7 razões para ver… Veronica Mars
| 19 Fev, 2014

Publicidade

[Pode conter pormenores considerados spoilers]

Começo por confessar que Veronica Mars pouco me despertara a atenção até há cerca de cinco meses atrás. E também admito que a minha wake-up call foi mesmo devido ao filme. Agora, depois de três temporadas vistas com muita calma (foi a primeira vez que controlei tanto. A faculdade também ajudou), tenho uma longa espera até Março.

Mas falemos da série. Foram três (sim, apenas três) temporadas fantásticas. Quando digo fantásticas digo que VM foi uma série completa e poucas séries teen me fascinaram tanto. De séries do género, só The O.C., Gossip Girl e One Tree Hill mereceram a minha atenção. E mesmo essas não têm nada a ver com Veronica Mars.

Não sei se existem por aí muitos fãs de Veronica Mars, uma série da extinta UPN, que esteve no ar entre 2004 e 2007. Espero que sim, porque é uma das séries teen mais bem feitas que eu já vi; atrevo-me até a dizer que é uma série de culto. Mas para quem ainda não conhece ou quem nunca ouviu falar, aqui ficam sete excelentes razões para começarem:

1 – Kristen Bell a.k.a Veronica Mars

large (2)
É impossível não adorar Veronica. E é impossível não adorar a perfeita interpretação de Kristen Bell. Só esta personagem é motivo suficiente para ver Veronica Mars! Se nos primeiros cinco minutos do primeiro episódio a única coisa que ouvia era a maliciosa voz Gossip Girl, isso depressa me passou.

Com ela ninguém faz farinha e o próprio xerife de Neptune (a cidade fictícia onde a série se passa) é das pessoas que menos a subestima. Veronica é uma detective privada extremamente inteligente de língua afiada e com um estilo muito próprio para resolver casos. É teimosa e implacável. Eu cá não gostava de ser inimiga dela (mas ela tem alguns)! Na verdade, ela tem poucos amigos mas é fiel aos que tem e faz tudo por eles.

A série tem poucas personagens femininas mas isso pouco me importa. Ela merece ter o nome da série porque ela é a série. Uma das melhores personagens femininas de sempre, e um símbolo.

2 – Os mistérios

Veronica Mars
Todos os episódios tinham um caso (ou vários) e cada temporada era construída em volta de um mistério. Pessoalmente, o meu favorito foi o o assassinato de Lilly Kane (Amanda Seyfried). Foi isso que transformou a vida de Veronica e que revelou os segredos mais chocantes de toda a série. Para ser sincera, fiquei mais triste com sua morte por Lilly ser tão importante para a V do pela personagem em si. Os seus actos (ainda que motivados pela maneira como pais a tratavam) magoaram muita gente, incluindo uma  das minhas personagens preferidas.

Na segunda temporada, o mistério andou em volta de um acidente de autocarro. Sem querer revelar muitos spoilers, só posso dizer que fiquei genuinamente estupefacta quando soube o que realmente acontecera, porque acontecera e quem o fizera acontecer. Mais chocada do que na primeira temporada, digo-vos!

Na terceira temporada eles mudaram ligeiramente a fórmula e houve mais do que um mistério – o violador da Hearst College e a morte do director da universidade. Foram os mais fraquitos da série, tenho que admitir. Contudo, após dois mistérios tão bons, era difícil superar. Mesmo assim, foi uma excelente temporada que nos deixou a chorar pela quarta… que nunca chegou.

3 – O bad boy de serviço a.k.a Logan Echolls 

dohring
Veronica: And let’s not forget Logan Echolls. His dad makes twenty million a picture. You probably own his action figure. Every school has an obligatory psychotic jackass. He’s ours.

O que não há para adorar no Logan? A seguir a Veronica, é a minha personagem preferida. E não é só por causa do seu romance escaldante com a V. É por ser a personagem que mais evoluiu ao longo da série. Eu odiei-o até ao dia em que soube dos seus problemas familiares.

Depois… foi sempre a subir. É a personagem mais complexa de todas e a que passa por mais (mais uma vez, não quero dizer spoilers mas aviso-vos de que a lista é longa). Não é de admirar que ele seja um bad boy (as tiradas dele e as citações do voice-mail são qualquer coisa de espectacular). Contudo, no final, isso nunca fez dele má pessoa, visto que é um amigo extremamente leal.  É verdade que ele não gosta de muita gente (e muita gente não gosta dele) mas quando gosta é a sério. Team Logan!

4- LoVe, what else?

large (8)

Oh, yes. Para os românticos, não há nada melhor do que uma boa dose de Veronica e Logan. Na altura em que dava a série eram dos casais mais debatidos pelos media e pelos fãs. Passados todos estes anos, continuam a ser. E porquê, perguntam vocês?

A química entre os actores é do outro mundo. Ambas as personagens têm personalidades fortes. Separados, são as melhores da série. Juntos? São um casal explosivo; mistura o ódio inicial que depois se desenvolveu para algo mais…

E o primeiro beijo deles? Épico é uma boa palavra para o descrever. Além disso, a primeira sílaba dos nomes deles forma a palavra LOVE. How awesome is that? (e eu sou da opinião de que uma personagem tão fantástica como a Veronica merecia uma relação muito mais marcante do que a que tinha com Duncan Kane.) Por isso gosto tanto deles e por isso a parte irracional do cérebro dos fãs odeia personagens com o nome Duncan e Piz.

5- Tal pai tal filha

mv5bmti2mtc1mzc4m15bml5banbnxkftztywmdc3odi3-_v1-_sx451_sy325_
É impossível uma pessoa não se enternecer com a relação tão próxima que Veronica tem com o pai. Ela é a típica menina do papá e vê-se bem a quem é que ela sai e de quem é que herdou todos os seus talentos de detective. Keith tem muito orgulho na filha e confia nas suas capacidades de investigação e no seu julgamento. Excepto no que toca à sua escolha de namorados, claro. Nesses casos, tenham cuidado com ele.

O Keith é uma personagem interessante e não se limita a ser apenas ‘o pai’. Ele envolve-se bastante nos casos e tem tantas artimanhas como a filha.

Também foi ele que mudou a vida de Veronica. Ele era o xerife de Neptune e o encarregue da investigação do assassinato de Lilly e um ‘erro’ custou-lhe a carreira e a reputação da família Mars.

6 – As restantes personagens

1616690_10202167846930127_1634661807_n

Wallace Fennel. O que seria de Veronica sem o seu melhor amigo e partner in crime? OK, seria fantástica na mesma, mas a relação deles é super engraçada e cute. Ele é o amigo que ela precisava quando todos os outros a abandonaram. E o Wallace é mesmo cool e sabe lidar com o feitio especial dela como poucos.

Não sei como é o Richard ‘Dick’ Casablancas é uma personagem tão popular, mas ninguém lhe é indiferente. A verdade é que ele faz o jus ao nome que tem, mas traz tanta comic relief  à série que é impossível não gostarmos nem que sejam um bocadinho dele.

Cindy ‘Mac’ Mackenzie é a nerd  dos computadores e uma grande amiga de Veronica. É pena ela não aparecer muito nas primeiras duas temporadas (na terceira já é uma das principais) porque era uma boa personagem para ser explorada.

Don Lamb… Sim, sem dúvida que é a personagem que mais se adora odiar na série. As cenas dele com a Veronica são uma verdadeira luta de titãs (apesar de ela lhe ganhar quase sempre). Claro que ele é um rufia e um mau xerife mas.. é o Lamb pelo amor de Deus! Ver para crer.

Eli ‘Weevil’ Navarro era também das melhores personagens na série. Nunca se sabe muito bem o que é que ele anda a tramar e está sempre na fronteira entre o certo e o errado. Mas ouvi dizer que ele é casado no filme… wait, what?

Stosh ‘Piz’ Piznarski… muito sinceramente, é de admirar a coragem do actor Chris Lowell. Existem muitos fãs da série que não gostam dele por ter “separado” (not) Logan e Veronica. Ele até era um tipo porreiro mas demasiado aborrecido.

Será que deveria mencionar Duncan? Não me apetece muito porque ele dá mais sono do que o Piz. Mas enfim ele foi muito importante na série devido ao drama à sua volta (dramas familiares, a relação com Veronica, a morte da irmã, a amizade com o Logan…) mas sinceramente a personagem em si tem pouco que se lhe diga. Até a velhaca (eufemismo, já agora) da Madison Sinclair era mais interessante do que ele e nem apareceu em metade dos episódios.

7 – O filme

1487884_282963215184289_2086253279_o
A angariação de fundos para a realização do filme foi o maior projecto alguma vez realizado no Kickstarter. Toda a gente queria um filme de Veronica Mars. E não era só pelos cliffhangers deixados na última temporada. Os fãs têm saudades das personagens. Mesmo que sejam apenas duas horas, vai ser fantástico rever o pessoal de Neptune já crescido.

(Dei-me ao trabalho de ir ver a entrevista do elenco na Comic-Con ao youtube e fiquei fascinada ao constatar que os actores estão tão felizes pelo filme como os fãs. Quando sabemos que um projecto está a ser feito com tanto empenho e amor, é impossível não querermos ver o resultado.)

O filme é muito esperado embora falte anunciar a data de estreia em Portugal. (Vou poucas vezes ao cinema, mas este é um filme que não quero perder de certeza.) Ele tem todos os ingredientes para não desiludir e o próprio Jason Dohring disse que o filme tem tudo o que os fãs querem ver. Que mais podíamos desejar?

Ao todo, existem 64 episódios e acreditem quando vos digo que se vêem num ápice! É certo que o criador da série Rob Thomas afirmou que não era preciso ter visto a série para perceber o filme, mas tenho a certeza absoluta que saberá muito melhor ver a película sabendo o que aconteceu antes. Porque vale, muito, muito a pena.

[MS]

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos