero ter um namorado! Quero ser normal!”. Mandy (Sosie Bacon) vai a casa dos protagonistas diariamente e ajuda-os a enfrentar obstáculos da vida adulta.

Principalmente em Violet e Jack é visível uma revolta, porque não conseguem entender que as suas atitudes e a honestidade sem filtros os colocam em situações complicadas e criam obstáculos. Todos eles têm dificuldade em aceitar o espetro de autismo, mas uma grande vontade de serem independentes e muita força.

Sempre me atraiu aprender sobre o comportamento humano e a forma como indivíduos com algum tipo de incapacidade vivem as suas vidas. Todas as caraterísticas do espetro de autismo sempre me fascinaram de certa forma, bem como o mundo imaginário em que cada um deles vive. É também interessante observar a forma como lidam com obstáculos e certas limitações, acabando, por vezes, por as ultrapassar. Séries como estas conseguem mostrar-nos que nada é impossível se lutarmos por isso.

Este episódio piloto de As We See It é constituído por 37 fascinantes minutos, leves e que prendem a atenção do espectador de uma forma genial. Não há dúvida nenhuma de que vou ver os próximos episódios assim que possível e acabar por terminar a temporada rápido demais. Recomendo a todos os que, como eu, se interessam e querem aprender mais sobre estas temáticas, de uma forma ligeira. Do que estás à espera para ver?

Inês Rodrigues

8.18
8.5
Interpretação
8.5
Argumento
8.3
Realização
5.9
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos