Feira do Livro de Lisboa: Estes livros deram origem a séries e talvez os encontres por lá
| 25 Ago, 2021

Publicidade

Nem em tempos de pandemia as boas leituras devem ficar para trás! A Feira do Livro de Lisboa está de volta já no próximo dia 26 de agosto ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, prolongando-se até ao dia 12 de setembro. O Séries da TV selecionou alguns dos livros que inspiraram séries que, definitivamente, não podes deixar de ler e que é provável encontrares nesta 91.ª edição do evento.

Entre sagas de fantasia mundialmente conhecidas como A Song of Ice and Fire, romances como Normal People, e ainda obras criminais não-ficcionais como Mindhunter, há opção para todos os gostos no mundo literário que dá origem a melhores ou piores adaptações televisivas.

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Não há como escapar a Game of Thrones. É certo que depois da última temporada da famosa série da HBO, o interesse dos fãs pelo universo criado por George R. R. Martin tenha diminuído, mas nos cinco livros já publicados que compõem a saga A Song of Ice and Fire há um mar de histórias, personagens e desfechos que diferem e vão muito além da adaptação de David Benioff e D. B Weiss. A pior parte é que o autor ainda não terminou os dois livros que restam na saga e não há previsão para o seu lançamento. Contudo, não só os cinco livros já publicados servem de consolo até chegar o derradeiro final, como George R.R. Martin dá continuação a este mundo fantástico com pequenas prequelas como Tales of Dunk and Egg e Fire & Blood, ambas em processo de adaptação ao pequeno ecrã.

A saga original e a prequela Fire & Blood são vendidas em Portugal em português e inglês nas diversas plataformas de compra de livros. Já Tales of Dunk and Egg só está disponível na língua original. Em Portugal, a editora responsável pela publicação das obras de Martin é a Saída de Emergência, e cada livro da versão original encontra-se dividido em duas partes.

The Lord of the Rings

Escrita por John R. R. Tolkien, a famosa trilogia The Lord of the Rings tem lugar na Terra Média e narra a aventura de Frodo Baggins, um hobbit que tem como principal missão destruir um poderoso Anel, e evitar que ele regresse às mãos do seu criador Sauron, o Senhor das Trevas, e seja usado para cultivar o mal no mundo. Ao longo da obra de Tolkien, é descrita a constante luta entre o bem e o mal, o certo e o errado, uma vez que o portador do Anel tem de ter o controlo necessário para não se deixar envolver pelo seu poder e energia maligna.

A trilogia The Lord of the Rings já foi adaptada ao grande ecrã por Peter Jackson, e em 2017 a Amazon Prime Video anunciou que estava a ser desenvolvida uma série sobre os eventos que antecedem The Hobbit e a trilogia de filmes. A série tem estreia marcada para setembro de 2022 e a obra literária original pode ser encontrada à venda por cá, com várias edições por onde escolher.

Mindhunter: Caçador de Mentes

Escrito por John E. Douglas, agente especial do FBI, e Mark Olshaker, Mindhunter relata a história do primeiro caçador de assassinos em série americano, bem como as investigações de alguns dos casos mais bizarros. Tal como John Crawford em The Silence of the Lambs, também Douglas confrontou e entrevistou inúmeros assassinos em série, entre os quais se destaca Charles Manson, líder da seita “Família Manson”, responsável por inúmeros assassinatos na Califórnia na década de 60. Através da análise dos hábitos dos assassinos, o agente do FBI conseguia traçar os seus perfis e antever os seus próximos passos.

Em 2017, a Netflix adaptou a obra para o pequeno ecrã. Criada por Joe Penhall e produzida por David Fincher, Mindhunter tem duas temporadas que foram bem recebidas por parte do público. Apesar disso, Fincher diz que é provável que não haja uma 3.ª temporada devido aos elevados custos de produção, mas o livro que inspira a série leva-te diretamente ao profiling de outros serial killers, como Butcher Baker (Robert Hansen) ou os Estranguladores de Hillside (Kenneth Bianchi e Angelo Buono Jr.).

Normal People

Marianne e Connell são dois jovens que cresceram na mesma cidade, em Dublin, na Irlanda, frequentam a mesma escola e a única coisa que os une é a atração amorosa que sentem um pelo outro. O problema é que ambos têm uma imensa dificuldade em exprimir sentimentos, comunicá-los e demonstrar afetos em frente aos demais nos momentos em que estão juntos. É este o ponto de partida da história do bestseller escrito por Sally Rooney e que deu origem a uma série produzida pela BBC Three, que estreou em 2018 e que continua a fazer um enorme sucesso. A trama conduz o leitor a uma viagem pela mente das duas personagens principais, demonstrando precisamente o dia a dia de “pessoas normais” que lutam contra as adversidades que a vida lhes apresenta.

Normal People é uma história de amor que vai muito para além disso: é o demonstrar da realidade das relações amorosas dos dias que correm, sem as romantizar; é o que acontece quando uma pessoa tem a capacidade de mudar radicalmente a vida de outra; e é a revelação de como a intimidade se pode tornar um obstáculo tão difícil a superar na vida de duas pessoas.

A obra pode ser adquirida em Portugal, em português e inglês, nas diversas plataformas de compra de livros.

You

O que farias se alguém tivesse uma obsessão gigante por ti, ao ponto de saber todos os teus passos e inúmeros aspetos da tua vida pessoal? É esta a premissa de You, livro da autoria de Caroline Kepnes e que foi adaptado ao pequeno ecrã pela Netflix em 2018. A trama narra a história de Guinevere Beck, uma aspirante a escritora, que a certa altura conhece um rapaz chamado Joe Goldberg que começa a desenvolver um estranho interesse por ela. Aos poucos, esse interesse transforma-se numa profunda obsessão que conduz as personagens a um constante “jogo do gato e do rato”, e Beck descobre que Joe é um poço de segredos obscuros e inimagináveis.

A adaptação da Netflix conta já com duas temporadas, tendo sido renovada para uma terceira, cujas gravações já terminaram mas que ainda não tem data de estreia definida.

O livro está à venda em Portugal, tanto na versão original, em inglês, como na versão portuguesa. Existem mais dois livros que sucedem a You: Hidden Bodies (Corpos Ocultos, em português) e You Love Me. Caroline Kepnes está, ainda, a desenvolver um quarto livro.

Livros que deram origem a hits do streaming: The Queen’s Gambit, Bridgerton Lupin

O último ano viu a chegada de grandes hits televisivos dignos de uma boa maratona, e a boa notícia é que alguns deles têm como base nada mais nada menos do que obras literárias. Exemplos disso são Bridgerton que arrebatou muitos corações; Lupin, que despertou o Sherlock Holmes francês que há em nós; ou The Queen’s Gambit, que trouxe o xadrez às luzes da ribalta.

O mundo das séries está repleto de adaptações literárias, portanto opções de leitura não faltam. A Feira do Livro é a oportunidade ideal se procuras alguns destes ou outros títulos para ficares a conhecer a história que deu origem às tuas séries (ou guilty pleasures) preferidas.

Joana Simões

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos