Sugestão do Mês (março) – Chernobyl
| 01 Mar, 2020

Publicidade

Chernobyl é uma minissérie da HBO que trouxe aos espectadores a reconstituição de um dos acontecimentos mais trágicos a que o ser humano já assistiu: a explosão de um reator nuclear situado em Chernobil, na antiga União Soviética, em 1986. Por meio de um realismo incrível, conseguido através dos cenários excecionalmente bem conseguidos e de um guião muito bem produzido, esta série reconta os acontecimentos que levaram à fatídica tragédia e que resultaram num número de mortes ainda hoje indeterminado. 300 mil pessoas foram desalojadas e continua a ser proibido entrar na chamada Zona de Exclusão. Com uma base histórica por si só de prender ao ecrã, o elenco escolhido a dedo e a cinematografia de Chernobyl fazem desta uma série a não perder. Podes ver os cinco episódios que a compõem na HBO Portugal.

 

Personagens:

Valery Legasov (Jared Harris) – Legasov é o vice-diretor do Instituto Kurchatov destacado para ajudar na limpeza do desastre e para a sua investigação. O profissional tenta alertar para a realidade da catástrofe e para os seus perigos, mas tem de se debater com o governo.

Ulana Khomyuk (Emily Watson) – Ulana é uma física nuclear de Minsk que trabalha na investigação da contenção do desastre e, do ponto de vista científico e investigativo, encontra-se do lado de Legasov, acabando por desafiar também o governo, tendo como intenção impedir  que algo ainda pior aconteça.

Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) – Boris é o vice-presidente do Conselho de Ministros e o responsável por organizar todos os passos necessários a dar após a explosão. Assim, acaba por ir trabalhar para o campo com Legasov onde percebem a dimensão do problema, embora para Boris tal não seja tão evidente.

Vasily e Lyudmilla Ignatenko (Adam Nagaitis e Jessie Buckley) – Vasily é um dos primeiros bombeiros a responder ao fogo de Chernobil, acabando por representar todos aqueles que foram enviados sem as devidas precauções e, por isso, a sua saúde sofre um declínio bastante rápido. Lyudmilla é a esposa de Vasily que, apesar de todos os avisos de perigo, não quer estar longe do seu companheiro e vai contra as ordens do hospital para esse fim.

sugestao do mes chernobyl

Anatoly Dyatlov, Nikolai Fomin e Viktor Bryukhanov (Paul Ritter, Adrian Rawlins e Con O’Neill) – Dyatlov e Fomin são os engenheiros responsáveis na noite da primeira explosão. A sua incompetência e a falta de reação imediata perante o que está a acontecer acabam por ser uma das grandes causas da tragédia que se desenrola. Viktor é o gerente da central nuclear e também a sua inaptidão para o cargo e preferência pelas regras estipuladas num manual ao invés da situação à frente dos olhos revelam-se a conjuntura ideal para o desastre.

sugestao do mes chernobyl

Glukhov (Alex Ferns) – É o chefe dos mineiros destacados para impedir que a radiação do núcleo do reator chegue ao mar e comprometa o abastecimento de água. Sem papas na língua, Glukhov acede aos pedidos daqueles hierarquicamente acima de si, mas não sem conseguir que os seus homens obtenham algo em troca pelo trabalho perigoso que vão desempenhar.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos