Os melhores episódios de Friends (Parte 1)
| 17 Out, 2020

Publicidade

Friends é a rainha das séries de comédia. Simples, mas inovadora, a série, que estreou há quase 26 anos, continua a ser um autêntico fenómeno de sucesso. Em Portugal continua a ser fielmente acompanhada pelos fãs no FOX Comedy e em duas plataformas de streaming – HBO Max e Netflix. A história de seis amigos na cidade de Nova Iorque é puro ouro televisivo, acertando em cheio em termos de comédia, romance, (algum) drama e plot twists. Os seis atores, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matt LeBlanc e Matthew Perry, dão tudo de si ao longo de dez temporadas e 236 episódios. São o grupo de amigos que se apoia nos bons e nos maus momentos e que nos mostra que os amigos são a família que escolhemos. No entanto, no meio de mais de duas centenas de episódios, há alguns que merecem ser destacados e, portanto, aqui vai a primeira parte do meu top de melhores episódios de Friends!

20 – The One with the Cop (05×16)

Qualquer episódio que junte Ross e Rachel é sinal de gargalhadas. Depois de terem terminado a relação, os dois nunca conseguiram chegar à amizade que tinham na 1.ª temporada. Continuaram os melhores amigos, mas sempre com um toque de infantilidade e uma picardia constante. Este episódio é a prova disso, em que ambos vão comprar um novo sofá para Ross e provocam-se constantemente… Apesar de o melhor momento do episódio ser a épica cena do “PIVOT!”, tivemos muito humor durante todo o episódio, com Phoebe a entreter-se com um distintivo da polícia e Joey a confundir os seus sentimentos por Monica.

19 – The One Hundredth (05×03)

Phoebe ter carregado no ventre os bebés do irmão continua a ser das histórias mais loucas que Friends teve ao longo de dez temporadas. E logo trigémeos! Claro que o episódio do parto não podia ser menos louco. Como sempre, os amigos acompanharam Phoebe no hospital e estiveram ao seu lado o tempo todo (houve quatro partos durante a série toda e só num deles é que não estiveram presentes os seis amigos!). Adorei o facto de terem centrado este episódio em Phoebe, que foi sempre a personagem feminina mais interessante da série. As cenas do hospital foram hilariantes, com Monica e Chandler a terem a primeira discussão devido ao segredo todo da relação de ambos. Rachel a tentar seduzir um sexy, sexy, George Clooney, Joey a ter pedras nos rins e, claro, Phoebe a lidar com a despedida dos pequenos. Chorei silenciosamente na cena em que ela se despede dos trigémeos. Phoebe é extremamente altruísta e foi de partir o coração vê-la a tentar ficar com um dos bebés. Um excelente 100.º episódio. Ah, e claro: “Chandler é uma rapariga”!

18 – The One with the Jam (03×03)

Este episódio fala muito comigo, porque um dia, de uma maneira ou de outra, já todos e todas fomos a Monica. A nossa relação acabou? Toca a encontrar algo para nos distrairmos, um projeto, um novo rumo. Monica começou com as compotas – que resultou em excelentes momentos de humor muito pelo amor de Joey por elas e depois lembra-se de fazer fertilização in vitro porque perdeu a esperança de encontrar o amor tão depressa depois de Richard. Depois temos Chandler a pedir conselhos a Ross e Rachel sobre Janice e, como é óbvio, dá asneira. E Phoebe tem de lidar com o perseguidor da irmã gémea – que curiosamente é o (agora ex) marido de Courteney Cox (Monica).

17 – The One Where Ross Is Fine (10×02)

A relação entre Joey e Rachel foi a pior ideia que os produtores tiveram em dez temporadas da série. Não havia química românica. Nenhuma mesmo. Especialmente numa fase em que já andávamos todos a ficar cansados de nunca mais reatarem o casal Ross e Rachel. Não caiu bem. No entanto, este episódio foi bastante engraçado. O jantar com os casais Ross e Charlie e Rachel e Joey foi tão constrangedor como hilariante. Todos ali são culpados de algo, mas não há dúvida que o mais afetado e magoado é Ross. Já Monica e Chandler começam o processo de adoção. No entanto, Chandler fala demasiado quando conversa com a criança e dá asneira. Tal como quando revela aos trigémeos de Frank Jr. e Alice – que estavam a passar o dia com Phoebe – que foi a própria tia que os carregou no ventre.

16 – The One with Ross’s Inappropriate Song (09×07)

Sempre adorei ver Ross e Rachel juntos, mas garanto-vos que eles têm muito mais piada separados. Então quando eles tiveram Emma, as interações entre os jovens pais eram do melhor que havia, especialmente porque viviam juntos. Neste episódio, Ross faz com que a filha dê a sua primeira gargalhada ao cantar a música Baby Got Back. Conhecem? Se não, vão verificar a letra e vejam o hilariante que é a pobre bebé rir-se de uma música sobre rabos grandes! Se isto não fosse lindo o suficiente, tivemos Phoebe, a estranha e excêntrica Phoebe, a conhecer os pais de Mike – um casal da alta sociedade – e Chandler a temer que Monica tenha feito um vídeo de sexo com Richard.

15 – The One Where Rachel Finds Out (01×23)

O aniversário de Rachel deve ser o evento mais celebrado ao longo da série. O primeiro coincidiu com o final da 1.ª temporada; Ross tinha partido para a China, determinado em esquecer a paixoneta pela amiga de infância. No entanto, Rachel descobre (mais uma vez, Chandler e a sua boca grande!) os sentimentos de Ross e aí vem o dilema… será que ela retribui os seus sentimentos? Foi muito interessante ver Rachel a tentar perceber o que sente e Chandler a lidar com a revelação do segredo. Então e Joey, que não podia ter sexo com a namorada, então encontrou outras maneiras de a satisfazer? Tão, mas tão bom! O melhor final que podíamos ter pedido para a 1.ª temporada!

friends episódios

14 – The Last One (10×17/10×18)

O último episódio consta nesta lista por me ter deixado o coração quente. A série já tinha perdido um pouco o seu brilho na última temporada e estava mesmo a ser pedida para terminar em grande. O último episódio foi recheado de emoção, com Rachel a desistir de ir para Paris para ficar com Ross em Nova Iorque (espero que eles tenham ido para Paris mais tarde, a ideia de ela ter desistido do seu sonho por ele não me agradou muito). A fala I got off the plane é icónica e ainda me deixa de lágrimas nos olhos. Claro que Ross e Rachel só iam resolver as coisas no último episódio, não era? O episódio também foi marcado pela partida de Monica e Chandler do apartamento da porta roxa. Tantas aventuras ali vividas, tanto choro e sorrisos. Eu cá chorei com eles quando se estavam a despedir daquelas quatro paredes.

13 – The One With Monica And Chandler’s Wedding (07×23/07×24)

Monica e Chandler são um símbolo de estabilidade e companheirismo. Sempre contrastaram com o romance tempestuoso de Ross e Rachel. E este season finale do casamento deles foi tudo aquilo que podíamos pedir dos dois.  Phoebe encontra um teste de gravidez positivo na casa de banho do apartamento. Chandler “panica” por ir casar e a pensar que ia ser pai e os amigos à procura dele. Monica sem saber de nada e a viver o conto de fadas com que sempre sonhou… Joey acaba por oficializar o casamento ainda com o fato do filme que andava a fazer, Chandler e Monica casam-se numa cerimónia emotiva e… plot twist! Descobrimos que afinal quem está grávida é Rachel e não Monica. Friends gosta mesmo de nos surpreender em casamentos, não é?

12 – The One With Ross’s Wedding (04×23/04×24)

O segundo casamento de Ross marca um episódio em que a série se passa pela primeira (e única) vez fora dos Estados Unidos. Ele e Emily resolvem casar-se de um momento para o outro e Joey, Chandler e Monica voam para Inglaterra para assistir ao casamento. Já Rachel decide que não consegue ver o ex-namorado a casar-se e fica com Phoebe, que está demasiado grávida para viajar, em Nova Iorque. Para além de este episódio nos mostrar o início da relação de Chandler e Monica, vemos Ross a dar cabo do casamento ainda na cerimónia, quando diz o nome de Rachel em vez do de Emily. Só mesmo Ross para ficar suficientemente perturbado com a chegada de última hora de Rachel a Londres e enganar-se. Eu vi o episódio sem saber o que se ia passar e fiquei de boca aberta… Mas que grande cliffhanger!

11 – The One Where Ross Got High (06×09) 

O Dia de Ação de Graças sempre foi significado de drama (em todas as séries!), seja ele qual for. Claro que Friends não é exceção e esta pérola da 6.ª temporada foi, sem dúvida, das melhores. Ainda por cima teve os pais de Monica e Ross à mistura. Desde Monica a tentar esconder dos pais a relação dela com Chandler, Rachel a confecionar a sobremesa e o ódio de Judy e Jack por Chandler, escolham! Para mim, no entanto, a cena em que Monica e Ross começam a contar todos os segredos que tinham dos pais foi o melhor de todos. Judy e Jack descobrem o namoro da filha com Chandler e ainda acerca do casamento de Ross e Rachel e esta apercebe-se que não devia ter colocado carne na sobremesa.

Fiquem desse lado, porque a segunda parte da crónica chega na próxima semana! Não percam o top 10 dos melhores episódios de Friends.

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos