Depois do artigo da semana passada, queriam ver o top 10 dos melhores episódios de Friends, não queriam? Pois aqui vai ele! Preparem-se para ligar a Netflix ou a HBO para reverem estes ou outros episódios favoritos quando acabarem de ler esta crónica.

A série consegue manter o mesmo nível de qualidade e comédia quase sempre ao longo das 10 temporadas, mas claro que os melhores são sempre aqueles que ligamos para ver quando sentimos a nostalgia a bater, quando estamos no mood de Friends ou mesmo só quando não nos apetece ver mais nada!

Qual é o vosso top 10? Quero ver tudo nos comentários!

10 – The One Where Monica Gets A Roommate (01×01)

O primeiro, onde tudo começou, quando Rachel abandona o noivo ao altar e procura Monica, a sua melhor amiga de adolescência e acaba a viver na casa dela. A entrada da Miss Green é abrupta na vida dos personagens, mas ao mesmo tempo faz sentido. Ross está de coração partido e ao ver Rachel ganha uma centelha de esperança. Monica e Phoebe são demasiado diferentes e Rachel serve como equilíbrio perfeito para o grupo.

9 – The One Where Ross Finds Out (02×07)

Tardou, mas foi. Depois de Rachel ter descoberto os sentimentos de Ross no final da 1.ª temporada, andámos ansiosos para ver no que isto ia dar quando Ross saísse da sua bolha de amor. O resultado? Uma maravilha! Rachel apanhou uma bebedeira enorme (grande perfomance de Jennifer Aniston) e ligou a Ross a confessar que também gostava dele. Como acontece em todas as bebedeiras na televisão, Rachel não se recorda do que fez, então toda a cena em que Ross quer ouvir as mensagens é hilariante pela ignorância de Rachel. O final é, claro, o icónico beijo entre os dois, no Central Perk, ao som de With or Without You dos U2. Foi o início perfeito para uma bonita e turbulenta relação.

8 – The One With the Videotape (08×04)

Nunca pensei divertir-me tanto com um episódio que gira em torno de um vídeo de sexo que nós nunca chegamos a ver! Sendo Ross e Rachel super infantis um com o outro, claro que a discussão do “quem se atirou a quem” nem é muito surpreendente. Nem que os amigos se metessem no assunto, visto que eles sempre choraram e riram à pala dos ex-namorados e estiveram literalmente presentes em quase todas as boas e más fases deles. Ficou o elemento de surpresa de ter sido Rachel a dar o primeiro passo e a utilizar uma história de Joey para mascarar o seu interesse. Já vi o episódio vinte vezes e continuo a rir-me imenso com as expressões dos personagens quando ouvem Rachel a começar a história!

7 – The One In Vegas (05×23/05×24)


Ross e Rachel, depois de acabarem, conseguem ter momentos de pura amizade, em que se vê que o amor que sentem um pelo outro ainda não acabou, e pura infantilidade. Normalmente, estes últimos são os melhores, em termos de comédia, claro. O gangue resolve fazer uma visita a Joey em Las Vegas e Rachel e Ross vão mais tarde devido a trabalho. Enquanto Monica e Chandler se debatem se devem dar o próximo passo na relação depois de um arrufo sobre Richard, Ross e Rachel passam basicamente o episódio todo em picardias e bêbados. Ross tem a excelente ideia de fazer um bigode e barba a Rachel com uma tinta que não sai. O resto são momentos de rir até às lágrimas que culminam no segundo melhor final de temporada para mim… Ross e Rachel, no meio da bebedeira demoníaca, resolvem casar, deixando Monica e Chandler boquiabertos, pois tinham intenções de fazer o mesmo.

6 – The One With the Football (03×09)


Ao contrário da maioria, que considera o melhor episódio do Dia de Ação aquele em que Chandler e Monica se conheceram pela primeira vez (e que nem entra nesta lista), eu AMEI este e é sem dúvida o meu favorito. O grupo resolve ensinar Phoebe a jogar futebol americano e a rivalidade de sempre entre Ross e Monica vem ao de cima, transformando-se numa guerra entre mulheres e homens (quem não morreu a rir na cena em que Phoebe mostra as mamas a Chandler e ele tapa os olhos enquanto corre?) e, claro, há a competição entre Joey e Chandler para conquistar uma rapariga holandesa. Tudo termina com a malta a desfrutar do excelente peru de Monica, enquanto ela e o irmão agarram a Taça Geller a ver qual deles larga primeiro.

5 – The One With The Prom Video (02×14)


Sempre soubemos que Ross e Rachel iam encontrar maneira de ficarem juntos. E tenho de admitir que usar um antigo vídeo do liceu foi uma maneira bastante original de mostrar a Rachel o quanto ela significava e sempre tinha significado para Ross. Isso misturado com a briga da pulseira entre Chandler e Joey deu lugar a um episódio muito fofinho e hilariante ao mesmo tempo.

4 – The One With Chandler In A Box (04×08)

Das coisas que mais gosto em Friends é a maneira fantástica como conseguem transformar cenas extremamente dramáticas em comédia. A cena em que Ross e Rachel acabaram é dos momentos mais hilariantes da série, por Chandler, Joey, Phoebe e Monica terem ficado fechados no quarto. Aqui, Joey descobre que Chandler beijou a sua namorada e obriga-o a passar o Dia de Ação de Graças dentro de uma caixa de madeira. É de partir o coração ver dois amigos queridos zangados por uma mulher, mas os produtores souberam aproveitar na perfeição a briga e ainda o drama de Monica se sentir atraída pelo filho de Richard foi a cereja no topo do bolo!

3 – The One Where No One’s Ready (03×02)

Não sei em que lado li que a série estava com um orçamento baixo nesta altura do campeonato, daí o episódio ter-se passado apenas no apartamento de Monica e Rachel. Mais uma vez, uma premissa tão normal deu lugar a um episódio tão icónico. Desde Ross a reclamar com toda a gente para se despachar, a Rachel a não conseguir decidir o que vestir, a Monica a ficar obcecada com uma chamada de Richard, à discussão entre Joey e Chandler que nos dá o melhor do episódio.

2 – The One Where Everybody Finds Out (05×14)

Este continua a ser aquele episódio em que a minha mãe se ri tanto que perde o ar e começa a rir-se histericamente em silêncio. E eu acompanho-a, porque o episódio em que o resto do gangue descobre que Monica e Chandler são um casal é qualquer coisa de maravilhoso. Claro que Phoebe sendo Phoebe queria tirar partido de tanto secretismo e resolvem ver quem quebra primeiro e conta. Claro que tinha de acabar com Ross a ver a irmã e o melhor amigo aos amassos da janela da nova casa. Lindo!

1 – The One With The Embryos (04×12)

Este é, sem dúvida, o melhor episódio para mim. Há muitos que me fazem rir que nem uma louca, mas não há nenhum que me faça rir que nem uma louca por muitas vezes que o veja. E o mais especial de tudo é que tem uma temática tão simples e é tão bem feito. Apesar de ser um ponto de viragem na vida de Phoebe, que vai finalmente engravidar, o jogo entre Joey/Chandler e Rachel/Monica conduzido por Ross é o verdadeiro ponto alto do episódio (“Actually it’s Miss Chanandler Bong”). E tudo porque querem descobrir quem se conhece melhor. O elenco mostra mais uma vez a incrível química que tem, Chandler e Joey vão viver para o apartamento das meninas e Phoebe está realmente grávida. Humor no seu melhor que mostra como algo tão normal pode ser puro diamante televisivo.

Concordam? Quais são os vossos episódios preferidos da série?

Maria Sofia Santos